Estratégia de Conceição causa polémica. E até Gerrard ficou surpreendido

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

O FC Porto perdeu por 2-0 na partida frente ao Rangers a conta para a quarta jornada da Liga Europa. A estratégia de Sérgio Conceição foi um dos principais alvos de críticas.

Avizinhava-se uma partida complicada no Ibrox, em Glasgow, mas poucos contavam com a derrota desapontante dos ‘azuis e brancos’. Com a obrigação de vencer para se manter na frente da luta pela qualificação para a próxima fase, esperava-se uma exibição mais personalizada do FC Porto.

Os adeptos portistas torceram logo o nariz ao ver o ‘onze’ indicado por Sérgio Conceição. Num sistema fora do normal, o timoneiro dos ‘dragões’ apostou numa tática onde incorporava cinco defesas: Alex Telles, Iván Marcano, Pepe, Chancel Mbemba e Wilson Manafá. Danilo Pereira e Matheus Uribe davam estabilidade no meio-campo, Otávio e Corona ficavam encarregues do papel mais criativo e na frente, Tiquinho Soares era o ‘matador’ de serviço. Entre os postes, o incontestável Marchesín.

A opção de não incluir, por exemplo, Luis Díaz, um dos elementos que mais tem desequilibrado ofensivamente, acabou por surpreender os portistas. Nakajima e Zé Luís foram outras das opções que também estavam no banco no início do jogo.

“Depois da derrota, acha que vou dizer que a estratégia planeada foi fantástica? Obviamente que perdendo 2-0, a estratégia nunca é boa e o treinador é sempre o culpado”, admitiu Conceição na flash interview.

Quem também ficou surpreendido com a estratégia do FC Porto foi o treinador dos escoceses, Steven Gerrard. O técnico britânico acredita que as opções de Conceição foram um sinal de respeito pelo Rangers e que isso acabou de servir de inspiração para a vitória.

“O FC Porto fez-nos um grande elogio pela forma como se apresentou, criou-nos alguns problemas nos primeiros 20/30 minutos, mas depois disso controlámos e terminámos em grande”, disse Gerrard na conferência de imprensa, citado pelo jornal OJOGO.

“Os meus jogadores merecem crédito. Nos dois jogos, dominámos três quartos. Só foi difícil manter a bola nos primeiros minutos deste jogo, depois dominámos, foi uma fantástica exibição dos jogadores. Merecemos os quatro dos seis pontos nestes dois jogos”, acrescentou.

Desta forma, a situação dos ‘dragões’ na Europa agrava-se. Ao fim de quatro partidas, o emblema portista soma os mesmos quatro pontos que o Feyenoord, ocupando o último lugar do grupo. Young Boys e Rangers lideram com sete pontos.

O FC Porto vê-se agora obrigado a vencer os dois próximos jogos. Primeiro, viaja até à Suíça para defrontar o Young Boys e, por fim, recebe o Feyenoord na última jornada. Caso falhe a qualificação para a próxima fase, o Porto corre o risco de fazer a pior campanha europeia desde a viragem do milénio.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este até hoje ainda nunca me convenceu e até estou convencido que o senhor Pinto da Costa já deve sofrer daquele tal mal que muitas vezes ataca as pessoas de terceira idade chamado “casmurrice” porque caso contrário já o teria despedido.

    • A equipa até controlou o jogo. O que faltou foi mais intensidade no último terço do campo. De resto até acho que estiveram melhor lá do que cá.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …