Ex-engenheiro da Yahoo invadiu milhares contas e roubou imagens íntimas

Reyes Daniel Ruiz, um antigo engenheiro de 34 anos da Yahoo, declarou-se culpado de acesso ilícito a cerca de seis mil contas de utilizadores daquele serviço para procurar fotografias e vídeos íntimos.

O anúncio foi feito na terça-feira pelo Ministério Público do norte da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), que descreve que o programador utilizou os seus privilégios enquanto trabalhador da Yahoo para decifrar as palavras-passes dos utilizadores e entrar nas suas contas, noticiou esta quarta-feira o Público.

As vítimas eram sobretudo mulheres jovens e entre elas estão amigas, conhecidas e antigas colegas de trabalho de Reyes Daniel Ruiz.

Por esclarecer está se Reyes Daniel Ruiz acedeu às contas através de recursos inerentes à sua condição enquanto engenheiro da Yahoo – o que faria supor que a empresa permitiria a vários dos seus funcionários aceder de forma rotineira a informações confidenciais dos seus utilizadores, como palavras-passes ou chaves de recuperação de contas – ou se usou o seu conhecimento das proteções de segurança para invadir as contas.

“Ele fez cópias de imagens e vídeo, sem permissão, que encontrou nas contas pessoais e armazenou os dados em sua casa. Depois de ter acesso às contas da Yahoo, Ruiz admitiu ter comprometido também o iCloud, Facebook, Gmail, DropBox e outras contas online dos utilizadores do Yahoo à procura de mais imagens e vídeos privados”, descreveu o Ministério Público em comunicado.

Depois de conhecer a palavra-passe de cada vítima, o processo tornou-se fácil para o programador, uma vez que é comum (apesar de não ser recomendada) a utilização das mesmas credenciais em vários serviços.

O antigo empregador de Reyes Daniel Ruiz identificou o comportamento criminoso ao monitorizar a conta do funcionário. Alertado, o suspeito destruiu o computador e o disco rígido que tinha em casa e onde armazenava todas as fotos e vídeos que foi recolhendo ao longo dos dez anos que trabalhou para a Yahoo.

Reyes Daniel Ruiz acabou por ser acusado de crimes de intrusão informática e de interceptação de comunicações privadas. O engenheiro de 34 anos declarou-se culpado esta semana e aguarda agora pela leitura da sentença, o que só deverá acontecer em fevereiro. Enfrenta uma pena máxima de cinco anos de prisão e pode ser condenado a pagar uma multa de 250 mil dólares (cerca de 228 mil euros) a cada uma das suas vítimas.

Esta não é a primeira vez que milhares de contas do Yahoo – atualmente propriedade da gigante norte-americana de telecomunicações Verizon – são alvo de ataques informáticos. Em agosto de 2013, um ataque informático atingiu a totalidade dos três milhões de contas da empresa norte-americana.

ZAP // //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.