Enfermeiros noruegueses ficam mais baratos formados em Portugal

Joe Philipson / Flickr

-

O diretor da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis afirma que há entidades norueguesas interessadas em formar alunos nessa instituição portuguesa, opção “mais barata” do que qualificá-los no seu país de origem.

Embora o cenário mais frequente seja aquele em que os alunos que terminam as suas licenciaturas em Oliveira de Azeméis têm colocação quase imediata no estrangeiro, Henrique Moreira revelou à Lusa que o fluxo de estudantes no sentido inverso também se tornou uma hipótese – mas só no que se refere à formação universitária, com a possibilidade de os noruegueses virem qualificar-se a Portugal.

“Se criarmos um curso bilingue, em Português e Inglês, a Noruega está disposta a enviar os seus alunos para estudarem cá”, garante o diretor da ESECVPOA, “dizem que lhes fica mais barato mandar os alunos para Portugal do que tê-los a estudar lá, onde a formação em Enfermagem é muito mais cara e nem sequer é tão abrangente como a nossa”.

Qualidade da formação

Essa abrangência de conhecimentos é uma das razões pelas quais os enfermeiros portugueses são facilmente aprovados nos testes de recrutamento internacionais.

“Há entidades que, quando estão a avaliar um candidato nosso, nos ligam a comprovar se ele realmente recebeu formação em determinadas áreas, como, por exemplo, a algaliação, que envolve a introdução de vários tipos de sondas no corpo humano “, refere Henrique Moreira.

“Aqui na escola desenvolvemos competências muito mais abrangentes do que nos outros países e por isso é que às escolas estrangeiras não interessa aumentar o número de vagas ou alargar a matéria dada nos cursos, porque é mais fácil e mais barato vir buscar os enfermeiros portugueses”, defende.

Para o diretor da ESECVPOA, esses países têm assim “mão-de-obra altamente qualificada a custo zero“.

“Por isso é que é uma tristeza ver que em Portugal não se valoriza este capital humano”, explica.

“Temos cá estes profissionais de qualidade todos e a realidade é que nos nossos hospitais há falta de enfermeiros, sendo que os rácios portugueses [de serviço de enfermagem nas unidades de Saúde] ainda não estão ao nível da média europeia”, conclui.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …