FIFA vai utilizar sistema inovador para detetar foras de jogo

1

A FIFA vai utilizar uma tecnologia semiautomática no Mundial do Catar, que alerta a equipa do VAR quando ocorreram situações de fora de jogo.

O sistema já foi testado em torneios anteriores da FIFA, e dá um alerta automático à equipa no videoárbitro (VAR), quando ocorre um fora de jogo, recorrendo a uma tecnologia que tem por base a animação 3D.

A nova tecnologia de fora de jogo, de acordo com a FIFA, “oferece uma ferramenta de suporte para os árbitros no VAR e no relvado e ajuda-os a tomar as decisões mais precisas e rápidas”.

Depois de o uso da tecnologia VAR ter sido bem sucedido no Mundial da Rússia em 2018, Gianni Infantino, o presidente da FIFA prometeu que iria “aproveitar todo o potencial da tecnologia no futebol e aprimorar ainda mais o VAR”.

A nova tecnologia conta com 12 câmaras sob o teto do estádio, para rastrear a bola, e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a sua posição exata em campo, segundo explica o Jornal de Notícias.

“Esta tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados a fornecer o melhor para as equipas, jogadores e adeptos que irão ao Catar no final deste ano. A FIFA está orgulhosa desse trabalho”, referiu Gianni Infantino.

O dirigente conclui que “a FIFA está comprometida em aproveitar a tecnologia para melhorar o jogo de futebol em todos os níveis, e o uso da deteção semiautomática de fora de jogo no Mundial de 2022 é a evidência mais clara possível”.

ZAP //

1 Comment

  1. Eu não acho bem a regra do fora de jogo. O jogo perde ritmo, perde velocidade, perde a esperteza com que cada jogador joga.. Se um jogador se consegue adiantar, é bom para ele , foi esperto viu oportunidade no jogo, enquanto que os jogadores adversários não o conseguiram marcar. Por isso a regra de fora de jogo nem devia de existir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.