Estado Islâmico tentou recrutar através de uma agência de emprego na Suécia

(dr) Dabiq Magazine #10

-

O grupo terrorista terá tentado recrutar militantes através de uma agência de emprego na cidade de Malmö, na Suécia.

As agências de emprego, onde normalmente os desempregados fazem fila com uma senha na mão para tentar arranjar uma solução, é para a maioria das pessoas o primeiro passo para tentar entrar no mercado de trabalho na Suécia.

No entanto, uma agência de emprego da cidade de Malmö apercebeu-se de um homem suspeito que tentava entrar em contacto com os clientes da agência para fazer propaganda ao Estado Islâmico.

O incidente já aconteceu no final do ano passado mas só agora foi revelado pela empresa sueca.

“Nós notámos a tentativa de recrutamento para a organização terrorista”, confirmou Per Ola Persson, chefe de segurança da agência de emprego em questão.

Segundo o responsável, a tentativa de recrutar pessoas desempregadas ocorria abertamente na sala da receção da agência, com várias testemunhas presentes.

“Nem sempre nos apercebemos do que acontece nas salas. Nós consideramos que todos os clientes chegam à agência para procurar trabalho. É difícil controlar todos”, afirma, alertando ainda para a ausência de câmaras de vigilância.

Segundo fontes do jornal Sydsvenskan, as tentativas de recrutamento já tinham acontecido em muitos outros locais públicos como, por exemplo, restaurantes e cafés.

“As pessoas que se tornam vítimas dos recrutadores são geralmente desempregadas”, declarou uma testemunha de vários casos de recrutamento.

Segundo Amir Rostami, polícia e sociólogo, as agências de emprego são bons lugares para os recrutadores do grupo extremista, já que por lá podem encontrar pessoas vulneráveis e numa situação mais frágil.

A ideia passa por oferecer-lhes ajuda e a garantia de que todos os seus problemas vão ser resolvidos. Não será por acaso que a maioria dos jihadistas suecos provém de bairros com alta taxa de criminalidade.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.