Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

catholicism / Flickr

O papa Francisco

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu durante a iniciativa não são conhecidos.

O encontro secreto foi promovido pelo Instituto Acton para o Estudo da Religião e a Liberdade que tem sede nos EUA e que é conhecido pelas posições críticas relativamente ao Papa Francisco.

Não foi o primeiro encontro promovido pelo Instituto no Penha Longa de Sintra, um hotel de cinco estrelas, com um campo de golfe, um SPA de 1500 metros quadrados, um restaurante com uma estrela Michelin e uma capela do Século XIV, como avança o jornal digital 7MARGENS que é propriedade da associação sem fins lucrativos Porta 18.

Terão participado 110 bispos, oriundos de 42 países diferentes, no encontro realizado no Penha Longa Resort entre 22 e 25 de Janeiro passados, como avança a publicação. Não se conhecem as identidades dos participantes – o 7MARGENS refere que apenas foi identificada a participação do cardeal Berhaneyesus Souraphiel, arcebispo de Adis Abeba.

Não haveria nenhum português no encontro. O cardeal-patriarca de Lisboa foi convidado, mas não esteve presente, depois de ter sido um dos participantes do encontro do ano passado, ainda segundo a mesma fonte.

O 7MARGENS falou com alguns dos participantes na reunião secreta que vincam o carácter “reservado”, “confidencial” e “discreto” da iniciativa que terá servido para “estudo, discussão e partilha de experiências” em torno da “fé, razão e justiça social”.

Os bispos terão falado do “défice de ética” no mundo actual, entendendo que isso gera “corrupção, injustiça e desigualdades”, segundo fontes ouvidas pelo 7MARGENS.

Um bispo africano abriu um pouco mais o véu do encontro, salientando que os intervenientes acreditam que “é preciso formar as famílias, por causa da tendência para a diminuição no número de filhos“. “No Ocidente, há cada vez mais famílias sem filhos e com animais de estimação e a família está a desaparecer; na Ásia, as famílias estão cada vez mais envelhecidas; e em África, a tendência também é para que se reduza o número de filhos”, salienta este bispo.

O Instituto Acton tem sido associado à “direita católica liberal” e no site oficial da entidade frisa-se que pretende promover “uma sociedade virtuosa e livre, caracterizada pela liberdade individual e sustentada por princípios religiosos”.

Os associados do Acton têm manifestado uma posição muito crítica relativamente ao que consideram ser as ideias “anti-capitalistas” do Papa Francisco e a sua visão “disfuncional” da economia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. São os inúteis da maçonaria, que vivem à custa dos fieis ingénuos, só que estes já estão a acabar. O seu reinado está a chegar ao fim. O povo agora tem acesso às notícias, e mais tarde os mais cedo tudo se descobre. Não gostam do Papa Francisco porque ele aponta o dedo a esses mamões, pedófilos, corruptos, etc. Está na Bíblia que Jesus também virou a mesa à porta da casa de seu pai. Eles que contem que tudo se vem a saber, têm os seus dias contados, e não é culpa do Papa é deles mesmos.

  2. A notícia diz:
    “Uma centena de “bispos” de todo o mundo (maçonaria da igreja) reuniu-se em Sintra, no resort de luxo (pago com dinheiro dos fiéis ingénuos) Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que “não contou” com intervenientes portugueses.
    O que eu não acredito … Mais uma vez se confirma TUDO SE SABE. Deveria ser publicada pelo Resort a lista desses homens, pois de “bispos” não têm nada.
    Onde está neles o voto de POBREZA?, o voto de OBDIÊNCIA ao nosso representante de Deus na Terra? é tudo uma cambada de …

  3. já devem receber menos, devem andar a vêr como fazer para colocar mais uns milhões ao bolso, chulos de quem é frágil, eu acredito em deus mas não nestes padres todos, não precisamos de quem se mete na politica e querem serem descipulos de deus, vão trabalhar para as obras camelos.

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …