A “mais bonita” fábrica portuguesa de calçado faliu

Leather Spa / Facebook

Produzia 1.300 pares de calçado por dia e colecionava prémios na área da inovação. Mas os salários em atraso de 130 trabalhadores e a dívida de 5,3 milhões de euros ditaram a falência da empresa.

Foi na passada terça-feira que os credores da Abreu & Abreu, a empresa detentora da unidade industrial em Felgueiras onde eram fabricados os sapatos da marca própria Goldmud, deram ordem para a liquidição dos ativos no Tribunal de Amarante, segundo o Negócios.

Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da associação dos industriais portugueses de calçado, garantiu que esta era a falência da “mais bonita fábrica do setor”. E Carlos Pereira, dirigente sindical, concorda: “A mais bonita em tudo – o edifício, em termos de máquinas e de condições de trabalho”.

No entanto, mais fatalista é Miguel Abreu, administrador e filho de um dos fundadores da Abreu & Abreu. “A mais bonita? Isso vale o que vale, agora está como está. Não valeu de nada”, disse ao confirmar que a empresa faliu com dívidas a um total de 357 credores.

E a fábrica chegou a esta situação por um “catapultar de situações, todas ao mesmo tempo, e, de repente, entrámos no abismo“. Miguel adiantou que foi sobretudo o “investimento realizado na fábrica e a falta de apoio da banca à nossa tesouraria, que estava estrangulada”, que levou a empresa ao tapete.

Há cerca de dois anos, a Abreu & Abreu investiu “mais de um milhão de euros” na deslocalização da fábrica de Lousada para Felgueiras, onde tinha adquirido uma unidade fabril, e que permitiu quase duplicar a capacidade de produção de 700 para 1.300 pares por dia.

“De resto, esta indústria, ao contrário do que se pensa, não está assim tão fácil. O mercado está muito instável, a meteorologia está toda ao contrário, o sistema de vendas está diferente, temos o online – enfim, tudo está a mudar, e nós fomos apanhados no meio desta rede”, explicou o gestor. Entretanto, contou, “passámos as encomendas que tínhamos a outras empresas sem receber nada em troca, apenas para satisfazer os nossos clientes”.

Quanto aos 130 trabalhadores da Abreu & Abreu, que tinham suspendido o contrato de trabalho em janeiro, porque “não tinham recebido o salário de dezembro nem metade do subsídio de férias”, Carlos Pereira afiançou que o recurso ao subsídio de desemprego foi um mero formalismo. “Não foram engrossar o desemprego em Felgueiras. Aqui, no sector do calçado, o desemprego é nulo. Já estão todos empregados noutras fábricas”, assegurou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No dia anterior à derrocada houve explosões na pedreira de Borba

Um dos sobreviventes da derrocada, que em novembro do ano passado matou cinco pessoas em Borba, garante que na véspera da tragédia "houve explosões e fogo" no fundo da pedreira. Um dos sobreviventes da derrocada de …

As vaquitas estão extinguir-se à nossa frente. Já só há 10 em todo o mundo

A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas cerca de dez criaturas vivas, segundo cientistas. O ser humano é o principal responsável pelo seu contínuo desaparecimento. As vaquitas …

A Ciência descobriu quando nasceu Deus

A ideia de um deus todo-poderoso que vigia os humanos a partir do Céu e pune os que se desviam da norma surgiu depois que estes trocaram a tribo pela sociedade. Essa é a principal conclusão …

Famílias numerosas queixam-se de disparidades no preço da água consumida

A Associação Portuguesa das Famílias Numerosas queixou-se da diferença no preço da água consumida consoante o município onde se vive e o número de pessoas do agregado familiar. Na quarta edição do estudo sobre a água …

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …