Estratégia de Conceição causa polémica. E até Gerrard ficou surpreendido

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

O FC Porto perdeu por 2-0 na partida frente ao Rangers a conta para a quarta jornada da Liga Europa. A estratégia de Sérgio Conceição foi um dos principais alvos de críticas.

Avizinhava-se uma partida complicada no Ibrox, em Glasgow, mas poucos contavam com a derrota desapontante dos ‘azuis e brancos’. Com a obrigação de vencer para se manter na frente da luta pela qualificação para a próxima fase, esperava-se uma exibição mais personalizada do FC Porto.

Os adeptos portistas torceram logo o nariz ao ver o ‘onze’ indicado por Sérgio Conceição. Num sistema fora do normal, o timoneiro dos ‘dragões’ apostou numa tática onde incorporava cinco defesas: Alex Telles, Iván Marcano, Pepe, Chancel Mbemba e Wilson Manafá. Danilo Pereira e Matheus Uribe davam estabilidade no meio-campo, Otávio e Corona ficavam encarregues do papel mais criativo e na frente, Tiquinho Soares era o ‘matador’ de serviço. Entre os postes, o incontestável Marchesín.

A opção de não incluir, por exemplo, Luis Díaz, um dos elementos que mais tem desequilibrado ofensivamente, acabou por surpreender os portistas. Nakajima e Zé Luís foram outras das opções que também estavam no banco no início do jogo.

“Depois da derrota, acha que vou dizer que a estratégia planeada foi fantástica? Obviamente que perdendo 2-0, a estratégia nunca é boa e o treinador é sempre o culpado”, admitiu Conceição na flash interview.

Quem também ficou surpreendido com a estratégia do FC Porto foi o treinador dos escoceses, Steven Gerrard. O técnico britânico acredita que as opções de Conceição foram um sinal de respeito pelo Rangers e que isso acabou de servir de inspiração para a vitória.

“O FC Porto fez-nos um grande elogio pela forma como se apresentou, criou-nos alguns problemas nos primeiros 20/30 minutos, mas depois disso controlámos e terminámos em grande”, disse Gerrard na conferência de imprensa, citado pelo jornal OJOGO.

“Os meus jogadores merecem crédito. Nos dois jogos, dominámos três quartos. Só foi difícil manter a bola nos primeiros minutos deste jogo, depois dominámos, foi uma fantástica exibição dos jogadores. Merecemos os quatro dos seis pontos nestes dois jogos”, acrescentou.

Desta forma, a situação dos ‘dragões’ na Europa agrava-se. Ao fim de quatro partidas, o emblema portista soma os mesmos quatro pontos que o Feyenoord, ocupando o último lugar do grupo. Young Boys e Rangers lideram com sete pontos.

O FC Porto vê-se agora obrigado a vencer os dois próximos jogos. Primeiro, viaja até à Suíça para defrontar o Young Boys e, por fim, recebe o Feyenoord na última jornada. Caso falhe a qualificação para a próxima fase, o Porto corre o risco de fazer a pior campanha europeia desde a viragem do milénio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este até hoje ainda nunca me convenceu e até estou convencido que o senhor Pinto da Costa já deve sofrer daquele tal mal que muitas vezes ataca as pessoas de terceira idade chamado “casmurrice” porque caso contrário já o teria despedido.

    • A equipa até controlou o jogo. O que faltou foi mais intensidade no último terço do campo. De resto até acho que estiveram melhor lá do que cá.

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …