Ex-ministro da Albânia acusado de tráfico de droga enfrenta até 12 anos de prisão

A Procuradoria-Geral da República albanesa pediu esta terça-feira uma pena de prisão até 12 anos para o ex-ministro do Interior da Albânia, Saimir Tahiri, acusado de estar ligado a uma rede de tráfico de canábis em grandes quantidades.

Depois de uma investigação de dois anos, o antigo responsável do governo é suspeito dos crimes de tráfico de droga, corrupção e envolvimento numa organização criminosa. Saimir Tahiri, de 49 anos, rejeita as acusações e nega qualquer conexão com a suposta rede de tráfico que também levou a detenções em Itália e na Albânia dos supostos líderes.

Os procuradores anunciaram esta terça-feira a sentença de Tahiri, que o ano passado esteve brevemente em prisão domiciliária.

O ex-ministro deixou o cargo no governo em 2017 e abandonou o lugar de deputado em maio de 2018, devido à associação do seu nome à investigação sobre o caso. Com ele, são também acusados três polícias, incluindo Jael Cela, chefe da polícia de Vlora, uma das cidades mais antigas da Albânia, localizada no sul do país.

Saimir Tahiri, de 39 anos, estudou Direito e é um político albanês que serviu como Ministro dos Assuntos Interiores no governo do Primeiro Ministro Edi Rama de 2013 a 2017.

A Albânia é um centro para o tráfico de drogas e foi um grande produtor de canábis, destinado principalmente à Itália. As autoridades do país afirmam ter desmantelado essas redes. O atual ministro do Interior Sander Lleshaj chegou mesmo a declarar que a Albânia “tinha sido excluída da lista de países produtores de canábis”.

Este pequeno país nos Balcãs também é um ponto de trânsito para a heroína do Oriente Médio e a cocaína sul-americana, todas as drogas destinadas ao mercado europeu. Vlora é um porto no Mar Adriático e um importante cruzamento no narcotráfico na Albânia, localizado na costa sul da península italiana.

A vida política do país é pontilhada com este tráfico e os partidos políticos acusam-se uns aos outros de ter relações com o crime organizado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …