/

A explosão do Big Bang foi recriada (acidentalmente) em laboratório

4

Acredita-se que o Universo tenha surgido após o evento do Big Bang, mas a forma como a supernova explodiu era um grande mistério – até agora.

Investigadores da Universidade Central da Florida descobriram acidentalmente os critérios necessários para criar uma explosão semelhante ao Big Bang quando estudavam métodos de propulsão a jato de motores hipersónicos.

Kareem Ahmed, professor assistente no departamento de engenharia mecânica e aeroespacial, estava a experimentar chamas extremamente ativas quando descobriu que, através de uma turbulência, uma chama estática – como a de uma vela – pode ser acelerada e, eventualmente, explodir.

“Exploramos essas reações supersónicas de propulsão e, como resultado, descobrimos esse mecanismo que parecia muito interessante”, explicou Ahmed em comunicado divulgado pela universidade.

O estudo definiu os critérios sob os quais uma chama pode ser impulsionada para que possa gerar a sua própria turbulência, aceleração e, eventualmente, detonação. Sob esses critérios, a equipa criou um tubo de choque de cinco por cinco centímetros que produz a turbulência necessária para a ativação de uma chama passiva.

Embora a explosão recriada em laboratório seja de uma escala infinitamente menor do que a que deu origem ao Universo, a expressão teórica derivada pode ser usada para entender o que aconteceu em larga escala.

Além disso, a descoberta, cujos resultados foram publicados na semana passada na revista especializada Science, poderia contribuir para o desenvolvimento de motores de velocidade supersónicos mais eficientes.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

 

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.