Estátua colossal pode reescrever história das mulheres na antiguidade

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua colossal de mulher encontrada na antiga Kunulua, a actual Tayinat, na Turquia.

Arqueólogos canadianos desenterraram parte de uma estátua, datada de há 3 mil anos, que teria entre 4 a 5 metros e que pode ajudar a reescrever a história quanto ao papel que as mulheres desempenharam na antiguidade.

A escultura, feita em basalto e representando uma mulher, foi encontrada em escavações na zona onde ficaria situada a porta de entrada da cidadela de Kunulua, a actual Tayinat, na Turquia, a cerca de 75 quilómetros da cidade síria de Aleppo.

Os arqueólogos do Departamento de Civilizações do Oriente Próximo e Médio da Universidade de Toronto, no Canadá, encontraram apenas a cabeça e o torso da estátua, medindo cerca de 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura, conforme se salienta no comunicado divulgado no site Sciencedaily.

Isto leva os arqueólogos a concluir que a estátua completa teria “entre 4 e 5 metros”. Trata-se de uma escultura colossal, mas que vem ao encontro das dimensões monumentais de outra estátua encontrada no local pelo Projecto Arqueológico de Tayinat, TAP, que decorre desde 1999.

Esta outra estátua, encontrada em 2012, tem cerca de 4 metros e parece representar o Rei Suppiluliuma, que governou o reino hitita de Patina, de que Kunulua era a capital, no início do Século IX antes de Cristo.

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua do Rei Suppiluliuma que governou o reino hitita de Patina no Século IX antes de Cristo.

Os arqueólogos acreditam que as duas estátuas podem estar relacionadas.

Certo é que, dizem os arqueólogos, “a descoberta desta estátua levanta a possibilidade de que as mulheres tiveram um papel mais importante, na vida política e religiosa, nestas comunidades do início da Idade do Ferro, do que sugerem os registos históricos existentes”, destaca o director do TAP, Timothy Harrison, citado pelo Sciencedaily.

Desfigurada num ritual

A estátua de mulher agora encontrada tem o rosto e o peito desfigurados e os arqueólogos acreditam que essa destruição pode ser sido intencional, no âmbito de algum ritual.

“As suas características marcantes incluem um anel de cabelos encaracolados que se destacam por debaixo de um xaile que lhe cobre a cabeça, ombros e costas”, explica Timothy Harrison.

“A estátua foi encontrada de cabeça para baixo numa espessa camada de fragmentos de basalto que incluía lascas dos seus olhos, nariz e face, mas também pedaços de esculturas encontradas, anteriormente, noutras partes, dentro da área da porta de entrada”, acrescenta Harrison, notando que alguns desses fragmentos “provêm da cabeça do Rei Suppiluliuma que foi descoberta em 2012″.

Isto indicia que as partes das duas “esculturas monumentais” foram depositadas juntas, “o que sugere que pode ter havido um processo elaborado de enterro ou desmantelamento, como parte da sua destruição”, diz ainda o director do TAP.

Identidade misteriosa

Os arqueólogos esperam, agora, poder restaurar grande parte da cara e do torso da escultura original. Já mais difícil poderá ser desvendar quem é que a estátua representa afinal.

“É possível que seja uma representação de Kubaba, a mãe divina dos deuses da antiga Anatólia”, começa por apontar Harrison.

“Contudo, há pistas estilísticas e iconográficas que apontam que a estátua representa uma figura humana, possivelmente a esposa do Rei Suppiluliuma ou, o que seria ainda mais intrigante, uma mulher chamada Kupapiyas, que foi a esposa – ou talvez a mãe – de Taita, o fundador dinástico da antiga Tayinat”, acrescenta o também professor de Arqueologia.

Kupapiyas terá vivido mais de 100 anos e terá sido uma figura importante, sendo um dos poucos nomes de mulheres que sobreviveu no tempo, dessa região e desse período da história, como nota o Sciencedaily.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …