Euro2020. Portugal já demonstrou “qualidade para ultrapassar todas as dificuldades”

António Cotrim / Lusa

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu vai “sorrir”.

“A seleção portuguesa já demonstrou que tem qualidade para ultrapassar todas as dificuldades que tem pelo caminho, que é longo. O próximo [jogo] é o mais importante, dar o nosso melhor, estar focado e o estofo vai-se criando e demonstrando ao longo de cada jogo”, começou por dizer o médio, em conferência de imprensa.

Apesar da derrota e da exibição aquém contra a Alemanha (4-2), na segunda ronda, o jogador do Wolverhampton frisa que Portugal “não era o melhor depois de vencer a Hungria (3-0), nem é o pior depois do jogo em Munique”.

Moutinho conta com 133 internacionalizações de ‘quinas’ ao peito, sendo um dos mais experientes do grupo de 26 convocados, mas ainda não foi titular neste campeonato da Europa.

“Não sei, não faço ideia [se vou ser titular]. É o mister que tem de avaliar e ver quem são os melhores para entrar contra a França. Todos estamos disponíveis para dar o nosso melhor”, apontou.

Sobre o que pode trazer à equipa, depois de ter sido suplente utilizado diante da Hungria e Alemanha, o médio, de 34 anos, utilizou a palavra “empenho” e justificou porquê.

“Posso trazer o empenho, como todos os outros. Queremos fazer o nosso melhor, que é o que todos tentamos. Nunca ninguém entra para não fazer as coisas bem. Por vezes, conseguimos, e por vezes, nem sempre como nós queríamos. Às vezes, acontecem resultados que não queremos. Mas vamos entrar em campo para dar o nosso melhor, empenhados, e esperar que possamos sorrir”, observou.

Para Moutinho, a França “é grande e tem um ataque com vários nomes que podem fazer estragos a qualquer outra”, contudo lembra que os lusos “já conseguiram anular grandes seleções”.

Por fim, não escondeu que o desafio em Munique deixou o campeão Europeu triste: “A azia vai passando a cada dia, a cara de quem ganha nunca é a mesma que quem perde. Claro que ficamos com azia, tristes, mas tem de ser assim. Temos de encarar as coisas de forma realista, não podemos estar alegres”.

Portugal e França jogam na quarta-feira, a partir das 20:00 (hora em Lisboa), na Puskas Arena, em Budapeste, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020 e que será dirigido pelo espanhol Antonio Mateu Lahoz.

Na classificação, Portugal é terceiro, com três pontos, os mesmos da Alemanha, segunda, e menos um do que a líder França, enquanto a Hungria é quarta, com um.

O Euro2020, que foi adiado para 2021 devido à pandemia de covid-19, decorre até 11 de julho, em 11 cidades de 11 países.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …