Messenger Kids tem um erro que permite às crianças falarem com estranhos

@JayBe / Flickr

Um erro no Messenger Kids permite que as crianças que utilizam a aplicação falem com estranhos nas conversas de grupo.

O objetivo do Messenger Kids é permitir que os pais controlem com quem é que as suas crianças falam no serviço de mensagens do Facebook. Mas, de acordo com a situação denunciada esta semana pelo The Verge, essa regra está a ser quebrada graças a uma falha no design das conversas de grupo que deixa que os menores falem com estranhos.

Em declarações ao Business Insider, um representante da rede social confirmou que as crianças têm sido autorizadas a conversar com amigos de amigos num grupo dentro do Messenger. Ou seja, todos os utilizadores foram aprovados pelos pais de alguém, mas não necessariamente aprovados pelos pais da criança que entra no chat.

“Notificámos recentemente alguns pais de utilizadores do Messenger Kids sobre um erro técnico que detetámos que afetou um pequeno número de chats em grupo”, disse a rede social de Mark Zuckerberg ao site noticioso.” Desativámos os grupos afetados e fornecemos aos pais recursos adicionais sobre o Messenger Kids e segurança online”.

O porta-voz do Facebook não quis revelar o número exato de crianças afetas, mas fala que chegaram aos milhares, e afirmou que o erro foi descoberto nas últimas semanas e, desde então, a empresa notificou os pais das crianças afetadas.

O Messenger Kids, que ainda não está disponível em Portugal, é muito semelhante ao Messenger normal, mas sem publicidade, e é proibido a menores de 13 anos.

Esta quarta-feira, a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA acordou uma multa recorde de 4,5 milhões de euros para o Facebook devido a várias violações de privacidade dos utilizadores, incluindo no caso Cambridge Analytica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.