EUA, Canadá e México assinam revisão do NAFTA. Pacto comercial tem 25 anos

Gage Skidmore / Flickr

O Presidente norte-americano Donald Trump

Representantes dos Estados (EUA), do Canadá e do México assinaram na terça-feira uma nova revisão do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), um pacto comercial entre os três países, que já tem 25 anos.

Segundo noticiou o Expresso, a cerimónia de assinatura desta revisão – que decorreu no mesmo dia em que Donald Trump passou a enfrentar um ‘impeachment’ formal -, na Cidade do México, pode ter sido um dos últimos passos na missão do Presidente norte-americano de substituir o NAFTA, um acordo que responsabiliza pela perda de milhões de empregos no país.

O evento, que decorreu no Palácio Nacional, contou com a presença do Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, a vice-primeira-ministra canadiana, Chrystia Freeland, o representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o conselheiro da Casa Branca e genro de Donald Trump, Jared Kushner.

“Conseguimos isto juntos num momento em que, em todo o mundo, é cada vez mais difícil fazer acordos comerciais”, disse Chrystia Freeland, citada pela agência Reuters.

Este acordo já foi assinado há mais de um ano. No entanto, os democratas – maioritários na Câmara dos Representantes dos EUA – insistiram na necessidade de se fazerem grandes alterações ao nível dos planos laboral e ambiental antes de o submeter a votação.

Para a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, este acordo “é infinitamente melhor do que o proposto inicialmente pela Administração”, informando ainda que o mesmo está pronto para ser votado.

De acordo com a Reuters, o Parlamento canadiano e o Congresso mexicano deverão ratificar o acordo sem constrangimentos.

A renegociação do NAFTA foi lançada por Donald Trump no seu primeiro ano de mandato,  com o intuito de substituir o que descreveu como “o pior acordo de sempre”.

O novo acordo será “o melhor e mais importante acordo comercial alguma vez feito pelos EUA”, escreveu o Presidente norte-americano no Twitter. Será “bom para todos – agricultores, produtores, sector energético, sindicatos”, referiu, acrescentando: “finalmente se pôe fim ao pior acordo comercial do país, o NAFTA”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.