Explosões de gás em casa mataram 15 pessoas em 4 anos

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil exigiu hoje mais informação, fiscalização e formação para evitar as explosões de gás em habitações, um “drama” que desde 2011 já matou “pelo menos” 15 pessoas em Portugal.

Em declarações à Lusa, o presidente da ASPROCIVIL, Ricardo Ribeiro, acrescentou que naquele período foram ainda contabilizados mais de 40 feridos graves.

Sublinhou que estes números “pecam, certamente, por defeito”, já que resultam de uma pesquisa que ele mesmo fez na comunicação social.

“O problema é que não há informação aos utilizadores, a fiscalização é nula e a formação dos próprios técnicos é pouco exigente, e esta é uma combinação explosiva. E volta e meia temos notícia de mais um caso, de mais uma morte, de mais feridos graves”, acrescentou.

Esta terça-feira, mais uma explosão numa habitação, desta vez na freguesia de Espinho, Braga, presumivelmente originada por uma fuga de gás, provocou queimaduras graves num casal e nos seus dois filhos menores.

“A ASPROCIVIL não aceita nem entende a fraca ação das entidades responsáveis, que permite a continuação destes acidentes, em que as vítimas são, normalmente, cidadãos completamente alheios aos riscos e funcionamento das instalações de gás”, refere um comunicado hoje emitido pela associação.

Sublinha que informação, fiscalização, formação e credenciação são as “palavras-chave” para travar aquilo que classifica como um “drama”.

Por isso, apela a distribuidores, construtores civis, condomínios de edifícios, proprietários particulares e empresariais e à entidade reguladora do setor “para que se concentrem na divulgação de medidas de prevenção, fiscalização, informação e acompanhamento das infraestruturas junto dos utilizadores”.

Como medidas práticas, a associação aconselha, nomeadamente, que, na instalação de gás, se utilize mangueiras certificadas e dentro do prazo de validade e que a cada dois anos toda a instalação seja revista por um técnico competente e certificado, a fim de sanar qualquer defeito que ponha em risco sua segurança.

Não tentar eliminar um eventual vazamento de maneira improvisada, como, por exemplo, com sabão ou cera, é outro dos conselhos deixados pela associação.

/Lusa

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Catalunha aplaude referendo curdo. Erdogan pode fazê-los "passar fome"

Os curdos iraquianos votaram esta segunda-feira de forma massiva no referendo sobre a sua independência, mas esta possibilidade alimentada há um século arrisca provocar uma escalada nas tensões regionais. O parlamento em Bagdade, na presença dos …

Enfermeiros exigem aumento mínimo de 400 euros. Ministro da Saúde considera "incomportável"

Os enfermeiros podem voltar à greve a 16 de outubro caso o Governo não satisfaça um conjunto de reivindicações esta terça-feira entregues à tutela e que incluem um aumento mínimo de 400 euros para todos …

João Lourenço põe Portugal fora da lista dos principais parceiros

O novo Presidente angolano, João Lourenço, excluiu esta terça-feira Portugal da lista de principais parceiros, no seu discurso de tomada de posse, sublinhando que Angola considerará todos que "respeitem" a soberania nacional. A posição foi assumida …

MP desvalorizou indícios de maus tratos contra menino que morreu na Guarda

A mãe da criança de 7 anos que morreu no sábado, na Guarda, depois de cair de um terceiro andar, está acusada dos crimes de violência doméstica e de exposição ou abandono. O alerta dado …

Casa do presidente da Câmara de Lisboa também vai ser alojamento local

"É tão absurdo como Marcelo Rebelo de Sousa concessionar o Palácio de Belém para um hotel de charme." A crítica é do candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, sobre …

Marcelo Rebelo de Sousa assobiado na tomada de posse de João Lourenço

João Lourenço, de 63 anos, foi esta terça-feira investido, pelas 12:15, no cargo de Presidente da República de Angola, o terceiro que o país conhece desde a independência, em novembro de 1975. Marcelo Rebelo de …

Centeno e Governador do Banco de Portugal à beira da ruptura

As declarações do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sobre as "tentações" do Governo de reduzir a independência dos bancos centrais, caíram mal no seio das Finanças que exigem a Governador que se "retrate". "A …

Fraude massiva com medicamentos potencialmente letais leva centenas à prisão

123 países estiveram envolvidos na operação Pangea X, uma ação a nível internacional coordenada pela Interpol que pretendia combater medicamentos falsificados e os perigos associados à compra de medicamentos pela internet. No âmbito da operação Pangea …

Quase 60 mil pessoas retiradas devido a "erupção iminente" de vulcão em Bali

Mais de 57 mil pessoas fugiram das zonas em torno do vulcão de Monte Agung, na ilha indonésia de Bali, perante registo de atividade sísmica sem precedentes no local. O centro de vulcanologia da ilha …

Governo alarga concurso de regularização da função pública a precários em tempo parcial

Os trabalhadores do Estado em tempo parcial vão poder participar nos concursos para integração de precários. A proposta do PS vai ao encontro do que defendem o BE e o PCP e é votada na …