EUA. Venda de cigarros eletrónicos suspensa no estado de Massachusetts

O Estado norte-americano de Massachusetts suspendeu temporariamente a venda de cigarros eletrónicos devido aos casos de doença pulmonar associadas ao uso deste tipo de produtos.

Segundo o governador Charlie Baker, que decretou o estado de emergência de saúde pública, a medida estará em vigor a partir desta quarta-feira até ao próximo dia 25 de janeiro. Ou seja, durante quatro meses estará proibida a venda de cigarros eletrónicos e de todos os produtos associados, incluindo aqueles que contém canábis, naquele estado, noticiou o Expresso.

“Estou a decretar o estado de emergência de saúde pública e a suspender temporariamente a venda de cigarros eletrónicos e de todos os produtos associados em estabelecimentos comerciais ou por via online, uma vez que é necessário que os especialistas reúnam mais informações sobre o que está a causar doenças pulmonares fatais relacionadas com este tipo de produtos”, declarou Charlie Baker na terça-feira.

A administração do estado norte-americano comprometeu-se também a trabalhar com os especialistas e as autoridades de Saúde de forma a apurar as consequências do uso de cigarros eletrónicos e anunciar mais medidas com vista a travar aquela que já é considerada nos Estados Unidos (EUA) uma epidemia entre os jovens.

Até ao momento foram diagnosticados no estado de Massachusetts 61 casos de doenças pulmonares associados ao uso de cigarros eletrónicos.

Califórnia anuncia plano para os jovens

Entretanto, o Departamento de Saúde Pública do estado da Califórnia apelou também aos cidadãos para não utilizarem cigarros eletrónicos até serem conhecidas as causas da misteriosa doença pulmonar associada a este tipo de produtos.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou igualmente um plano para reduzir a taxa de fumadores entre adolescentes e jovens, que inclui a obrigação de os estabelecimentos que vendem cigarros eletrónicos incluírem alertas sobre os riscos para a saúde associados a esse tipo de produtos.

Nesta altura, nove pessoas estão hospitalizadas e pelo menos duas morreram na Califórnia devido a problemas pulmonares relacionados com a utilização de cigarros eletrónicos.

Pelo menos 530 casos foram identificados com a misteriosa doença pulmonar associada ao uso destes dispositivos e nove pessoas morreram entre 38 estados norte-americanos.

De acordo com a análise preliminar realizada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, a maioria dos consumidores de cigarros eletrónicos diagnosticados com doenças pulmonares recorreram a produtos que continham marijuana, incluindo Tetraidrocanabinol, substância psicoactiva encontrada na canábis. Outras garantiram ter usado apenas ‘vaping’ de nicotina, enquanto algumas utilizaram apenas CBD e uma combinação de THC e nicotina.

No início do mês, a administração de Donald Trump anunciou que irá retirar os cigarros eletrónicos com sabores do mercado, enquanto no estado do Michigan já entrou em vigor essa medida.

Em junho, o mayor da cidade de São Francisco anunciou também que vai proibir a venda de cigarros eletrónicos já no início do próximo ano, devido aos receios dos efeitos desta alternativa face ao tabaco tradicional.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.