/

YouTuber usa energia de batatas podres para jogar Doom

Um Youtuber conseguiu jogar Doom, através do uso (exclusivo) de energia proveniente de batatas podres. Usou cerca de 45 quilos.

Equalo – o Youtuber que alcançou esta proeza – usou a “energia das batatas” para conseguir jogar Doom. Pode parecer estranho, mas funcionou.

Há uns anos já tinha sido descoberto que uma batata cozida é capaz de produzir 10 vezes  mais carga energética do que uma batata crua. Ao ter conhecimento disso, o YouTuber reuniu na sua garagem um autêntico batalhão de batatas, todas unidas para formar uma grande bateria.

Segundo o Interesting Engineering, Equalo, uniu todas as batatas (cerca de 45 kg) com cobre e com zinco e criou, aquilo que é conhecido em eletroquímica, como uma Ponte Salina.

Inicialmente a ideia era conseguir executar o jogo num Raspberry Pi Zero, que para funcionar precisaria entre 100 e 120 miliamperes e 5 volts. Para isso o YouTuber comprou  as batatas, ferveu-as para aumentar a amperagem, cortou-as ao meio, e espalhou-as na sua garagem. Por fim, cobriu-as com zinco e cobre e ligou-as a fios, o que fez com estas transportassem energia até ao aparelho.

Depois de cinco dias, e alguns problemas técnicos, a experiência não funcionou. Enquanto Equalo pensava numa solução, deixou as batatas a repousar na garagem. Dias depois teve a ideia de trocar o Raspberry por outro dispositivo que não necessitasse de tanta energia para executar o Doom.

Surgiu então a ideia de usar uma calculadora TI-84 e, surpreendentemente, as batatas que já estavam num elevado estado de decomposição, funcionaram. O YouTuber conseguiu que as batatas atingissem mais de 100 miliamperes e 5 volts de corrente, conseguindo assim usar a pilha de batatas para alimentar o aparelho.

Uma única batata não teria sido suficiente para fornecer eletricidade devido à fraca energia que produz. Equalo encontrou a fórmula perfeita, ao criar uma bateria gigantesca de mais de 700 batatas que foram conectadas entre si.

Contudo, o YouTuber já deixou claro que a ambiciosa experiência teve um ponto negativo: uma garagem inundada pelo cheiro de centenas de batatas que começaram a apodrecer depois de serem deixadas ao ar livre durante vários dias.

Perante este cenário, e apesar do feito, Equalo deixa um aviso: “Por favor, nunca tentem fazer isto sozinhos, não vale a pena”.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.