Enfermeiros noruegueses ficam mais baratos formados em Portugal

Joe Philipson / Flickr

-

O diretor da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis afirma que há entidades norueguesas interessadas em formar alunos nessa instituição portuguesa, opção “mais barata” do que qualificá-los no seu país de origem.

Embora o cenário mais frequente seja aquele em que os alunos que terminam as suas licenciaturas em Oliveira de Azeméis têm colocação quase imediata no estrangeiro, Henrique Moreira revelou à Lusa que o fluxo de estudantes no sentido inverso também se tornou uma hipótese – mas só no que se refere à formação universitária, com a possibilidade de os noruegueses virem qualificar-se a Portugal.

“Se criarmos um curso bilingue, em Português e Inglês, a Noruega está disposta a enviar os seus alunos para estudarem cá”, garante o diretor da ESECVPOA, “dizem que lhes fica mais barato mandar os alunos para Portugal do que tê-los a estudar lá, onde a formação em Enfermagem é muito mais cara e nem sequer é tão abrangente como a nossa”.

Qualidade da formação

Essa abrangência de conhecimentos é uma das razões pelas quais os enfermeiros portugueses são facilmente aprovados nos testes de recrutamento internacionais.

“Há entidades que, quando estão a avaliar um candidato nosso, nos ligam a comprovar se ele realmente recebeu formação em determinadas áreas, como, por exemplo, a algaliação, que envolve a introdução de vários tipos de sondas no corpo humano “, refere Henrique Moreira.

“Aqui na escola desenvolvemos competências muito mais abrangentes do que nos outros países e por isso é que às escolas estrangeiras não interessa aumentar o número de vagas ou alargar a matéria dada nos cursos, porque é mais fácil e mais barato vir buscar os enfermeiros portugueses”, defende.

Para o diretor da ESECVPOA, esses países têm assim “mão-de-obra altamente qualificada a custo zero“.

“Por isso é que é uma tristeza ver que em Portugal não se valoriza este capital humano”, explica.

“Temos cá estes profissionais de qualidade todos e a realidade é que nos nossos hospitais há falta de enfermeiros, sendo que os rácios portugueses [de serviço de enfermagem nas unidades de Saúde] ainda não estão ao nível da média europeia”, conclui.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …