Exército de Terracota indica que gregos chegaram à China antes de Marco Polo

sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma pesquisa revelou que o contacto entre os chineses e os ocidentais pode ter acontecido mais de 1.500 anos antes da chegada do explorador Marco Polo à Ásia.

Os arqueólogos descobriram que os gregos podem ter sido os inspiradores das famosas esculturas do exército de Terracota – o conjunto de estátuas, encontradas a quatro metros de profundidade, que reproduzem em tamanho real os soldados do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.

Os investigadores afirmam ainda que os escultores chineses podem ter sido treinados por artesãos gregos.

A viagem de Marco Polo à China foi documentada pela primeira vez no século XIII, mas historiadores chineses já tinham identificado vestígios de visitas de representantes do Império Romano durante o segundo e terceiro séculos da Era Cristã.

Os novos estudos indicam que os primeiros ocidentais podem ter chegado à China cerca de quatro séculos antes destas visitas romanas.

“Agora, temos provas que o Primeiro Imperador da China manteve contato com o Ocidente antes da abertura da Rota da Seda – via comercial que ligava a China ao Mar Mediterrâneo e à Europa. É muito anterior ao que tínhamos pensado”, disse a arqueóloga Li Xiuzhen, do Museu do Mausoleu do Imperador Qin Shi Huang.

Vestígios de ADN europeu foram encontrados na província chinesa de Xinjiang, o que pode significar que ocidentais viveram e morreram por lá antes e durante o governo do Primeiro Imperador.

Mudança de estilo

Os oito mil soldados do Exército de Terracota foram descobertos em 1974 por agricultores chineses e estavam a menos de um quilómetro do túmulo do imperador Qin Shi Huang.

O estilo das peças contraria a tradição da época, de construir esculturas mais simples com cerca de vinte centímetros de altura, e não figuras humanas em tamanho real.

A explicação para essa mudança radical na destreza e no estilo, segundo Xiuzhen, é que a influência deve ter vindo de fora da China. “Agora acreditamos que o Exército de Terracota, além de esculturas de bronze encontradas, podem ter sido inspiradas pela arte grega“, explicou.

Lukas Nickel, da Universidade de Viena, diz que as estátuas de acrobatas de circo encontradas recentemente no túmulo do Primeiro Imperador comprovam a teoria.

O investigador acredita que Qin Shi Huang foi inspirado pelas estátuas gregas que chegaram à Ásia Central no século seguinte ao reinado de Alexandre, o Grande (que morreu em 323 a.C.). “Tudo indica que um escultor grego deve ter treinado os artesãos locais”, disse.

Domínio Público

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e se tornou o Primeiro Imperador da China

Qin Shi Huang viveu entre 259-210 a.C. e tornou-se o Primeiro Imperador da China

Mais descobertas

As provas não pararam por aí. Os arqueólogos descobriram que o conjunto que forma o túmulo do Primeiro Imperador é bem maior do que se pensava e duzentas vezes maior do que o Vale dos Reis, no Egipto.

Foram encontrados também restos mutilados de mulheres, que seriam as concumbinas mais importantes do Primeiro Imperador, além do crânio de um homem atravessado por uma flecha.

As investigações levam a crer que o crânio era do filho mais velho do Primeiro Imperador, que teria sido assassinado durante uma luta pelo poder após a morte do pai.

As novas revelações fazem parte do documentário “The Greatest Tomb on Earth” (O maior túmulo da Terra), uma produção conjunta da BBC e da National Geographic.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vira-se para Rio para mudar a Lei e garantir o novo aeroporto

O Governo está a preparar uma alteração à Lei para evitar que o projecto do novo aeroporto do Montijo seja chumbado. Uma medida que passará, necessariamente, pela necessidade de um entendimento entre PS e PSD …

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …