EUA. Venda de cigarros eletrónicos suspensa no estado de Massachusetts

O Estado norte-americano de Massachusetts suspendeu temporariamente a venda de cigarros eletrónicos devido aos casos de doença pulmonar associadas ao uso deste tipo de produtos.

Segundo o governador Charlie Baker, que decretou o estado de emergência de saúde pública, a medida estará em vigor a partir desta quarta-feira até ao próximo dia 25 de janeiro. Ou seja, durante quatro meses estará proibida a venda de cigarros eletrónicos e de todos os produtos associados, incluindo aqueles que contém canábis, naquele estado, noticiou o Expresso.

“Estou a decretar o estado de emergência de saúde pública e a suspender temporariamente a venda de cigarros eletrónicos e de todos os produtos associados em estabelecimentos comerciais ou por via online, uma vez que é necessário que os especialistas reúnam mais informações sobre o que está a causar doenças pulmonares fatais relacionadas com este tipo de produtos”, declarou Charlie Baker na terça-feira.

A administração do estado norte-americano comprometeu-se também a trabalhar com os especialistas e as autoridades de Saúde de forma a apurar as consequências do uso de cigarros eletrónicos e anunciar mais medidas com vista a travar aquela que já é considerada nos Estados Unidos (EUA) uma epidemia entre os jovens.

Até ao momento foram diagnosticados no estado de Massachusetts 61 casos de doenças pulmonares associados ao uso de cigarros eletrónicos.

Califórnia anuncia plano para os jovens

Entretanto, o Departamento de Saúde Pública do estado da Califórnia apelou também aos cidadãos para não utilizarem cigarros eletrónicos até serem conhecidas as causas da misteriosa doença pulmonar associada a este tipo de produtos.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou igualmente um plano para reduzir a taxa de fumadores entre adolescentes e jovens, que inclui a obrigação de os estabelecimentos que vendem cigarros eletrónicos incluírem alertas sobre os riscos para a saúde associados a esse tipo de produtos.

Nesta altura, nove pessoas estão hospitalizadas e pelo menos duas morreram na Califórnia devido a problemas pulmonares relacionados com a utilização de cigarros eletrónicos.

Pelo menos 530 casos foram identificados com a misteriosa doença pulmonar associada ao uso destes dispositivos e nove pessoas morreram entre 38 estados norte-americanos.

De acordo com a análise preliminar realizada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, a maioria dos consumidores de cigarros eletrónicos diagnosticados com doenças pulmonares recorreram a produtos que continham marijuana, incluindo Tetraidrocanabinol, substância psicoactiva encontrada na canábis. Outras garantiram ter usado apenas ‘vaping’ de nicotina, enquanto algumas utilizaram apenas CBD e uma combinação de THC e nicotina.

No início do mês, a administração de Donald Trump anunciou que irá retirar os cigarros eletrónicos com sabores do mercado, enquanto no estado do Michigan já entrou em vigor essa medida.

Em junho, o mayor da cidade de São Francisco anunciou também que vai proibir a venda de cigarros eletrónicos já no início do próximo ano, devido aos receios dos efeitos desta alternativa face ao tabaco tradicional.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …