Ex-militar de Pinochet confessa crimes em programa de rádio

SXC

-

O sujeito telefonou para um programa de rádio chileno e confessou ter executado várias pessoas durante a ditadura militar imposta por Augusto Pinochet.

Podia ser mais um de muitos telefonemas recebidos pelo “El Chacotero Sentimental”, um popular programa de rádio no Chile, quando, na passada quarta-feira, um ouvinte quis falar de uma paixão que tinha tido por uma italiana.

Porém, o caso mudou rapidamente de figura quando o homem, que se apelidou de Alberto, começou a contar que o romance nunca tinha ido para a frente por causa do serviço militar a que tinha sido obrigado.

Segundo a BBC, o ouvinte relatou, num tom descontraído e de forma detalhada, os crimes que cometeu durante a ditadura militar imposta por Augusto Pinochet.

“Chorei na primeira vez [que matei], mas o meu tenente dizia: ‘Bom soldado, bom soldado, soldado valente’. Da segunda vez gostei, era melhor do que fumar droga“, descreveu.

O antigo soldado, que terá executado mais de dez pessoas, disse ainda que muitas dos desaparecidos durante esse período ainda não foram encontrados porque os seus corpos “estão totalmente desintegrados”.

Questionado por Roberto Artiagoitía, o apresentador do programa radiofónico, o ex-militar disse ainda que não era justo ser punido, visto que só cometeu esses crimes por ter sido “obrigado”, se não era ele quem teria sido morto pelos militares por desrespeitar ordens.

Dias depois, a polícia chilena prendeu Alberto que era, na verdade, Guillermo Reyes Rammsy, um taxista de 62 anos. Foi acusado de dois homicídios, estando agora em prisão domiciliária.

O apresentador, também conhecido por El Rumpy, afirmou ao jornal Las Últimas Noticias, citada pela emissora bitânica, que o relato do ex-militar foi “arrepiante e de muita frieza”.

A ditadura de Pinochet começou em 1973 e prolongou-se até à década de 90. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas tenham sido assassinadas durante esse período.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …