Estranha depressão na superfície de Marte pode conter ingredientes-chave para a vida

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

-

Um grupo de cientistas está a investigar uma estranha depressão em Marte, que parece ser o lugar perfeito para procurar sinais de vida porque pode conter água, calor e nutrientes.

A estrutura tem a forma de um funil e está localizada dentro de uma cratera na região Hellas Planitia, no hemisfério sul de Marte.

O “funil” é semelhante aos antigos “caldeirões de gelo” que se formaram na Terra quando os vulcões entraram em erupção sob as placas de gelo da Islândia e da Gronelândia – e, se o mesmo processo ocorreu em Marte, poderá ter criado um ambiente quente e rico em nutrientes.

“Fomos atraídos para esta zona porque pode hospedar alguns dos principais ingredientes para habitabilidade – água, calor e nutrientes”, disse o investigador Joseph Levy, da Universidade do Texas, citado pela Science Alert.

A estrutura foi detetada pela primeira vez por Levy, em 2009, mas só agora foi possível obter dados necessários para analisar a zona, graças a fotografias estereoscópicas – que permitem aos cientistas recolher informações tridimensionais a partir de imagens bidimensionais.

Segundo o estudo publicado na revista Icarus, os especialistas encontraram uma estrutura semelhante na região Galaxias Fossae, em Marte, localizada numa planície chamada Utopia Planitia.

Joseph Levy/NASA

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

A depressão na região de Hellas Planitia (A) e a a depressão em Galaxias (B)

No entanto, a grande cavidade em Galaxias parece ter se formado devido a um impacto na superfície do planeta, enquanto que a depressão em Hellas Planitia “mostra sinais de atividade vulcânica“.

A equipa de cientistas encontrou provas de que o aumento das temperaturas de uma antiga erupção vulcânica pode ter derretido as grandes placas de gelo, formando uma espécie de “funil”.

Terão sido necessárias grandes quantidades de magma para derreter tanto gelo – mas com água líquida, nutrientes e calor, a zona fica repleta de condições para a vida extraterrestre.

“A possibilidade de formação de água líquida durante ou após a erupção vulcânica pode ter gerado condições habitáveis, tornando essas características um alvo para exploração geológica e astrobiológica”, sublinham os cientistas.

Agora é só esperar que a NASA envie o novo Rover Mars 2020 para procurar sinais de vida no Planeta Vermelho, e investigue ao pormenor a estrutura descoberta.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …