EUA acusam Coreia do Norte do ataque cibernético WannaCry

Conselheiro da Casa Branca diz que Pyongyang foi “diretamente responsável” pelo ataque cibernético WannaCry que, em maio, afetou mais de 300 mil computadores em 150 países.

O Conselheiro da Casa Branca, Tom Bossert, escreveu no Wall Street Journal que “É oficial: A Coreia do Norte está por trás do WannaCry”.

Depois de uma “cuidadosa investigação”, os EUA acreditam estar em posição de afirmar publicamente que o massivo ciberataque WannaCry foi perpetrado pelo regime de Pyongyang.

O ataque espalhou-se indiscriminadamente pelo mundo em maio e encriptou e tornou inutilizáveis centenas de milhares de computadores em escolas, hospitais, empresas e casas. Depois disso, as vítimas recebiam um pedido de resgate que, mesmo quando era pago, não desbloqueava os seus computadores. “O ataque espalhou-se e custou milhares de milhões de dólares e a Coreia do Norte é diretamente responsável”, aponta Bossert.

No artigo, o membro da Casa Branca alerta que “não é com leviandade que os EUA fazem esta alegação”. Segundo Bossert, a afirmação baseia-se em provas que não são do conhecimento apenas dos EUA: o Reino Unido junta-se aos norte-americanos e a Microsoft conseguiu atribuir o ataque ao Governo da Coreia do Norte.

As consequências deste ataque foram para lá do paradigma económico. O software malicioso atingiu computadores em serviços de saúde, comprometendo sistemas responsáveis por trabalhos críticos. “Puseram vidas em risco“, acusa o Conselheiro.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que as culpas de ciberataques como o WannaCry são apontadas à Coreia do Norte.

Logo em maio, ao analisar uma versão do vírus WannaCry, a empresa de segurança informática Symantec identificou vários códigos do ataque ao banco central do Bangladesh, em 2016, a bancos polacos no início do ano ou à Sony Pictures Entertainment em retaliação pelo filme “The Interview”, uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Todos estes ciberataques foram atribuídos ao Grupo Lazarus, que opera a partir da China a mando da Coreia do Norte – e pode ser o responsável pelo recente ataque informático já que, segundo especialistas, os registos de horários no código do WannaCry estão ajustados de acordo com o fuso horário chinês.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Infetados que furem quarentena podem arriscar prisão preventiva

Em Portugal, o crime de propagação de doença tem uma moldura penal que pode ir até oito anos de prisão, admitindo ainda medidas de coação privativas da liberdade, como é o caso da prisão preventiva. Assim, …

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …