FBI faz buscas na casa de praia de Joe Biden

Pete Marovich / EPA

Joe Biden

O FBI está esta quarta-feira a fazer buscas na casa de praia do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden em Delaware.

Segundo avançou o New York Times, que cita o advogado de Biden, o chefe de Estado norte-americano está a “cooperar” com as autoridades, que continuam a investigar a possibilidade de existirem documentos confidenciais.

Até ao momento, ainda não foi avançado se o FBI encontrou algum documento oficial dentro da casa de praia.

O FBI já tinha feito duas buscas que envolveram também Biden. Nas primeiras, em novembro, encontraram um conjunto de documentos confidenciais no Biden Center, na Universidade da Pensilvânia, usado como escritório por Biden depois de sair da Casa Branca no mandato de Barack Obama, em 2017.

Em dezembro foram feitas buscas noutro local, cuja localização não foi revelada, tendo sido encontrado um segundo conjunto de documentos confidenciais, relativos ao período em que Biden era vice-Presidente dos EUA.

Recentemente, Biden desvalorizou a polémica, garantindo que não estava arrependido e que não existia qualquer caso.

A descoberta de documentos confidenciais, datados da vice-presidência de Biden (2009-2017), complica uma investigação federal sobre o ex-presidente Donald Trump, que, segundo o Departamento de Justiça, levou consigo centenas de registos marcados como confidenciais ao deixar a Casa Branca no início de 2021 e resistiu durante meses aos pedidos para devolvê-los ao Arquivo do país.

Embora os dois casos sejam diferentes – Biden, por exemplo, entregou voluntariamente os documentos encontrados – ainda se tornou uma dor de cabeça política para um Presidente que prometeu uma rutura total com as operações e métodos do governo de Trump.

O caso também complica os últimos dois anos do mandato de Biden antes das eleições presidenciais de 2024, às quais ainda não confirmou se irá concorrer.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.