Bactéria recém-descoberta é maior que um mosquito – e visível a olho humano

De acordo com os autores do estudo, os organismos podem crescer até 2 centímetros e transportar ADN.

As bactérias e a sua evolução são dois fenómenos que prendem a atenção de investigadores, que tentam perceber qual o seu nível de resistência sem isso afete a resposta imunitária do corpo humano. Em alguns casos, as bactérias podem mesmo ser autênticos pesadelos para os homens, apesar de serem, na sua maioria, invisíveis ao olho humano. Pelo menos, até agora.

Um grupo de cientistas parece ter descoberto uma bactéria cujo tamanho é superior ao de um mosquito, de acordo com um estudo publicado na Science, onde os investigadores também se mostram fascinados com a complexidade do organismo.

Inicialmente, poderia pensar-se que por ter uma dimensão maior a bactéria poderia ser composta por múltiplas células, mas não. Na realidade, trata-se de um organismo único que pode crescer até aos dois centímetros e assumir a forma de uma corda. Tem também uma peculiaridade que a distingue das demais bactérias: contêm material genético dentro de uma membrana, enquanto a maioria das restantes bactérias deixam o seu ADN a flutuar.

Como tal, o novo organismo pode ser categorizado algures entre um procariote e um eucariote. Segundo o Interesting Engineering, os prokaryotes são organismos sem um núcleo distintivo, assim como outras organelas devido à ausência de membranas internas ao passo que os eukaryotes, como animais, plantas e fungos, contêm um núcleo e outras organelas ligadas a membranas.

“Frequentemente, as bactérias são consideradas como formas de vida pequenas, simples e até ‘não evoluídas‘, até caracterizadas como sacos de proteínas”, palavras escolhidas por Chris Greening, microbiólogo da Universidade de Monash. “Mas esta bactéria mostra que isto não poderia estar muito mais longe da verdade”.

Através do estudo, também se verificou que esta nova bactéria transportava uma segunda bolsa cheia de água que constitui mais de 70% do seu volume total. No que respeita a esta característica, é bastante semelhante à de uma bactéria do género Thiomargarita que também carrega o mesmo tipo de bolsa. Depois de uma análise genética, os investigadores deduziram que a bactéria recém-descoberta provavelmente pertence ao mesmo género e chamaram-lhe T. magnifica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.