/

Enorme estátua de famoso imperador romano descoberta na Turquia

3

Excavation Committee of the Ancient City of Laodicea

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma estátua de grandes dimensões de Trajano, um famoso imperador romano, sob uma fonte de água na antiga cidade de Laodiceia, na Turquia. A escultura terá sido construída em 113 d.C, quatro anos antes da morte do imperador romano.

Com três metros de altura e 1.906 anos de idade, a escultura foi reconstruida a partir de centenas de peças que foram encontradas junto da antiga fonte de água, tal como noticia o jornal local Hurriyet Daily News.

Na escultura, Trajano está vestido com o traje militar completo, que incluiu uma armadura decorada, o quíton (indumentária utilizada pelos homens da época semelhante ao kilt escocês) e um tecido sobre o ombro esquerdo. É possível ver um soldado inimigo encolhido aos pés do imperador, que apresenta uma posse vitoriosa com o braço direito levantado.  

Trajano foi um dos imperadores mais bem sucedido da Roma antiga, tendo conseguido levar o Império Romano à sua maior extensão territorial. No fim da sua governação (98-117 d.C), o império estendia-se por dois milhões de quilómetros quadrados.

Além da expansão de território, que englobava grande parte da Europa, o norte da África e partes do Médio Oriente, incluindo a Mesopotâmia (que hoje conhecemos como Iraque), Trajano foi também responsável por grandes obras públicas como a construção de aquedutos, pontes e portos.

Em Laodiceia, o governante construiu um canal, investindo uma quantia substancial de dinheiro na cidade turca. A estátua foi uma forma de homenagear o imperador pelas várias contribuições que levou a cabo na cidade.

A antiga cidade de Laodiceia

Laodiceia fazia parte da província romana de Frígia, localizada numa importante rota comercial que lhe trouxe grande riqueza e prosperidade. Importa salientar que o prisioneiro que está encolhido junto de Trajano usa um típico gorro frígio.

A cidade era tão rica que, quando um terremoto a destruiu em 60 d.C, os moradores recusaram qualquer ajuda do Império Romano e reconstruiram-na com os seus próprios recursos. Os seus cidadãos mais proeminentes patrocinaram a construção de teatros, casas de banho, templos, um estádio e uma miríade de outros edifícios públicos e obras de arte.

Tendo em conta o seu notável desenvolvimento, Roma concedeu a Laodiceia o estatuto de cidade livre, tornando-a autónoma e auto governada. A região até cunhava as suas próprias moedas. Nalgum momento da História, a estátua de Trajano partiu-se em cerca de 356 pedaços, que ficaram enterrados sob a fonte onde o monumento se erguia.

Excavation Committee of the Ancient City of Laodicea

Estátua de Trajano depois da reconstrução

A estátua foi descoberta por investigadores do Comitê de Escavação da Cidade Antiga de Laodiceia, projeto liderado pelo arqueólogo Celal Şimşek, da Universidade de Pamukkale, na Turquia. De acordo com Şimşek, a qualidade da peça é excepcionalmente boa. Provavelmente foi esculpida por um artista que viu Trajano pessoalmente.

3 Comments

  1. Dois milhões de metros quadrados representa apenas, dois quilómetros quadrados!
    Não serão, dois milhões de quilómetros quadrados?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.