Estranha depressão na superfície de Marte pode conter ingredientes-chave para a vida

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

-

Um grupo de cientistas está a investigar uma estranha depressão em Marte, que parece ser o lugar perfeito para procurar sinais de vida porque pode conter água, calor e nutrientes.

A estrutura tem a forma de um funil e está localizada dentro de uma cratera na região Hellas Planitia, no hemisfério sul de Marte.

O “funil” é semelhante aos antigos “caldeirões de gelo” que se formaram na Terra quando os vulcões entraram em erupção sob as placas de gelo da Islândia e da Gronelândia – e, se o mesmo processo ocorreu em Marte, poderá ter criado um ambiente quente e rico em nutrientes.

“Fomos atraídos para esta zona porque pode hospedar alguns dos principais ingredientes para habitabilidade – água, calor e nutrientes”, disse o investigador Joseph Levy, da Universidade do Texas, citado pela Science Alert.

A estrutura foi detetada pela primeira vez por Levy, em 2009, mas só agora foi possível obter dados necessários para analisar a zona, graças a fotografias estereoscópicas – que permitem aos cientistas recolher informações tridimensionais a partir de imagens bidimensionais.

Segundo o estudo publicado na revista Icarus, os especialistas encontraram uma estrutura semelhante na região Galaxias Fossae, em Marte, localizada numa planície chamada Utopia Planitia.

Joseph Levy/NASA

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

No entanto, a grande cavidade em Galaxias parece ter se formado devido a um impacto na superfície do planeta, enquanto que a depressão em Hellas Planitia “mostra sinais de atividade vulcânica“.

A equipa de cientistas encontrou provas de que o aumento das temperaturas de uma antiga erupção vulcânica pode ter derretido as grandes placas de gelo, formando uma espécie de “funil”.

Terão sido necessárias grandes quantidades de magma para derreter tanto gelo – mas com água líquida, nutrientes e calor, a zona fica repleta de condições para a vida extraterrestre.

“A possibilidade de formação de água líquida durante ou após a erupção vulcânica pode ter gerado condições habitáveis, tornando essas características um alvo para exploração geológica e astrobiológica”, sublinham os cientistas.

Agora é só esperar que a NASA envie o novo Rover Mars 2020 para procurar sinais de vida no Planeta Vermelho, e investigue ao pormenor a estrutura descoberta.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …