É 1 de Abril mas é verdade: festa de Natal nos Países Baixos

Início da Primavera parecia início de Verão, em duas zonas dos Países Baixos. Por motivos diferentes: Natal e temperatura.

1 de Abril é sempre associado a mentiras, por muita gente. Com origem incerta, o primeiro dia de Abril é marcado por brincadeiras, partidas, por parte de familiares ou amigos.

Algumas vezes “cheiramos” que o que nos estão a contar não é verdade. Outras vezes não.

Na comunicação social também há dúvidas todos os anos, neste dia. Mas aparentemente esta notícia nos Países Baixos é real.

O jornal De Telegraaf informou que em Kampen, cidade a norte dos Países Baixos, está a decorrer uma festa…de Natal.

Há homens vestidos de Pai Natal a andar pelas ruas, há outros adereços e eventos de festa, que fazem lembrar Dezembro.

De acordo com o jornal, a maioria da população da própria cidade Kampen nem acredita nisto. Mas o evento é real e prolonga-se para o fim-de-semana de 2 e 3 de Abril.

A meteorologia ajudou porque, pelo menos nesta sexta-feira, Kampen esteve coberta de neve. Real.

Recorde de temperatura

A neve chegou a Kampen e a muitos outros locais nos Países Baixos, nesta sexta-feira.

Outro registo que não é falso: o recorde de temperatura. O portal de meteorologia local, o Weeronline, informa que este foi o 1 de Abril mais frio de sempre (pelo menos desde que há registos oficiais).

Numa região onde o habitual, nos últimos anos, são batidos consecutivamente recordes de calor, desta vez foi um recorde de temperatura baixa.

O número mais baixo foi registado em Maastricht, com apenas 1,8 graus centígrados – em plena Primavera. O recorde anterior era de 2,5 graus, assinalado há praticamente 60 anos, em Eelde.

No final desta semana a temperatura não passou dos 7 graus, no global do país.

A “culpa” é da massa de ar muito frio que chega do Ártico, que também foi responsável pela queda de neve nos últimos dois dias, em praticamente todo o país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.