Exército de Terracota indica que gregos chegaram à China antes de Marco Polo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma pesquisa revelou que o contacto entre os chineses e os ocidentais pode ter acontecido mais de 1.500 anos antes da chegada do explorador Marco Polo à Ásia.

Os arqueólogos descobriram que os gregos podem ter sido os inspiradores das famosas esculturas do exército de Terracota – o conjunto de estátuas, encontradas a quatro metros de profundidade, que reproduzem em tamanho real os soldados do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.

Os investigadores afirmam ainda que os escultores chineses podem ter sido treinados por artesãos gregos.

A viagem de Marco Polo à China foi documentada pela primeira vez no século XIII, mas historiadores chineses já tinham identificado vestígios de visitas de representantes do Império Romano durante o segundo e terceiro séculos da Era Cristã.

Os novos estudos indicam que os primeiros ocidentais podem ter chegado à China cerca de quatro séculos antes destas visitas romanas.

“Agora, temos provas que o Primeiro Imperador da China manteve contato com o Ocidente antes da abertura da Rota da Seda – via comercial que ligava a China ao Mar Mediterrâneo e à Europa. É muito anterior ao que tínhamos pensado”, disse a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Vestígios de ADN europeu foram encontrados na província chinesa de Xinjiang, o que pode significar que ocidentais viveram e morreram por lá antes e durante o governo do Primeiro Imperador.

Mudança de estilo

Os oito mil soldados do Exército de Terracota foram descobertos em 1974 por agricultores chineses e estavam a menos de um quilómetro do túmulo do imperador Qin Shi Huang.

O estilo das peças contraria a tradição da época, de construir esculturas mais simples com cerca de vinte centímetros de altura, e não figuras humanas em tamanho real.

A explicação para essa mudança radical na destreza e no estilo, segundo Xiuzhen, é que a influência deve ter vindo de fora da China. “Agora acreditamos que o Exército de Terracota, além de esculturas de bronze encontradas, podem ter sido inspiradas pela arte grega“, explicou.

Lukas Nickel, da Universidade de Viena, diz que as estátuas de acrobatas de circo encontradas recentemente no túmulo do Primeiro Imperador comprovam a teoria.

O investigador acredita que Qin Shi Huang foi inspirado pelas estátuas gregas que chegaram à Ásia Central no século seguinte ao reinado de Alexandre, o Grande (que morreu em 323 a.C.). “Tudo indica que um escultor grego deve ter treinado os artesãos locais”, disse.

Domínio Público

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e se tornou o Primeiro Imperador da China

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e tornou-se o Primeiro Imperador da China

Mais descobertas

As provas não pararam por aí. Os arqueólogos descobriram que o conjunto que forma o túmulo do Primeiro Imperador é bem maior do que se pensava e duzentas vezes maior do que o Vale dos Reis, no Egipto.

Foram encontrados também restos mutilados de mulheres, que seriam as concumbinas mais importantes do Primeiro Imperador, além do crânio de um homem atravessado por uma flecha.

As investigações levam a crer que o crânio era do filho mais velho do Primeiro Imperador, que teria sido assassinado durante uma luta pelo poder após a morte do pai.

As novas revelações fazem parte do documentário “The Greatest Tomb on Earth” (O maior túmulo da Terra), uma produção conjunta da BBC e da National Geographic.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …

Arqueólogos descobrem a cidade perdida de Tenea

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado a cidade perdida de Tenea. Entre os vestígios do assentamento, foram encontradas jóias, dezenas de moedas e vários túmulos.   …