EUA acusam Coreia do Norte do ataque cibernético WannaCry

Conselheiro da Casa Branca diz que Pyongyang foi “diretamente responsável” pelo ataque cibernético WannaCry que, em maio, afetou mais de 300 mil computadores em 150 países.

O Conselheiro da Casa Branca, Tom Bossert, escreveu no Wall Street Journal que “É oficial: A Coreia do Norte está por trás do WannaCry”.

Depois de uma “cuidadosa investigação”, os EUA acreditam estar em posição de afirmar publicamente que o massivo ciberataque WannaCry foi perpetrado pelo regime de Pyongyang.

O ataque espalhou-se indiscriminadamente pelo mundo em maio e encriptou e tornou inutilizáveis centenas de milhares de computadores em escolas, hospitais, empresas e casas. Depois disso, as vítimas recebiam um pedido de resgate que, mesmo quando era pago, não desbloqueava os seus computadores. “O ataque espalhou-se e custou milhares de milhões de dólares e a Coreia do Norte é diretamente responsável”, aponta Bossert.

No artigo, o membro da Casa Branca alerta que “não é com leviandade que os EUA fazem esta alegação”. Segundo Bossert, a afirmação baseia-se em provas que não são do conhecimento apenas dos EUA: o Reino Unido junta-se aos norte-americanos e a Microsoft conseguiu atribuir o ataque ao Governo da Coreia do Norte.

As consequências deste ataque foram para lá do paradigma económico. O software malicioso atingiu computadores em serviços de saúde, comprometendo sistemas responsáveis por trabalhos críticos. “Puseram vidas em risco“, acusa o Conselheiro.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que as culpas de ciberataques como o WannaCry são apontadas à Coreia do Norte.

Logo em maio, ao analisar uma versão do vírus WannaCry, a empresa de segurança informática Symantec identificou vários códigos do ataque ao banco central do Bangladesh, em 2016, a bancos polacos no início do ano ou à Sony Pictures Entertainment em retaliação pelo filme “The Interview”, uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Todos estes ciberataques foram atribuídos ao Grupo Lazarus, que opera a partir da China a mando da Coreia do Norte – e pode ser o responsável pelo recente ataque informático já que, segundo especialistas, os registos de horários no código do WannaCry estão ajustados de acordo com o fuso horário chinês.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …