ESA testa na quarta-feira reentrada da nave IXV na atmosfera

A Agência Espacial Europeia, ESA, vai lançar na quarta-feira o IXV, um pequeno aparelho espacial experimental, para testar a entrada controlada na atmosfera.

O lançamento do aparelho vai acontecer num foguete Vega, a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa.

Segundo o site da ESA, esta missão vai testar “sistemas e tecnologias de ponta que irão equipar a Europa com capacidade de reentrada independente, além das bases de um sistema de transporte espacial reutilizável”.

Depois de desenvolver a capacidade de colocar a nave em órbita, o acoplamento automático e a aterragem distante, a ESA pretende dominar agora o regresso autónomo da órbita e a aterragem suave.

Depois de se separar do foguete, o veículo vai subir até cerca de 450 quilómetros de altura para depois reentrar na atmosfera, gravando os dados através de sensores convencionais e avançados.

Este voo deverá prolongar-se por cerca de 100 minutos.

Os resultados iniciais desta missão devem ser divulgados dentro de seis semanas.

O nome do aparelho pronuncia-se à inglesa, uma vez que IXV corresponde a Intermediate eXperimental Vehicle.

O Veículo Intermediário Experimental tem cinco metros de comprimento e pesa cerca de duas toneladas.

ESA

Conceito artístico do ciclo completo da missão do IXV, desde o lançamento com um foguete Vega no Porto Espacial Europeu até à reentrada e aterragem suave no mar.

Conceito artístico do ciclo completo da missão do IXV, desde o lançamento com um foguete Vega no Porto Espacial Europeu até à reentrada e aterragem suave no mar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …