Estranha depressão na superfície de Marte pode conter ingredientes-chave para a vida

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

-

Um grupo de cientistas está a investigar uma estranha depressão em Marte, que parece ser o lugar perfeito para procurar sinais de vida porque pode conter água, calor e nutrientes.

A estrutura tem a forma de um funil e está localizada dentro de uma cratera na região Hellas Planitia, no hemisfério sul de Marte.

O “funil” é semelhante aos antigos “caldeirões de gelo” que se formaram na Terra quando os vulcões entraram em erupção sob as placas de gelo da Islândia e da Gronelândia – e, se o mesmo processo ocorreu em Marte, poderá ter criado um ambiente quente e rico em nutrientes.

“Fomos atraídos para esta zona porque pode hospedar alguns dos principais ingredientes para habitabilidade – água, calor e nutrientes”, disse o investigador Joseph Levy, da Universidade do Texas, citado pela Science Alert.

A estrutura foi detetada pela primeira vez por Levy, em 2009, mas só agora foi possível obter dados necessários para analisar a zona, graças a fotografias estereoscópicas – que permitem aos cientistas recolher informações tridimensionais a partir de imagens bidimensionais.

Segundo o estudo publicado na revista Icarus, os especialistas encontraram uma estrutura semelhante na região Galaxias Fossae, em Marte, localizada numa planície chamada Utopia Planitia.

Joseph Levy/NASA

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

No entanto, a grande cavidade em Galaxias parece ter se formado devido a um impacto na superfície do planeta, enquanto que a depressão em Hellas Planitia “mostra sinais de atividade vulcânica“.

A equipa de cientistas encontrou provas de que o aumento das temperaturas de uma antiga erupção vulcânica pode ter derretido as grandes placas de gelo, formando uma espécie de “funil”.

Terão sido necessárias grandes quantidades de magma para derreter tanto gelo – mas com água líquida, nutrientes e calor, a zona fica repleta de condições para a vida extraterrestre.

“A possibilidade de formação de água líquida durante ou após a erupção vulcânica pode ter gerado condições habitáveis, tornando essas características um alvo para exploração geológica e astrobiológica”, sublinham os cientistas.

Agora é só esperar que a NASA envie o novo Rover Mars 2020 para procurar sinais de vida no Planeta Vermelho, e investigue ao pormenor a estrutura descoberta.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …