/

Farmacêuticos pedem intervenção do ministro para travar anúncios do Calcitrin

5

A Ordem dos Farmacêuticos apelou à “intervenção direta” do ministro da Saúde para travar os anúncios publicitários do suplemento alimentar Calcitrim MD Rapid e evitar situações suscetíveis de “causar prejuízos sérios e de difícil resolução na saúde dos cidadãos”.

Num comunicado, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) deu conta do ofício que enviou no dia 6 de janeiro ao ministro da Saúde, solicitando a sua intervenção para “pôr cobro” a uma situação que se mantém apesar dos alertas do Infarmed e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

As ordens dos farmacêuticos e dos médicos alertam contra este produto e apelam à intervenção do ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, em defesa da saúde pública.

“Não obstante a preocupação que a Ordem dos Farmacêuticos tem vindo reiteradamente a manifestar sobre este assunto, a verdade é que ainda nada se alterou”, afirmou no documento,

“Mantêm-se na íntegra as preocupações e receios que motivaram o recurso da Ordem dos Farmacêuticos a uma providência cautelar que ainda decorre na Justiça”, sublinha o documento.

A OF contesta que a empresa continue a publicitar “em termos inaceitáveis o produto Calcitrin MD Rapid”, salientando que o recurso a figuras públicas nos anúncios lhes dão um cunho de verdade e seriedade, sendo que neste caso não existe qualquer base científica.

“Com a agravante de ter introduzido um anúncio no qual um cidadão afirma usar o referido produto aconselhado ‘pelo seu farmacêutico’, bem como a utilizar espaço publicitário na televisão pública para prestar ‘esclarecimentos públicos sobre o assunto’”, criticou.

“Tudo, com a participação ativa de apresentadores da estação pública“, salientou.

No dia 17 de dezembro, a OF instaurou uma providência cautelar para travar os anúncios publicitários àquele produto em todos os órgãos de comunicação social, alegando que induzem um “consumo desnecessário, nocivo e sem diagnóstico ou avaliação prévia por profissional habilitado”.

Por esse motivo, o consumo indiscriminado destes produtos constitui “uma ameaça à saúde e bem-estar dos cidadãos”, pois “pode levar a lesões graves e de difícil reparação”.

Já no dia 18, o Infarmed recomendou que não fossem utilizados produtos contendo cálcio para a prevenção ou tratamento de doenças e anunciou que decorrem ações de fiscalização à conformidade destes produtos no mercado.

Empresa do Calcitrin responde

Entretanto, a empresa que comercializa o suplemento Calcitrin mostrou-se disponível para “corrigir o que se prove ser inadequado às finalidades anunciadas”, em resposta à providência cautelar interposta pela Ordem dos Farmacêuticos para travar os anúncios publicitários a este produto.

De acordo com um comunicado da empresa VivaMelhor, responsável pela comercialização do Calcitrin, esta ainda não recebeu “qualquer comunicação, reclamação ou chamada de atenção relativamente à qualidade deste produto, ou sua publicidade”.

Para a VivaMelhor, “tal preocupação da Ordem, embora genericamente louvável, não justifica a desproporcionalidade de uma providência cautelar, comunicada intensamente à imprensa e base para declarações públicas que lesam o bom nome desta empresa”.

Move

5 Comments

  1. Então retirem também do mercado TODOS os produtos aos quais é adicionado o Cálcio!!!! Pois tanto cálcio no organismo causa muitos problemas, quem não conhece as pedras nos rins, só para mencionar o problema mais conhecido.
    A maior parte das pessoas é ignorante ao ponto de não saber que o cálcio exige magnésio (1:1), vitamina D, vit. K2 para que possa ser metabolizada correctamente!
    Isso nem os médicos dizem às pessoas, pois não convém que saibam muito para que não saibam tomar decisões conscientes…

  2. É uma vergonha, só querem enganar os velhotes. Estes remédios da treta só servem para causar ainda mais doenças. E não esqueçam que o consumo de leite de vaca (e derivados) é a principal causa osteoporose e cancro. Ah pois é, o cálcio do leite não se fixa nos ossos, e o resto do leite é um veneno. A resposta óbvia para a falta de cálcio é o consumo de legumes ricos em cálcio, mas como os médicos não ganham nada com isso, ninguém diz.

    • Não se pode consumir cálcio em excesso sem ter os demais nutrientes para o metabolizar e ser absorvido pelo corpo!!! Não se trata de enganar os velhotes, pq suplementos de cálcio tb se vendem na farmácia, mas não fazem é a publicidade exagerada do calcitrin. O calcitrin não tem menos do que os suplementos de cálcio das farmácias.
      Gostam de dizer que enganam os velhotes, mas vocês andam na ignorância tb.
      Os médicos, de pouco informam os seus pacientes. O segredo é a alma do negócio.

  3. Fica a informação para quem quiser. O nosso organismo não precisa de suplementos. Somente de uma alimentação saudável. Tudo resto é excesso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.