Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família poderia perder a casa naquele país.

O serviço militar é obrigatório para os sírios com idades entre os 18 e os 42 anos. Em fevereiro, um oficial do exército anunciou no Facebook que um novo regulamento permitiria às autoridades confiscar a propriedade dos “evasores” e das suas famílias, noticiou esta sexta-feira o Guardian.

Em junho, Yousef foi para a embaixada síria em Estocolmo com cerca de 6.834 euros, preparado para pagar a taxa que retiraria o seu nome das listas de recrutamento. “Este dinheiro será usado pelo regime sírio para comprar armas e matar mais pessoas”, referiu ao Projeto de Relato de Crime Organizado e Corrupção (OCCRP).

De acordo com dados do Banco Mundial, cerca de um quinto da população síria – atualmente com 17 milhões de pessoas – são homens em idade militar. Estudos revelaram que o recrutamento é uma das principais razões para os refugiados temerem o retorno. O governo sírio recebeu pagamentos de cerca de 1 milhão de sírios estabelecidos na Europa.

As embaixadas sírias começaram recentemente a receber pagamentos em dinheiro. Dois investigadores, um funcionário do aeroporto e um ex-diplomata entrevistado pelo OCCRP e pela Unidade de Relatórios Investigativos da Síria (Siraj), disseram suspeitar que o dinheiro voltou para a Síria via correio diplomático.

Essa ação violaria a convenção de Viena de 1961 sobre relações diplomáticas, na qual está firmado que “os pacotes que constituem a mala diplomática […] podem conter apenas documentos diplomáticos ou artigos destinados ao uso oficial”, apontou o Guardian.

As sanções norte-americanas implementadas em 2020 pioraram a situação financeira da Síria, com a libra síria a valer agora apenas 1% do valor pré-crise em relação ao dólar. O passaporte sírio é um dos mais caros do mundo no estrangeiro.

A projeção do orçamento da Síria para 2021 prevê que as receitas das taxas de isenção militar cheguem a 240 mil milhões de libras sírias (aproximadamente 164 milhões euros). A estimativa representa 3,2% da receita do orçamento deste ano, ante 1,75% em 2020, disse ao OCCRP o economista sírio Karam Shaar.

A Suécia acolhe cerca de 114.000 refugiados sírios. Entre junho e agosto, jornalistas do OCCRP fizeram três visitas à embaixada síria em Estocolmo, encontrando no local uma média de 10 candidatos por dia à espera para pagar as taxas de isenção do serviço militar.

Um funcionário da embaixada disse a um repórter disfarçado do OCCRP que não poderia dizer exatamente quantos sírios solicitaram a isenção de serviço, mas que houve um “aumento significativo” no primeiro semestre de 2021, que o próprio atribuiu ao anúncio feito em fevereiro pelo oficial do exército.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …

Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana - e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas. Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados …

Futuro subaquático. Várias cidades em todo o mundo ficarão submersas

O aquecimento global está a provocar a subida do nível médio da água do mar. E já existem imagens que mostram o cenário vivido em várias cidades costeiras no futuro. Secas históricas, inundações mortíferas e degelo: …

Chama-se Robin, é um robô e visita hospitais para ajudar as crianças a sentirem-se melhores

Uma simples visita de um robô controlado por humanos encoraja uma perspetiva positiva e melhora as interações médicas das crianças hospitalizadas. Robin é um robô que se move, fala e brinca com as crianças enquanto é …

Pinturas destruídas de Gustav Klimt foram reconstruídas com recurso a Inteligência Artificial

O pintor austríaco Gustav Klimt criou algumas das suas obras mais conhecidas durante a chamada Fase Dourada - que se manteve viva durante a primeira década do século XX. Durante o seu período mais inspirador, o …

É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records. A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome …

Princesa Amalia, sucessora ao trono holandês, poderá ser rainha se casar com uma mulher

Nos Países Baixos, os casamentos reais precisam da aprovação do Parlamento, mas Mark Rutte já deixou claro que a união homossexual não é um entrave no acesso ao trono. Longe vão os tempos em que os …

Homem armado com arco e flecha mata e fere várias pessoas na Noruega

O homem foi detido pelas autoridades norueguesas. O incidente aconteceu na cidade de Kongsberg, no sudeste da Noruega. Um homem armado de arco e flecha matou hoje várias pessoas e feriu outras na cidade de Kongsberg, …

EUA preparam-se para vacinar crianças a partir dos cinco anos em novembro

A Casa Branca pediu aos governadores estaduais dos EUA para se prepararem para vacinar crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a covid-19. O plano pode começar a ser executado já …

Governo prevê que em 2022 todas as pensões deverão aumentar

As pensões vão aumentar entre 0,15% e 0,9% no próximo ano, por via da atualização regular, abrangendo 2,6 milhões de pensionistas disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Esta atualização …