Estratégia de Conceição causa polémica. E até Gerrard ficou surpreendido

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

O FC Porto perdeu por 2-0 na partida frente ao Rangers a conta para a quarta jornada da Liga Europa. A estratégia de Sérgio Conceição foi um dos principais alvos de críticas.

Avizinhava-se uma partida complicada no Ibrox, em Glasgow, mas poucos contavam com a derrota desapontante dos ‘azuis e brancos’. Com a obrigação de vencer para se manter na frente da luta pela qualificação para a próxima fase, esperava-se uma exibição mais personalizada do FC Porto.

Os adeptos portistas torceram logo o nariz ao ver o ‘onze’ indicado por Sérgio Conceição. Num sistema fora do normal, o timoneiro dos ‘dragões’ apostou numa tática onde incorporava cinco defesas: Alex Telles, Iván Marcano, Pepe, Chancel Mbemba e Wilson Manafá. Danilo Pereira e Matheus Uribe davam estabilidade no meio-campo, Otávio e Corona ficavam encarregues do papel mais criativo e na frente, Tiquinho Soares era o ‘matador’ de serviço. Entre os postes, o incontestável Marchesín.

A opção de não incluir, por exemplo, Luis Díaz, um dos elementos que mais tem desequilibrado ofensivamente, acabou por surpreender os portistas. Nakajima e Zé Luís foram outras das opções que também estavam no banco no início do jogo.

“Depois da derrota, acha que vou dizer que a estratégia planeada foi fantástica? Obviamente que perdendo 2-0, a estratégia nunca é boa e o treinador é sempre o culpado”, admitiu Conceição na flash interview.

Quem também ficou surpreendido com a estratégia do FC Porto foi o treinador dos escoceses, Steven Gerrard. O técnico britânico acredita que as opções de Conceição foram um sinal de respeito pelo Rangers e que isso acabou de servir de inspiração para a vitória.

“O FC Porto fez-nos um grande elogio pela forma como se apresentou, criou-nos alguns problemas nos primeiros 20/30 minutos, mas depois disso controlámos e terminámos em grande”, disse Gerrard na conferência de imprensa, citado pelo jornal OJOGO.

“Os meus jogadores merecem crédito. Nos dois jogos, dominámos três quartos. Só foi difícil manter a bola nos primeiros minutos deste jogo, depois dominámos, foi uma fantástica exibição dos jogadores. Merecemos os quatro dos seis pontos nestes dois jogos”, acrescentou.

Desta forma, a situação dos ‘dragões’ na Europa agrava-se. Ao fim de quatro partidas, o emblema portista soma os mesmos quatro pontos que o Feyenoord, ocupando o último lugar do grupo. Young Boys e Rangers lideram com sete pontos.

O FC Porto vê-se agora obrigado a vencer os dois próximos jogos. Primeiro, viaja até à Suíça para defrontar o Young Boys e, por fim, recebe o Feyenoord na última jornada. Caso falhe a qualificação para a próxima fase, o Porto corre o risco de fazer a pior campanha europeia desde a viragem do milénio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este até hoje ainda nunca me convenceu e até estou convencido que o senhor Pinto da Costa já deve sofrer daquele tal mal que muitas vezes ataca as pessoas de terceira idade chamado “casmurrice” porque caso contrário já o teria despedido.

    • A equipa até controlou o jogo. O que faltou foi mais intensidade no último terço do campo. De resto até acho que estiveram melhor lá do que cá.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …