18 euros por hora: quanto vai custar estacionar um SUV

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O valor pode chegar aos 225 euros por dia. A ideia da Câmara Municipal de Paris é expulsar esse tipo de carros do centro da cidade.

Quem tem um sport utility vehicle (SUV) já terá reparado que o seu carro é um dos alvos centrais na luta contra as alterações climáticas.

A Câmara Municipal de Paris também quer defender o ambiente e, por isso, vai haver um referendo no dia 4 de Fevereiro sobre “o lugar dos SUV na capital” de França.

Não há como desviar da meta principal da autarquia: expulsar os SUV do centro da cidade.

Para isso quer tomar uma medida central que vai a votos – aumentar a taxa de estacionamento.

E o aumento não é de uns cêntimos: a proposta é triplicar o custo do estacionamento dos SUV, chegando a 18 euros por hora e a 225 euros por dia.

Os novos preços serão aplicados a carros movidos a gasolina e a gasóleo, híbridos e híbridos plug-in de 1,6 toneladas ou mais; e ainda veículos elétricos de duas toneladas ou mais.

Se for aprovada pelos habitantes locais, a medida não vai afectar quem vive nas zonas em causa, nem quem trabalha em Paris, partilha o Jornal de Notícias.

“A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica”, lê-se num comunicado da Câmara Municipal de Paris – que já tinha proibido o aluguer de scooters há três meses.

Além de pensar no ambiente, a Câmara quer também reduzir o espaço ocupado por estes veículos utilitários desportivos – que costumam ser mais altos, mais compridos e com mala maior.

ZAP //

7 Comments

  1. Absolutamente patético. Se olharmos para as cidades com melhor qualidade do ar do mundo, encontramos várias cidades americanas, onde em muitos casos há poucas opções de transporte público, e SUVs absolutamente gigantescos abundam.

  2. Se esta medida não afecta nem os moradores nem os trabalhadores, acaba por ter muito pouco impacto. Não vai ser por isto que a malta vai deixar de comprar SUVs.

  3. Faz muito sentido favorecer aqueles carros de de diesel de tamanho normal dos anos noventa-2000 que deitam fumo com fuligem que mesmo contribui ao aquecimento global, à má qualidade de ar nas cidades, às doenças cardiovasculares e como os novos estudos mostram, ao autismo, em vez de apoiar as pessoas terem carros de família modernos e seguros, ou seja SUVs (híbridos ou de gasolina) com muito menos emissão e muito menos consumo.
    Mas já sabemos que dentro da UE tudo pode acontecer.

  4. Então porque autorizam e incentivam o fabrico e a compra destes carros?
    Então e os governantes europeus quando metem de lado os seus aviões a jacto particulares?

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