Félix assobiado na chegada à concentração da Seleção. “Foi um comportamento imbecil”

José Coelho / Lusa

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, criticou a postura de alguns adeptos que assobiaram o futebolista do Benfica João Félix, quando este se juntava à concentração da seleção portuguesa, em Espinho.

“O comportamento imbecil de um, dois ou meia dúzia de indivíduos não representam o apoio absolutamente hegemónico que o país dá aos nossos jogadores, sobretudo quando estão a vestir a camisola da seleção. Disso não tenho dúvidas”, afirmou o governante, à margem de uma conferência organizada pela Rádio Renascença, em Lisboa.

De acordo com o Correio da Manhã, o jovem avançado que representa o Benfica chegou numa viatura onde também seguiam o pai e a mãe quandos alguns adeptos começaram a manifestar-se contra o jogador, batendo inclusivamente no tejadilho do carro – embora também se tenham ouvido aplausos.

Com a seleção portuguesa de futebol prestes a iniciar a participação na Liga das Nações, tendo o primeiro jogo da meia-final frente à Suíça na quarta-feira, João Paulo Rebelo manifestou a sua confiança na segurança da prova, que conta ainda com a presença das seleções de Inglaterra e Holanda, e reiterou o desejo de mais um êxito português.

“Evidentemente, desejo que a nossa seleção se saia bem e que nesta fase final possa dar uma enorme alegria aos portugueses e isso também contribui para alimentar a autoestima coletiva, que depois tem ainda reflexos económicos e na afirmação do nosso país”.

O governante pronunciou-se igualmente sobre alguns episódios de violência que têm marcado os últimos tempos no futebol português e assumiu, de forma “indiscutível”, que há “violência no desporto em Portugal” e que a sua erradicação exige um “trabalho conjunto”, embora tenha salientado que o fenómeno deve ser “colocado em perspetiva” face ao grande número de eventos realizados.

“Muitas vezes, passa-se uma ideia de uma certa impunidade. Quando há uma invasão de uma propriedade privada, há um crime. Quando há agressões a um árbitro, há um crime e estas são inclusivamente agressões qualificadas, são crimes públicos. Não dependem de qualquer tipo de queixa. E a justiça funciona, mas, às vezes, temos uma ansiedade de que a justiça funcione num tempo que não é o da justiça, porque a justiça precisa de tempo”.

Para João Paulo Rebelo, “a justiça desportiva tem vindo a melhorar muito significativamente”, mas deve ser incentivada e promovida a autorregulação entre os diferentes agentes desportivos, dando como exemplo a maior eficácia das sanções da justiça desportiva sobre dirigentes que se excedem em declarações públicas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …