Facebook expulsa extremistas das suas redes sociais

5

Numa tentativa de reduzir o conteúdo extremista nas suas redes sociais, o Facebook baniu vários extremistas americanos, conhecidos pelos seus discursos de ódio.

Entre os banidos estão Alex Jones, radicalista americano de extrema direita e teórico da conspiração, Louis Farrakhan, líder do grupo Nação do Islão, que é acusado de antissemitismo, e Milo Yiannopoulos, comentador político britânico e ex-editor do site de extrema direita americano Breitbart News.

Também foram punidos Paul Nehlen, que concorreu como “candidato cristão branco” nas eleições de 2018 para o Congresso dos Estados Unidos, Paul Joseph Watson, radicalista britânico e teórico da conspiração, e Laura Loomer, ativista política que trabalhou como repórter na página canadiana de extrema direita Rebel Media.

O banimento aplica-se tanto à rede social Facebook como ao Instagram. As páginas de fãs e outras contas relacionadas também foram enquadradas na proibição, afirmou esta quinta-feira o Facebook.

A medida faz parte de um esforço conjunto do gigante das redes sociais para remover indivíduos, grupos e conteúdos extremistas da sua plataforma. No mês passado, o Facebook baniu vários grupos britânicos de extrema direita — incluindo a Liga de Defesa Inglesa e o Partido Nacional Britânico — e instituiu uma proibição ao conteúdo nacionalista branco.

“Indivíduos e organizações que disseminam ódio, ou atacam ou pedem a exclusão de outro com base naquilo que eles são não têm lugar no Facebook“, afirmou a empresa. Críticos elogiaram a decisão, mas defenderam que é preciso fazer mais.

“Sabemos que continuam a existir outras figuras extremistas que ativamente usam ambas as plataformas para disseminar ódio e preconceito”, disse Keegan Hankes, analista da Southern Poverty Law Center, uma organização que controla grupos de ódio nos Estados Unidos.

O Facebook insistiu que sempre baniu contas e páginas que proclamam uma missão violenta ou com base no ódio ou estão envolvidas em atos de violência, independentemente da ideologia política.

ZAP // ABr

5 Comments

  1. De extrema esquerda baniram quantos?
    Todos os que não aceitam as ideias globalistas são apelidados de extrema direita.
    “conteúdo nacionalista branco” não pode e conteúdo nacionalista negro ou amarelo ou de outra cor já pode?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.