Estudo revela que o “Jet Lag” aumenta risco de cancro no fígado

Um novo estudo do Baylor College of Medicine, nos EUA, revela que a alteração do relógio biológico produzida pelo “Jet Lag” interrompe os ritmos metabólicos do fígado, o que pode provocar a acumulação de gordura e ácidos biliares, fatores que aumentam o risco de cancro.

Os nossos corpos foram feitos para estar acordados durante o dia e para dormir durante a noite. Voar no meio da luminosidade quando o seu corpo acha que é de noite e comer comida de avião na altura em que costuma estar a dormir perturba o nosso ritmo circadiano – o que pode ser fatal.

O estudo, publicado na revista Cancer Cell, usou a luz para controlar os padrões de sono de cobaias, simulando assim a rutura de ritmos do corpo humano causado pela alteração do ciclo de sono.

“Queríamos saber se o Jet Lag é suficiente para induzir cancro em ratos bem alimentados, sem manipulação genética, nem radiação”, explicou o professor David Moore, o principal autor do estudo.

Os especialistas apagaram em horários diferentes as luzes das salas nas quais estavam as cobaias e, após algum tempo, descobriram que os animais tinham perdido o controlo do seu metabolismo.

Esse descontrolo fez com que as cobaias aumentassem de peso, desenvolvendo uma doença hepática gordurosa que evoluiu para inflamação crónica e, em alguns casos, cancro do fígado.

As cobaias perderam o controlo normal do metabolismo hepático, o que incluiu não só o a acumulação de gordura, mas também aumentou a produção de ácidos biliares.

“Encontramos outro fator, a produção elevada de ácidos biliares, que o fígado produz para ajudar a digerir as gorduras. Potencialmente, podem ser tóxicos“, destacou Moore, citado pelo Science Daily.

De acordo com o especialista, estudos anteriores ligaram altos níveis de ácidos biliares ao cancro de fígado – não apenas em animais, mas também em seres humanos.

Os cientistas esperam continuar a investigação para descobrir medicamentos que possam evitar que o Jet Lag afete os níveis de ácidos biliares no fígado, com o objetivo final de prevenir o cancro.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …