Messenger Kids tem um erro que permite às crianças falarem com estranhos

@JayBe / Flickr

Um erro no Messenger Kids permite que as crianças que utilizam a aplicação falem com estranhos nas conversas de grupo.

O objetivo do Messenger Kids é permitir que os pais controlem com quem é que as suas crianças falam no serviço de mensagens do Facebook. Mas, de acordo com a situação denunciada esta semana pelo The Verge, essa regra está a ser quebrada graças a uma falha no design das conversas de grupo que deixa que os menores falem com estranhos.

Em declarações ao Business Insider, um representante da rede social confirmou que as crianças têm sido autorizadas a conversar com amigos de amigos num grupo dentro do Messenger. Ou seja, todos os utilizadores foram aprovados pelos pais de alguém, mas não necessariamente aprovados pelos pais da criança que entra no chat.

“Notificámos recentemente alguns pais de utilizadores do Messenger Kids sobre um erro técnico que detetámos que afetou um pequeno número de chats em grupo”, disse a rede social de Mark Zuckerberg ao site noticioso.” Desativámos os grupos afetados e fornecemos aos pais recursos adicionais sobre o Messenger Kids e segurança online”.

O porta-voz do Facebook não quis revelar o número exato de crianças afetas, mas fala que chegaram aos milhares, e afirmou que o erro foi descoberto nas últimas semanas e, desde então, a empresa notificou os pais das crianças afetadas.

O Messenger Kids, que ainda não está disponível em Portugal, é muito semelhante ao Messenger normal, mas sem publicidade, e é proibido a menores de 13 anos.

Esta quarta-feira, a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA acordou uma multa recorde de 4,5 milhões de euros para o Facebook devido a várias violações de privacidade dos utilizadores, incluindo no caso Cambridge Analytica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …