18 euros por hora: quanto vai custar estacionar um SUV

8

O valor pode chegar aos 225 euros por dia. A ideia da Câmara Municipal de Paris é expulsar esse tipo de carros do centro da cidade.

Quem tem um sport utility vehicle (SUV) já terá reparado que o seu carro é um dos alvos centrais na luta contra as alterações climáticas.

A Câmara Municipal de Paris também quer defender o ambiente e, por isso, vai haver um referendo no dia 4 de Fevereiro sobre “o lugar dos SUV na capital” de França.

Não há como desviar da meta principal da autarquia: expulsar os SUV do centro da cidade.

Para isso quer tomar uma medida central que vai a votos – aumentar a taxa de estacionamento.

E o aumento não é de uns cêntimos: a proposta é triplicar o custo do estacionamento dos SUV, chegando a 18 euros por hora e a 225 euros por dia.

Os novos preços serão aplicados a carros movidos a gasolina e a gasóleo, híbridos e híbridos plug-in de 1,6 toneladas ou mais; e ainda veículos elétricos de duas toneladas ou mais.

Se for aprovada pelos habitantes locais, a medida não vai afectar quem vive nas zonas em causa, nem quem trabalha em Paris, partilha o Jornal de Notícias.

“A votação de 4 de fevereiro de 2024 é uma mensagem clara para os construtores automóveis. A sua corrida lucrativa para vender automóveis maiores, com maior consumo de combustível e mais caros é uma ameaça à transição ecológica”, lê-se num comunicado da Câmara Municipal de Paris – que já tinha proibido o aluguer de scooters há três meses.

Além de pensar no ambiente, a Câmara quer também reduzir o espaço ocupado por estes veículos utilitários desportivos – que costumam ser mais altos, mais compridos e com mala maior.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. Absolutamente patético. Se olharmos para as cidades com melhor qualidade do ar do mundo, encontramos várias cidades americanas, onde em muitos casos há poucas opções de transporte público, e SUVs absolutamente gigantescos abundam.

  2. Se esta medida não afecta nem os moradores nem os trabalhadores, acaba por ter muito pouco impacto. Não vai ser por isto que a malta vai deixar de comprar SUVs.

  3. Faz muito sentido favorecer aqueles carros de de diesel de tamanho normal dos anos noventa-2000 que deitam fumo com fuligem que mesmo contribui ao aquecimento global, à má qualidade de ar nas cidades, às doenças cardiovasculares e como os novos estudos mostram, ao autismo, em vez de apoiar as pessoas terem carros de família modernos e seguros, ou seja SUVs (híbridos ou de gasolina) com muito menos emissão e muito menos consumo.
    Mas já sabemos que dentro da UE tudo pode acontecer.

  4. Então porque autorizam e incentivam o fabrico e a compra destes carros?
    Então e os governantes europeus quando metem de lado os seus aviões a jacto particulares?

  5. Tudo campanha para comprarem elétricos será que os aviões também não poluem será que vão ser elétricos e vão acabar com os combustiveis foceis será só esses que poluem e os aviões esses poluem o dobro
    + Dmde 40 ou 50 automeveis e são aosmilhares a vorem pelo e a poluir tudo mesmo e os tranportes públicos esses então nem se fala o dobro a campanha continua depois dizem para comprar carros elétricos que gastam menos só que os carrega na própria casa dele porque carregar em árias se serviço vai lá vai sai mais caro e por vezes muito poucas maquinas de carregamentos como um endevido em lisboa mora no 9 andar poi um cabo pelo prédio abaixo para carregar o carro com 9 andares a cima isto é mesmo caricato só para pagar menos porque nas árias de servico ou em super mercados é muito mais caro haja paciência eu antes quero carros de combustão e ponto até não proibirem continuo com eles

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.