Rede científica identificou os 20 filmes mais influentes de sempre

wikimedia

Cartão promocional de “O Feticeiro de Oz” de 1939.

Uma equipa de investigadores criou uma teia científica que lhe permitiu identificar os 20 filmes mais influentes de todos os tempos. “O Feiticeiro de Oz”, “Guerra das Estrelas” e “Psico” surgem no topo da lista.

Investigadores da Universidade de Turim, em Itália, calcularam a influência de 47 mil filmes listados na base de dados IMDb. Deste modo, definiram um ranking com base em quantas vezes cada filme foi referenciado por outros filmes, concluindo quais são os mais influentes de todos os tempos.

O Feiticeiro de Oz” (1939), “Guerra das Estrelas” (1977) e “Psico” (1960) surgem nos três primeiros lugares deste ranking que foi publicado, a par do estudo, no jornal científico Applied Network Science.

“King Kong” (1933), “2001: Odisseia no Espaço” (1968), “Metrópolis” (1927), “Citizen Kane” (1941), “O Nascimento de uma Nação” (1915), “Frankenstein” (1931), “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), “Casablanca” (1942), “Drácula” (1931), “O Padrinho” (1972), “Tubarão” (1975), “Nosferatu, o Vampiro” (1922), “A Desaparecida” (1956), “Cabiria” (1914), “Dr. EstranhoAmor” (1964), “E Tudo o Vento Levou” (1939) e “O Couraçado Potemkine” (1925) são os outros filmes do top 20.

Nota-se que nesta lista dos 20 filmes mais influentes de sempre, foram todos gravados antes de 1980 e sobretudo, nos EUA.

O investigador que liderou o estudou, Livio Bioglio, destaca que a análise recorreu a um “método alternativo aos resultados de bilheteiras – que são afectados por factores para lá da qualidade do filme, tais como publicidade e distribuição – e às críticas – que são, basicamente, subjectivas – para analisar o sucesso de um filme“.

“Desenvolvemos um algoritmo que usa referências entre filmes como uma medida para o sucesso, e que também pode ser usado para avaliar a carreira de directores, actores e actrizes, considerando a sua participação em filmes com maior pontuação”, frisa Bioglio citado no comunicado divulgado pelo Sciencedaily.com.

Os cálculos foram feitos criando uma teia de ligações entre os 47 mil filmes analisados, contabilizando o número de conexões e a importância dos filmes a que estavam ligados.

O método já foi utilizado noutros campos de análise científica, mas este será “o primeiro estudo que usa estas técnicas para também pontuar personalidades envolvidas na produção de filmes”, aponta Bioglio.

Assim, foi possível também organizar a lista dos 20 realizadores mais influentes, destacando-se entre os oito primeiros os cinco que são creditados como tendo dirigido “O Feiticeiro de Oz” – George Cukor (1.º), Victor Fleming (2.º), Mervyn LeRoy (4.º), Norman Taurog (7.º) e King Vidor (8.º).

Os restantes realizadores que conseguem entrar neste lote de 8 são Alfred Hitchcock (3º), Steven Spielberg (5º) e Stanley Kubrick (6º), todos envolvidos em filmes da lista dos 20 mais influentes.

O facto de George Cukor e Victor Fleming liderarem a lista pode ter a ver com a circunstância de terem realizado também “E Tudo o Vento Levou”.

Já quanto aos actores mais influentes, surgem nos três primeiros lugares da listagem Samuel L. Jackson, Clint Eastwood e Tom Cruise. Seguem-se, por esta ordem, Arnold Schwarzenegger, John Wayne, Williem Dafoe, Bruce Willis, Vincent Price (conhecido por ter feito filmes de terror), Desmond Llewelyn (o Q em vários filmes de James Bond), Ward Bond (o capitão Clayton de “A Desaparecida” de John Ford), Robert de Niro, Sean Connery, Jack Nicholson, Harrison Ford, Danny Trejo (o anti-herói do costume em filmes como Machete e Spy Kids), Christopher Lee (o Saruman de “O Senhor dos Anéis”), Robbie Coltrane (o Rúbeo Hagrid dos filmes da saga “Harry Potter”), Johnny Depp, Steve Buscemi e James Stewart (que ganhou o Óscar de Melhor Actor com a comédia “Núpcias de Escândalo” de 1940).

Do lado das actrizes, a mais influente é Lois Maxwell, a canadiana que interpretou o papel de Miss Moneypenny em mais de uma dezena de filmes de James Bond. Depois, no segundo lugar da lista, surge Carrie Fisher, a Princesa Leia da saga “Guerra das Estrelas”. Maureen O’Sullivan, que fez de Jane em filmes do “Tarzan” ao lado de Johnny Weissmuller e que é mãe da actriz Mia Farrow, é a terceira classificada.

Na listagem das 20 actrizes mais influentes surgem ainda Halle Berry, Drew Barrymore, Lin Shaye (conhecida por filmes de terror como “Pesadelo em Elm Street” e “Insidious”), Cameron Diaz, Julianne Moore, Faye Dunaway, Beth Grant (a Gracie Leigh da série da CBS “Jericó”), Jamie Lee Curtis, Julie Christie (ícone do cinema britânico dos anos de 1960), Sigourney Weaver, Joan Crawford, Maggie Smith (a professora Minerva McGonagall da saga “Harry Potter”), Frances Bay (conhecida por “Blue Velvet” e “Um Coração Selvagem” de David Lynch), Mary Ellen Trainor (a Dr.ª Stephanie Woods dos filmes “Arma Mortífera” com Mel Gibson e Danny Glover), Cloris Leachman (dos filmes ” Butch Cassidy e Sundance Kid” de 1969), Judi Dench e Natalie Portman.

Os investigadores notam, ainda, “um forte preconceito de género” nas pontuações de actores e actrizes, sendo que no top 10 dos mais influentes, a única mulher que aparece é Lois Maxwell.

“Os resultados das actrizes mais pontuadas tendem a ser inferiores em comparação com os seus colegas masculinos”, atesta Bioglio. “As únicas excepções são os filmes musicais, onde os resultados mostram uma moderada igualdade de género, e os filmes produzidos na Suécia, onde as actrizes ficaram melhor classificadas do que os actores”, conclui o investigador.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O estudo ia razoável até à parte de “um forte preconceito de género”… Será que agora tem de se meter à pressão estes critérios em tudo e mais alguma coisa? Não será também esta moda um preconceito?

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …