A explosão do Big Bang foi recriada (acidentalmente) em laboratório

Acredita-se que o Universo tenha surgido após o evento do Big Bang, mas a forma como a supernova explodiu era um grande mistério – até agora.

Investigadores da Universidade Central da Florida descobriram acidentalmente os critérios necessários para criar uma explosão semelhante ao Big Bang quando estudavam métodos de propulsão a jato de motores hipersónicos.

Kareem Ahmed, professor assistente no departamento de engenharia mecânica e aeroespacial, estava a experimentar chamas extremamente ativas quando descobriu que, através de uma turbulência, uma chama estática – como a de uma vela – pode ser acelerada e, eventualmente, explodir.

“Exploramos essas reações supersónicas de propulsão e, como resultado, descobrimos esse mecanismo que parecia muito interessante”, explicou Ahmed em comunicado divulgado pela universidade.

O estudo definiu os critérios sob os quais uma chama pode ser impulsionada para que possa gerar a sua própria turbulência, aceleração e, eventualmente, detonação. Sob esses critérios, a equipa criou um tubo de choque de cinco por cinco centímetros que produz a turbulência necessária para a ativação de uma chama passiva.

Embora a explosão recriada em laboratório seja de uma escala infinitamente menor do que a que deu origem ao Universo, a expressão teórica derivada pode ser usada para entender o que aconteceu em larga escala.

Além disso, a descoberta, cujos resultados foram publicados na semana passada na revista especializada Science, poderia contribuir para o desenvolvimento de motores de velocidade supersónicos mais eficientes.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …