Exército de Terracota indica que gregos chegaram à China antes de Marco Polo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma pesquisa revelou que o contacto entre os chineses e os ocidentais pode ter acontecido mais de 1.500 anos antes da chegada do explorador Marco Polo à Ásia.

Os arqueólogos descobriram que os gregos podem ter sido os inspiradores das famosas esculturas do exército de Terracota – o conjunto de estátuas, encontradas a quatro metros de profundidade, que reproduzem em tamanho real os soldados do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.

Os investigadores afirmam ainda que os escultores chineses podem ter sido treinados por artesãos gregos.

A viagem de Marco Polo à China foi documentada pela primeira vez no século XIII, mas historiadores chineses já tinham identificado vestígios de visitas de representantes do Império Romano durante o segundo e terceiro séculos da Era Cristã.

Os novos estudos indicam que os primeiros ocidentais podem ter chegado à China cerca de quatro séculos antes destas visitas romanas.

“Agora, temos provas que o Primeiro Imperador da China manteve contato com o Ocidente antes da abertura da Rota da Seda – via comercial que ligava a China ao Mar Mediterrâneo e à Europa. É muito anterior ao que tínhamos pensado”, disse a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Vestígios de ADN europeu foram encontrados na província chinesa de Xinjiang, o que pode significar que ocidentais viveram e morreram por lá antes e durante o governo do Primeiro Imperador.

Mudança de estilo

Os oito mil soldados do Exército de Terracota foram descobertos em 1974 por agricultores chineses e estavam a menos de um quilómetro do túmulo do imperador Qin Shi Huang.

O estilo das peças contraria a tradição da época, de construir esculturas mais simples com cerca de vinte centímetros de altura, e não figuras humanas em tamanho real.

A explicação para essa mudança radical na destreza e no estilo, segundo Xiuzhen, é que a influência deve ter vindo de fora da China. “Agora acreditamos que o Exército de Terracota, além de esculturas de bronze encontradas, podem ter sido inspiradas pela arte grega“, explicou.

Lukas Nickel, da Universidade de Viena, diz que as estátuas de acrobatas de circo encontradas recentemente no túmulo do Primeiro Imperador comprovam a teoria.

O investigador acredita que Qin Shi Huang foi inspirado pelas estátuas gregas que chegaram à Ásia Central no século seguinte ao reinado de Alexandre, o Grande (que morreu em 323 a.C.). “Tudo indica que um escultor grego deve ter treinado os artesãos locais”, disse.

Domínio Público

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e se tornou o Primeiro Imperador da China

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e tornou-se o Primeiro Imperador da China

Mais descobertas

As provas não pararam por aí. Os arqueólogos descobriram que o conjunto que forma o túmulo do Primeiro Imperador é bem maior do que se pensava e duzentas vezes maior do que o Vale dos Reis, no Egipto.

Foram encontrados também restos mutilados de mulheres, que seriam as concumbinas mais importantes do Primeiro Imperador, além do crânio de um homem atravessado por uma flecha.

As investigações levam a crer que o crânio era do filho mais velho do Primeiro Imperador, que teria sido assassinado durante uma luta pelo poder após a morte do pai.

As novas revelações fazem parte do documentário “The Greatest Tomb on Earth” (O maior túmulo da Terra), uma produção conjunta da BBC e da National Geographic.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …