“Excesso” de gelo causa morte de milhares de pinguins na Antártida

A época de reprodução de pinguins na Antártida deixou apenas dois sobreviventes (entre milhares de crias). As aves típicas da região, chamadas de pinguim-de-adélia, tiveram mais dificuldades para encontrar alimentos, segundo especialistas, e acabaram por morrer.

A organização não governamental World Wildlife Fund justificou estas mortes com as “camadas muito extensas de gelo” nas águas da região, que fizeram com que os pinguins adultos tivessem de “viajar para mais longe” para conseguir comida.

Os grupos de preservação ambiental fizeram um alerta, na sexta-feira passada, depois de divulgarem a morte de milhares de crias do pinguim-de-adélia, a ave típica da região,  para que sejam tomadas medidas urgentes numa nova área de proteção marinha no Leste da Antártida – de forma a proteger a colónia que tem cerca de 36 mil pinguins adultos.

A WWF explica que a simples proibição da pesca de camarão e outros crustáceos nesta zona eliminaria a concorrência e ajudaria a garantir a sobrevivência das espécies antárticas, incluindo os pinguins.

A ONG tem apoiado investigações na região, juntamente com cientistas franceses que controlam o número de pinguins naquela área desde 2010.

A ideia sobre uma nova área de proteção será discutida num encontro, esta segunda-feira, com a Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos da Antártida Marinha (CCAMLR).

Esta comissão é formada por 25 membros e tem a participação da União Europeia.

“Este acontecimento horrível contrasta com a imagem alegre que as pessoas têm dos pinguins”, afirmou Rod Downie, chefe de programas polares da WWF.

“O risco de abrir esta área para pescas exploratórias de camarão – algo que representaria uma competição por alimentos com os pinguins da região – seria impensável, principalmente depois de duas temporadas catastróficas de reprodução nos últimos quatro anos”, afirmou.

Em 2015, todas as crias provenientes da época de reprodução morreram.

“A CCAMLR precisa de agir agora, adotando uma nova área de proteção marinha para as águas do Leste da Antártida para proteger a casa destes pinguins”, concluiu.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …