Epidemia de hepatite nos EUA e Canadá pode ter sido causada por morangos

1

Os reguladores norte-americanos e canadianos estão a investigar um surto de hepatite, que pode estar ligado a morangos orgânicos frescos.

Numa declaração conjunta, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) e a Agência de Saúde Pública do Canadá relataram que as doenças no Minnesota, na Califórnia e no Canadá ocorreram depois de as pessoas terem consumido morangos frescos da marca FreshKampo e H-E-B.

As agências indicaram que os morangos tinham sido comprados entre 5 de março e 25 de abril, segundo a PBS.

Foram vendidos em vários retalhistas norte-americanos, incluindo Aldi, Kroger, Safeway, Walmart e Trader Joe’s. No Canadá, os morangos afetados foram vendidos entre 5 e 9 de março nas lojas Co-op, em Alberta e Saskatchewan.

Os morangos possivelmente defeituosos já passaram o seu prazo de validade, mas as autoridades sanitárias dizem que os consumidores que os compraram e os congelaram para comer mais tarde devem deitá-los fora.

Registaram-se 17 doenças e 12 hospitalizações nos Estados Unidos, segundo os dados da FDA. No Canadá, contabilizaram-se 10 casos e 4 hospitalizações.

A empresa mexicana FreshKampo, que cultiva morangos, afirmou numa declaração que estava a trabalhar com os reguladores para determinar o que aconteceu.

A FreshKampo referiu que o rótulo nos recipientes dos morangos em causa teria escrito “Produto do México” ou “Distribuído por Meridien Foods”.

Numa declaração, a mercearia H-E-B do Texas garante que não recebia nem vendia morangos orgânicos do fornecedor em questão desde 16 de abril. H-E-B insiste que qualquer pessoa que ainda tenha os morangos deve deitá-los fora ou devolvê-los à loja onde foram comprados.

A hepatite A é um vírus que pode causar doenças hepáticas e, em casos raros, insuficiência hepática e morte. A doença sente-se, normalmente, entre 15 a 50 dias após comer ou beber alimentos contaminados. Os sintomas incluem fadiga, náuseas, vómitos, dores abdominais e icterícia.

Os consumidores que comeram as bagas possivelmente contaminadas nas últimas duas semanas e não foram vacinados contra a hepatite A devem consultar imediatamente um médico, segundo a FDA.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.