Enviado para a prisão com 13 anos de atraso, foi libertado

CBS This Morning / YouTube

Cornealious Anderson

Cornealious Anderson

Um americano que as autoridades se esqueceram de enviar à prisão durante 13 anos foi libertado depois de passar 10 meses detido.

Cornealious Michael Anderson foi sentenciado em 2000 devido a um assalto à mão armada, mas só foi mandado para a prisão em julho do ano passado, devido a um erro burocrático do departamento prisional local, que não lhe enviou a ordem de prisão.

Mike Anderson disse não ter tentado esconder sua identidade das autoridades – e até as teria lembrado sobre a sentença.

Ao tomar a decisão de libertá-lo, a Justiça considerou o impacto que a prisão teria na sua nova família, assim como a sua conduta desde o roubo de 1999. Nesse período, ele casou-se duas vezes, teve filhos e iniciou diversos negócios.

A juíza Terry Lynn Brown elogiou o comportamento de Anderson desde a condenação, alegando que não fazia sentido mantê-lo preso.

“Você tem sido um bom pai e um bom marido. Tem sido um bom cidadão contribuinte do Estado do Missouri”, afirmou. “Isso faz-me acreditar que você é um bom homem, um homem mudado.”

Ordem de prisão

Anderson tinha 22 anos na época do roubo e não tinha antecedentes criminais sérios até à altura.

Ele foi instruído a aguardar uma ordem definindo a qual prisão deveria se apresentar, mas o papel nunca chegou às suas mãos.

Em julho do ano passado, quando a sua sentença deveria terminar, um funcionário do Departamento de Correções do Missouri percebeu que o réu nunca tinha sido mandado para a prisão.

Uma equipa policial foi então enviada sem aviso prévio para prendê-lo. Passado tanto tempo, Anderson já se tinha casado, divorciado, casado novamente, teve três filhos e tornou-se até voluntário numa igreja e numa equipa de futebol.

Anderson disse que nesse período renovou a sua carteira de motorista e o seu título de eleitor sem esconder o seu nome.

Uma petição na Internet a favor de sua libertação reuniu 35 mil assinaturas.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.