Exército de Terracota indica que gregos chegaram à China antes de Marco Polo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma pesquisa revelou que o contacto entre os chineses e os ocidentais pode ter acontecido mais de 1.500 anos antes da chegada do explorador Marco Polo à Ásia.

Os arqueólogos descobriram que os gregos podem ter sido os inspiradores das famosas esculturas do exército de Terracota – o conjunto de estátuas, encontradas a quatro metros de profundidade, que reproduzem em tamanho real os soldados do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.

Os investigadores afirmam ainda que os escultores chineses podem ter sido treinados por artesãos gregos.

A viagem de Marco Polo à China foi documentada pela primeira vez no século XIII, mas historiadores chineses já tinham identificado vestígios de visitas de representantes do Império Romano durante o segundo e terceiro séculos da Era Cristã.

Os novos estudos indicam que os primeiros ocidentais podem ter chegado à China cerca de quatro séculos antes destas visitas romanas.

“Agora, temos provas que o Primeiro Imperador da China manteve contato com o Ocidente antes da abertura da Rota da Seda – via comercial que ligava a China ao Mar Mediterrâneo e à Europa. É muito anterior ao que tínhamos pensado”, disse a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Vestígios de ADN europeu foram encontrados na província chinesa de Xinjiang, o que pode significar que ocidentais viveram e morreram por lá antes e durante o governo do Primeiro Imperador.

Mudança de estilo

Os oito mil soldados do Exército de Terracota foram descobertos em 1974 por agricultores chineses e estavam a menos de um quilómetro do túmulo do imperador Qin Shi Huang.

O estilo das peças contraria a tradição da época, de construir esculturas mais simples com cerca de vinte centímetros de altura, e não figuras humanas em tamanho real.

A explicação para essa mudança radical na destreza e no estilo, segundo Xiuzhen, é que a influência deve ter vindo de fora da China. “Agora acreditamos que o Exército de Terracota, além de esculturas de bronze encontradas, podem ter sido inspiradas pela arte grega“, explicou.

Lukas Nickel, da Universidade de Viena, diz que as estátuas de acrobatas de circo encontradas recentemente no túmulo do Primeiro Imperador comprovam a teoria.

O investigador acredita que Qin Shi Huang foi inspirado pelas estátuas gregas que chegaram à Ásia Central no século seguinte ao reinado de Alexandre, o Grande (que morreu em 323 a.C.). “Tudo indica que um escultor grego deve ter treinado os artesãos locais”, disse.

Domínio Público

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e se tornou o Primeiro Imperador da China

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e tornou-se o Primeiro Imperador da China

Mais descobertas

As provas não pararam por aí. Os arqueólogos descobriram que o conjunto que forma o túmulo do Primeiro Imperador é bem maior do que se pensava e duzentas vezes maior do que o Vale dos Reis, no Egipto.

Foram encontrados também restos mutilados de mulheres, que seriam as concumbinas mais importantes do Primeiro Imperador, além do crânio de um homem atravessado por uma flecha.

As investigações levam a crer que o crânio era do filho mais velho do Primeiro Imperador, que teria sido assassinado durante uma luta pelo poder após a morte do pai.

As novas revelações fazem parte do documentário “The Greatest Tomb on Earth” (O maior túmulo da Terra), uma produção conjunta da BBC e da National Geographic.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …