Ladrões disfarçados de funcionários da Câmara Municipal de Paris roubaram nos últimos dias alguns dos famosos “Invaders” – mosaicos inspirados em bonecos da primeira geração dos videogames – que decoram as ruas de Paris.
As icónicas obras, mosaicos pixelizados que já fazem parte da paisagem urbana da capital francesa, são geralmente instaladas durante a noite por um artista desconhecido, que se identifica como Invader.
Nascido em 1969, o misterioso artista, que prefere manter-se incógnito, escolheu o seu pseudónimo em homenagem ao arcade de 1978 “Space Invaders”, e muito do seu trabalho é inspirado nas figuras pixelizadas dos jogos de 8 bits dos anos 1970-1980. As suas intervenções, a que chama Invasões, podem ser vistas em 65 cidades de 33 países.
Segundo conta o “Le Figaro“, dois homens, que usavam coletes amarelo fluorescentes, conseguiram nos últimos dias roubar mais de dez obras, que são fixadas às paredes por Invader com uma cola bastante resistente – precisamente para evitar furtos dos aliens pixealizados, inspirados no jogo “Space Invaders”.
Depois de nos primeiros dias os furtos terem acontecido durante a noite, desta vez os ladrões actuaram em plena luz do dia, disfarçados de funcionários municipais, tendo conseguido passar despercebidos. Ou quase…
A Câmara Municipal de Paris já confirmou que os dois atrevidos “funcionários de colete” não pertencem ao quadro de trabalhadores da autarquia, e que não havia qualquer pedido oficial de remoção das imagens.
De acordo com a BFM TV, a autarquia parisiense decidiu apresentar “queixa contra X”, fórmula judicial que não identifica o culpado, por usurpação de funções e subtracção de obra de arte.
ZAP // EFE