“Excesso” de gelo causa morte de milhares de pinguins na Antártida

A época de reprodução de pinguins na Antártida deixou apenas dois sobreviventes (entre milhares de crias). As aves típicas da região, chamadas de pinguim-de-adélia, tiveram mais dificuldades para encontrar alimentos, segundo especialistas, e acabaram por morrer.

A organização não governamental World Wildlife Fund justificou estas mortes com as “camadas muito extensas de gelo” nas águas da região, que fizeram com que os pinguins adultos tivessem de “viajar para mais longe” para conseguir comida.

Os grupos de preservação ambiental fizeram um alerta, na sexta-feira passada, depois de divulgarem a morte de milhares de crias do pinguim-de-adélia, a ave típica da região,  para que sejam tomadas medidas urgentes numa nova área de proteção marinha no Leste da Antártida – de forma a proteger a colónia que tem cerca de 36 mil pinguins adultos.

A WWF explica que a simples proibição da pesca de camarão e outros crustáceos nesta zona eliminaria a concorrência e ajudaria a garantir a sobrevivência das espécies antárticas, incluindo os pinguins.

A ONG tem apoiado investigações na região, juntamente com cientistas franceses que controlam o número de pinguins naquela área desde 2010.

A ideia sobre uma nova área de proteção será discutida num encontro, esta segunda-feira, com a Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos da Antártida Marinha (CCAMLR).

Esta comissão é formada por 25 membros e tem a participação da União Europeia.

“Este acontecimento horrível contrasta com a imagem alegre que as pessoas têm dos pinguins”, afirmou Rod Downie, chefe de programas polares da WWF.

“O risco de abrir esta área para pescas exploratórias de camarão – algo que representaria uma competição por alimentos com os pinguins da região – seria impensável, principalmente depois de duas temporadas catastróficas de reprodução nos últimos quatro anos”, afirmou.

Em 2015, todas as crias provenientes da época de reprodução morreram.

“A CCAMLR precisa de agir agora, adotando uma nova área de proteção marinha para as águas do Leste da Antártida para proteger a casa destes pinguins”, concluiu.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …