/

Os Estados Unidos não usam o sistema métrico. A culpa é de piratas

2

Jean Leon Gerome Ferris / Wikimedia

Captura do pirata Barba Negra

Os Estados Unidos tentaram adoptar o sistema métrico pouco depois da sua formação em 1776, mas um gangue de piratas pôs fim a este processo antes deste sequer começar.

É uma questão que muitos de nós temos. Por que é que os Estados Unidos não usam o sistema métrico?

Podemos achar que a razão não passa de um desejo norte-americano de se distinguir dos restantes países, mas a história vai muito além disso.

Na verdade, os culpados são os piratas.

Pouco após a sua formação, os Estados Unidos da América tiveram de escolher que sistema de medida deviam adoptar, numa altura em que practicamente cada país tinha o seu próprio, o que dificultava muito o comércio.

Por esta razão, os recém-nascidos EUA defendiam a criação de um sistema universal comum, relata o IFLScience.

Nesta altura, os franceses já estavam a planear o sistema métrico. O maior desafio foi decidir qual seria a medida de um quilo e a escolha acabou por recair nums pequenos cilindros de metal, que se tornaram a escala ideal. Caso os Estados Unidos quisessem entrar na brincadeira, teriam de importar estes cilindros.

Thomas Jefferson era o Secretário de Estado na altura e escreveu uma carta ao Governo francês com questões sobre o novo sistema.

Os homólogos de Paris rapidamente se mostraram disponíveis para ajudar os seus aliados e ofereceram-se a enviar o cientista Joseph Dombey, acompanhado por um cilindro de um quilo, até solo americano para explicar como tudo funcionava pessoalmente.

No entanto, o navio que levava Dombey nunca chegou aos Estados Unidos. A embarcação foi alvo de uma tempestade que a desviou da rota e a levou para o Mar das Caraíbas.

Um gangue de piratas atacou o navio e prendeu a tripulação inteira. À espera de um resgate que nunca chegou, Dombey e os restantes tripulantes acabaram por morrer enquanto estavam presos.

Perante a ausência de Dombey, os EUA desenvolveram as suas próprias unidades e, em 1959, juntaram-se ao Reino Unido para criarem um sistema comum aos dois países.

Se é compreensível terem avançado com as suas próprias medidas quando os esforços de adoptarem o sistema métrico falharam no século XVIII, a verdade é que a comunicação e a capacidade de conversão melhorou muito desde então.

Desta forma, por que é que os EUA não adoptaram o sistema métrico mais tarde?

Houve vários esforços ao longo dos séculos, mas os custos, o tempo necessário e a opinião pública têm sido entraves à mudança para o sistema métrico.

Já imaginou se, de repente, todos os livros, placas das estradas, etiquetas de produtos, etc — sem falar na desformatação de 300 milhões de pessoas habituadas a um sistema diferente — tivessem de mudar?

Certamente seria uma bela dor de cabeça.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. Já pensou que quando o sistema métrico foi adoptado, centenas de milhões de pessoas tiveram de se “reformatar”?

    A China e a Índia têm populações muito maiores do que os EUA e isso não as impediu de adoptarem o sistema métrico.

    Os EUA não adoptam o sistema métrico porque tem uma grande percentagem da população com um nível de conhecimentos técnico-científico muito baixo. Educar uma população que pensa que a Bíblia foi originalmente escrita em inglês (e que Deus fala inglês) é praticamente impossível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.