/

Estratégia de Conceição causa polémica. E até Gerrard ficou surpreendido

2

José Coelho / Lusa

Sérgio Conceição

O FC Porto perdeu por 2-0 na partida frente ao Rangers a conta para a quarta jornada da Liga Europa. A estratégia de Sérgio Conceição foi um dos principais alvos de críticas.

Avizinhava-se uma partida complicada no Ibrox, em Glasgow, mas poucos contavam com a derrota desapontante dos ‘azuis e brancos’. Com a obrigação de vencer para se manter na frente da luta pela qualificação para a próxima fase, esperava-se uma exibição mais personalizada do FC Porto.

Os adeptos portistas torceram logo o nariz ao ver o ‘onze’ indicado por Sérgio Conceição. Num sistema fora do normal, o timoneiro dos ‘dragões’ apostou numa tática onde incorporava cinco defesas: Alex Telles, Iván Marcano, Pepe, Chancel Mbemba e Wilson Manafá. Danilo Pereira e Matheus Uribe davam estabilidade no meio-campo, Otávio e Corona ficavam encarregues do papel mais criativo e na frente, Tiquinho Soares era o ‘matador’ de serviço. Entre os postes, o incontestável Marchesín.

A opção de não incluir, por exemplo, Luis Díaz, um dos elementos que mais tem desequilibrado ofensivamente, acabou por surpreender os portistas. Nakajima e Zé Luís foram outras das opções que também estavam no banco no início do jogo.

“Depois da derrota, acha que vou dizer que a estratégia planeada foi fantástica? Obviamente que perdendo 2-0, a estratégia nunca é boa e o treinador é sempre o culpado”, admitiu Conceição na flash interview.

Quem também ficou surpreendido com a estratégia do FC Porto foi o treinador dos escoceses, Steven Gerrard. O técnico britânico acredita que as opções de Conceição foram um sinal de respeito pelo Rangers e que isso acabou de servir de inspiração para a vitória.

“O FC Porto fez-nos um grande elogio pela forma como se apresentou, criou-nos alguns problemas nos primeiros 20/30 minutos, mas depois disso controlámos e terminámos em grande”, disse Gerrard na conferência de imprensa, citado pelo jornal OJOGO.

“Os meus jogadores merecem crédito. Nos dois jogos, dominámos três quartos. Só foi difícil manter a bola nos primeiros minutos deste jogo, depois dominámos, foi uma fantástica exibição dos jogadores. Merecemos os quatro dos seis pontos nestes dois jogos”, acrescentou.

Desta forma, a situação dos ‘dragões’ na Europa agrava-se. Ao fim de quatro partidas, o emblema portista soma os mesmos quatro pontos que o Feyenoord, ocupando o último lugar do grupo. Young Boys e Rangers lideram com sete pontos.

O FC Porto vê-se agora obrigado a vencer os dois próximos jogos. Primeiro, viaja até à Suíça para defrontar o Young Boys e, por fim, recebe o Feyenoord na última jornada. Caso falhe a qualificação para a próxima fase, o Porto corre o risco de fazer a pior campanha europeia desde a viragem do milénio.

ZAP //

2 Comments

  1. Este até hoje ainda nunca me convenceu e até estou convencido que o senhor Pinto da Costa já deve sofrer daquele tal mal que muitas vezes ataca as pessoas de terceira idade chamado “casmurrice” porque caso contrário já o teria despedido.

    • A equipa até controlou o jogo. O que faltou foi mais intensidade no último terço do campo. De resto até acho que estiveram melhor lá do que cá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.