Enorme estátua de famoso imperador romano descoberta na Turquia

Excavation Committee of the Ancient City of Laodicea

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma estátua de grandes dimensões de Trajano, um famoso imperador romano, sob uma fonte de água na antiga cidade de Laodiceia, na Turquia. A escultura terá sido construída em 113 d.C, quatro anos antes da morte do imperador romano.

Com três metros de altura e 1.906 anos de idade, a escultura foi reconstruida a partir de centenas de peças que foram encontradas junto da antiga fonte de água, tal como noticia o jornal local Hurriyet Daily News.

Na escultura, Trajano está vestido com o traje militar completo, que incluiu uma armadura decorada, o quíton (indumentária utilizada pelos homens da época semelhante ao kilt escocês) e um tecido sobre o ombro esquerdo. É possível ver um soldado inimigo encolhido aos pés do imperador, que apresenta uma posse vitoriosa com o braço direito levantado.  

Trajano foi um dos imperadores mais bem sucedido da Roma antiga, tendo conseguido levar o Império Romano à sua maior extensão territorial. No fim da sua governação (98-117 d.C), o império estendia-se por dois milhões de quilómetros quadrados.

Além da expansão de território, que englobava grande parte da Europa, o norte da África e partes do Médio Oriente, incluindo a Mesopotâmia (que hoje conhecemos como Iraque), Trajano foi também responsável por grandes obras públicas como a construção de aquedutos, pontes e portos.

Em Laodiceia, o governante construiu um canal, investindo uma quantia substancial de dinheiro na cidade turca. A estátua foi uma forma de homenagear o imperador pelas várias contribuições que levou a cabo na cidade.

A antiga cidade de Laodiceia

Laodiceia fazia parte da província romana de Frígia, localizada numa importante rota comercial que lhe trouxe grande riqueza e prosperidade. Importa salientar que o prisioneiro que está encolhido junto de Trajano usa um típico gorro frígio.

A cidade era tão rica que, quando um terremoto a destruiu em 60 d.C, os moradores recusaram qualquer ajuda do Império Romano e reconstruiram-na com os seus próprios recursos. Os seus cidadãos mais proeminentes patrocinaram a construção de teatros, casas de banho, templos, um estádio e uma miríade de outros edifícios públicos e obras de arte.

Tendo em conta o seu notável desenvolvimento, Roma concedeu a Laodiceia o estatuto de cidade livre, tornando-a autónoma e auto governada. A região até cunhava as suas próprias moedas. Nalgum momento da História, a estátua de Trajano partiu-se em cerca de 356 pedaços, que ficaram enterrados sob a fonte onde o monumento se erguia.

Excavation Committee of the Ancient City of Laodicea

Estátua de Trajano depois da reconstrução

A estátua foi descoberta por investigadores do Comitê de Escavação da Cidade Antiga de Laodiceia, projeto liderado pelo arqueólogo Celal Şimşek, da Universidade de Pamukkale, na Turquia. De acordo com Şimşek, a qualidade da peça é excepcionalmente boa. Provavelmente foi esculpida por um artista que viu Trajano pessoalmente.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Dois milhões de metros quadrados representa apenas, dois quilómetros quadrados!
    Não serão, dois milhões de quilómetros quadrados?

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …