Estranha depressão na superfície de Marte pode conter ingredientes-chave para a vida

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

-

Um grupo de cientistas está a investigar uma estranha depressão em Marte, que parece ser o lugar perfeito para procurar sinais de vida porque pode conter água, calor e nutrientes.

A estrutura tem a forma de um funil e está localizada dentro de uma cratera na região Hellas Planitia, no hemisfério sul de Marte.

O “funil” é semelhante aos antigos “caldeirões de gelo” que se formaram na Terra quando os vulcões entraram em erupção sob as placas de gelo da Islândia e da Gronelândia – e, se o mesmo processo ocorreu em Marte, poderá ter criado um ambiente quente e rico em nutrientes.

“Fomos atraídos para esta zona porque pode hospedar alguns dos principais ingredientes para habitabilidade – água, calor e nutrientes”, disse o investigador Joseph Levy, da Universidade do Texas, citado pela Science Alert.

A estrutura foi detetada pela primeira vez por Levy, em 2009, mas só agora foi possível obter dados necessários para analisar a zona, graças a fotografias estereoscópicas – que permitem aos cientistas recolher informações tridimensionais a partir de imagens bidimensionais.

Segundo o estudo publicado na revista Icarus, os especialistas encontraram uma estrutura semelhante na região Galaxias Fossae, em Marte, localizada numa planície chamada Utopia Planitia.

Joseph Levy/NASA

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

No entanto, a grande cavidade em Galaxias parece ter se formado devido a um impacto na superfície do planeta, enquanto que a depressão em Hellas Planitia “mostra sinais de atividade vulcânica“.

A equipa de cientistas encontrou provas de que o aumento das temperaturas de uma antiga erupção vulcânica pode ter derretido as grandes placas de gelo, formando uma espécie de “funil”.

Terão sido necessárias grandes quantidades de magma para derreter tanto gelo – mas com água líquida, nutrientes e calor, a zona fica repleta de condições para a vida extraterrestre.

“A possibilidade de formação de água líquida durante ou após a erupção vulcânica pode ter gerado condições habitáveis, tornando essas características um alvo para exploração geológica e astrobiológica”, sublinham os cientistas.

Agora é só esperar que a NASA envie o novo Rover Mars 2020 para procurar sinais de vida no Planeta Vermelho, e investigue ao pormenor a estrutura descoberta.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …