Misterioso escurecimento de Betelgeuse é um “espirro de poeira gigante”

A misteriosa estrela Betelgeuse, temporariamente obscurecida, não passa por qualquer processo de desvanecimento. Só está envolta de poeira.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington e do Observatório Lowell, nos Estados Unidos, apoiam a teoria de que Betelgeuse segue um ciclo de vida muito semelhante ao das supergigantes vermelhas e, como tal, só está envolta de poeira. O artigo foi aceite recentemente para revisão no Astrophysical Journal Letters.

“As supergigantes vermelhas lançam ocasionalmente material das suas superfícies, que se condensa em torno da estrela em forma de poeira. À medida que arrefece e se dissipa, os grãos de poeira absorvem parte da luz que bloqueiam a nossa visão”, explicou a professora de Astronomia Emily Levesque.

Apesar deste fenómeno, os astrónomos esperam que esta enigmática estrela expluda como uma supernova nos próximos 100.000 anos. No entanto, o desvanecimento da estrela, que começou em outubro do ano passado, não é necessariamente um sinal de uma supernova iminente, sublinha os astrónomo do Observatório Lowell, Philip Massey.

De acordo com o portal EurekAlert, uma teoria colocada em cima da mesa pelos cientistas era que a poeira recém-formada estava a absorver parte da luz de Betelgeuse. Uma outra postulou que enormes células de convecção dentro da estrela haviam atraído material quente para a sua superfície.

Uma forma de apurar qual destas teorias estaria correta era determinar a temperatura da superfície de Betelgeuse. Mas medir a temperatura de uma estrela não é uma tarefa fácil.

Ao observar o espectro de luz que emana de uma estrela, os astrónomos conseguem calcular a sua temperatura. A luz das estrelas brilhantes é muitas vezes demasiado forte para um espectro detalhado, mas Massey usou um filtro que “amorteceu” o sinal para conseguir extrair o espectro de uma assinatura específica: a absorvência da luz pelas moléculas de óxido de titânio.

O óxido de titânio forma-se e acumula-se nas camadas superiores de estrelas grandes e relativamente frias, como Betelgeuse. Esta substância absorve alguns comprimentos de onda da luz, deixando “bolas” reveladoras no espectro de supergigantes vermelhas que os cientistas conseguem usar para determinar a temperatura da superfície da estrela.

Segundo os cálculos, a temperatura média da superfície de Betelgeuse no dia 14 de fevereiro era de, aproximadamente, 3.325 graus Celsius. – apenas 50-100 graus Celsius mais frio do que a temperatura que uma equipa calculou como a temperatura da superfície de Betelgeuse em 2004, anos antes da sua atenuação dar início.

Esta descoberta põe em dúvida que Betelgeuse está a escurecer porque uma das enormes células de convecção da estrela trouxe gás quente de dentro para a superfície. Se uma dessas células tivesse subido à superfície de, os cientistas teriam registado uma queda de temperatura substancialmente maior do que a observada entre 2004 e 2020.

Os astrónomos já observaram nuvens de poeira em volta de outras supergigantes vermelhas, pelo que observações adicionais podem revelar um distúrbio muito semelhante ao redor de Betelgeuse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …