FC Porto defronta Roma no acesso à Liga dos Campeões

(dr) FCPorto / Facebook

-

Os dragões não tiveram muita sorte e vão defrontar aquela que era considerada a equipa mais difícil que podia sair do sorteio.

Numa pouco habitual situação de disputar o acesso à fase de grupos através de um play-off a duas mãos, dado o terceiro lugar na I Liga em 2015/16, o FC Porto entrou mais cedo do que habitual no sorteio da UEFA e a sorte ditou como opositor uma Roma que volta a ser candidata ao título em Itália.

Os portistas vão disputar a primeira mão do play-off a 16 ou 17 de agosto, no Estádio do Dragão, e a 23 ou 24 do mesmo mês deslocam-se ao Estádio Olímpico de Roma, onde procurarão validar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, juntando-se, assim, a Benfica e Sporting, apurados diretamente.

Com um plantel a rondar os 500 milhões de euros, a Roma reforçou-se esta época com o português Mário Rui e, apesar de ter perdido Pjanic para a campeã Juventus, conta ainda nas suas fileiras com Wojciech Szczęsńy, Radja Nainggolan, Mohamed Salah, Edin Džeko, Antonio Rudiger, Francesco Totti e Stephan El Shaarawy.

A Roma, treinada por Luciano Spalletti, que substituiu o francês Rudi García em janeiro, foi terceira classificada na última Liga italiana (com 80 pontos, menos dois do que o Nápoles, segundo, e 11 do que a campeã Juventus) e apurou-se, tal como o FC Porto, diretamente para o play-off.

O clube de Francesco Totti – que irá cumprir em 2016/17 a 25.ª e última temporada como jogador do clube – já realizou quatro jogos nesta pré-temporada, vencendo o Pinzolo Campiglio, das divisões amadoras de Itália, por 16-0, os russos do Terek Grozny por 3-2 e, no âmbito de uma digressão na América do Norte, o Liverpool por 2-1 e os canadianos do Montreal Impact por 2-0.

A Roma já participou por nove vezes na Liga dos Campeões e por uma única vez no anterior formato de Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1983/84, tendo chegado à final e perdido em casa frente ao Liverpool, nos penáltis.

Para além disso, foi por três vezes campeã italiana (1941/42, 1982/83 e 2000/01), conquistou nove Taças de Itália (1964, 1969, 1980, 1981, 1984, 1986, 1991, 2007 e 2008), duas Supertaças italianas (2001 e 2007) e uma Taça das Cidades com Feiras (1961).

Em confrontos oficiais, há registo de uma eliminatória disputada com o FC Porto, em 1981/82, para a segunda ronda da Taça das Taças: após um nulo em Roma, golos de Mick Walsh e Costa valeram uma vitória por 2-0 nas Antas e passagem aos quartos de final.

O confronto entre o FC Porto e a Roma é o duelo grande do play-off de acesso à Liga dos Campeões, que juntou ainda o Mónaco, do treinador português Leonardo Jardim e de João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos espanhóis do Villarreal.

Já o Arouca, que ontem empatou 0-0 com o Heracles Almelo, vai defrontar os gregos do Olympiacos no play-off de apuramento para a Liga Europa de futebol.

Em estreia absoluta nas competições europeias, o Arouca começa por receber os gregos, a 18 de agosto, deslocando-se à Grécia a 25 de agosto.

Jogos dos sorteios:

Liga dos Campeões

Ludogorets – Plzen
Celtic – H. Beer Sheva
Kobenhavn – Apoel
Dundalk FC – Legia Warszawa
Dinamo Zagreb – RB Salzburg
Steaua – Man City
FC Porto – Roma
Ajax – Rostov
Young Boys – Mönchengladbach
Villarreal – Monaco

Liga Europa

FK Astana – BATE Borisov
AEK Larnaca – Liberec
Dinamo Tbilisi – PAOK
Arouca – Olympiakos
Midtjylland – Osmanlispor
Austria Wien – Rosenborg
Beitar Jerusalem – St.Etienne
Trencin – Rapid Wien
Lokomotiva Zagreb – Genk
Vojvodina – AZ
Maribor – Gabala FK
AA Gent – Shkendija 79
Slavia – Anderlecht
Basaksehir – Shakhtar
Astra Giurgiu – West Ham
SonderjyskE – Sparta
Fenerbahce – Grasshopper
Sassuolo – Crvena Zvezda
Brondby – Panathinaikos
Goteborg – FK Karabakh
FK Krasnodar – FK Partizani
Maccabi Tel Aviv – Hajduk Split

ZAP / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …