/

EUA acusam Coreia do Norte do ataque cibernético WannaCry

1

Conselheiro da Casa Branca diz que Pyongyang foi “diretamente responsável” pelo ataque cibernético WannaCry que, em maio, afetou mais de 300 mil computadores em 150 países.

O Conselheiro da Casa Branca, Tom Bossert, escreveu no Wall Street Journal que “É oficial: A Coreia do Norte está por trás do WannaCry”.

Depois de uma “cuidadosa investigação”, os EUA acreditam estar em posição de afirmar publicamente que o massivo ciberataque WannaCry foi perpetrado pelo regime de Pyongyang.

O ataque espalhou-se indiscriminadamente pelo mundo em maio e encriptou e tornou inutilizáveis centenas de milhares de computadores em escolas, hospitais, empresas e casas. Depois disso, as vítimas recebiam um pedido de resgate que, mesmo quando era pago, não desbloqueava os seus computadores. “O ataque espalhou-se e custou milhares de milhões de dólares e a Coreia do Norte é diretamente responsável”, aponta Bossert.

No artigo, o membro da Casa Branca alerta que “não é com leviandade que os EUA fazem esta alegação”. Segundo Bossert, a afirmação baseia-se em provas que não são do conhecimento apenas dos EUA: o Reino Unido junta-se aos norte-americanos e a Microsoft conseguiu atribuir o ataque ao Governo da Coreia do Norte.

As consequências deste ataque foram para lá do paradigma económico. O software malicioso atingiu computadores em serviços de saúde, comprometendo sistemas responsáveis por trabalhos críticos. “Puseram vidas em risco“, acusa o Conselheiro.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que as culpas de ciberataques como o WannaCry são apontadas à Coreia do Norte.

Logo em maio, ao analisar uma versão do vírus WannaCry, a empresa de segurança informática Symantec identificou vários códigos do ataque ao banco central do Bangladesh, em 2016, a bancos polacos no início do ano ou à Sony Pictures Entertainment em retaliação pelo filme “The Interview”, uma sátira do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Todos estes ciberataques foram atribuídos ao Grupo Lazarus, que opera a partir da China a mando da Coreia do Norte – e pode ser o responsável pelo recente ataque informático já que, segundo especialistas, os registos de horários no código do WannaCry estão ajustados de acordo com o fuso horário chinês.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.