Encontrados dois navios antigos submersos no centro de Estocolmo

tuxmaniac / Flickr

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

Arqueólogos do Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia, anunciaram ter encontrado os restos de dois navios antigos, submersos junto à ilha de Skeppsholmen, no centro de Estocolmo.

Segundo informou o Museu em nota publicada esta quinta-feira no seu site oficial, as duas embarcações agora encontradas poderão ser ainda mais antigas do que o famoso navio de guerra Vasa, que se afundou e naufragou na sua viagem inaugural, em 1628.

O Vasa, construído para o Rei Gustavo Adolfo II da Suécia em 1626, e esquecido durante séculos após várias tentativas de recuperar os seus preciosos canhões, foi encontrado quase intacto em 1961 e encontra-se exposto no Museu.

Os dois navios afundados agora descobertos foram encontrados lado a lado, à entrada da ilha de Skeppsholmen, no centro da capital Sueca, em meados do mês passado.

O achado foi feito por mergulhadores do Museu Marítimo Nacional da Suécia, que analisavam as condições de segurança do leito do rio, que em julho vai ser palco da ÅF Offshore Race 2016, uma competição internacional de vela.

“Infelizmente, não conhecemos ainda o nome das embarcações encontradas”, revelou Jim Hansson, arqueólogo do Museu Marítimo de Estocolmo.

Com o objectivo de obter mais dados e definir a origem dos dois navios naufragados, os arqueólogos vão tentar construir um modelo digital 3D dos restos submersos, e determinar a idade dos navios a partir de amostras de madeira recolhidas pelos mergulhadores.

“Assim que conseguirmos determinar a idade dos dois navios, poderemos recorrer a arquivos para os identificar”, acrescentou Hansson.

Encontrar navios históricos submersos é sempre fascinante, mas na capital da Suécia nem sequer é algo pouco habitual.

O ano passado, próximo do mesmo local, foram encontrados os restos de 15 embarcações dos séculos XVI e XVII.

De acordo com arqueólogos citados pelo The Local, os dois navios agora encontrados poderão pertencer ao mesmo período.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …