“Excesso” de gelo causa morte de milhares de pinguins na Antártida

A época de reprodução de pinguins na Antártida deixou apenas dois sobreviventes (entre milhares de crias). As aves típicas da região, chamadas de pinguim-de-adélia, tiveram mais dificuldades para encontrar alimentos, segundo especialistas, e acabaram por morrer.

A organização não governamental World Wildlife Fund justificou estas mortes com as “camadas muito extensas de gelo” nas águas da região, que fizeram com que os pinguins adultos tivessem de “viajar para mais longe” para conseguir comida.

Os grupos de preservação ambiental fizeram um alerta, na sexta-feira passada, depois de divulgarem a morte de milhares de crias do pinguim-de-adélia, a ave típica da região,  para que sejam tomadas medidas urgentes numa nova área de proteção marinha no Leste da Antártida – de forma a proteger a colónia que tem cerca de 36 mil pinguins adultos.

A WWF explica que a simples proibição da pesca de camarão e outros crustáceos nesta zona eliminaria a concorrência e ajudaria a garantir a sobrevivência das espécies antárticas, incluindo os pinguins.

A ONG tem apoiado investigações na região, juntamente com cientistas franceses que controlam o número de pinguins naquela área desde 2010.

A ideia sobre uma nova área de proteção será discutida num encontro, esta segunda-feira, com a Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos da Antártida Marinha (CCAMLR).

Esta comissão é formada por 25 membros e tem a participação da União Europeia.

“Este acontecimento horrível contrasta com a imagem alegre que as pessoas têm dos pinguins”, afirmou Rod Downie, chefe de programas polares da WWF.

“O risco de abrir esta área para pescas exploratórias de camarão – algo que representaria uma competição por alimentos com os pinguins da região – seria impensável, principalmente depois de duas temporadas catastróficas de reprodução nos últimos quatro anos”, afirmou.

Em 2015, todas as crias provenientes da época de reprodução morreram.

“A CCAMLR precisa de agir agora, adotando uma nova área de proteção marinha para as águas do Leste da Antártida para proteger a casa destes pinguins”, concluiu.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …