/

Encontrados dois navios antigos submersos no centro de Estocolmo

tuxmaniac / Flickr

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

Arqueólogos do Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia, anunciaram ter encontrado os restos de dois navios antigos, submersos junto à ilha de Skeppsholmen, no centro de Estocolmo.

Segundo informou o Museu em nota publicada esta quinta-feira no seu site oficial, as duas embarcações agora encontradas poderão ser ainda mais antigas do que o famoso navio de guerra Vasa, que se afundou e naufragou na sua viagem inaugural, em 1628.

O Vasa, construído para o Rei Gustavo Adolfo II da Suécia em 1626, e esquecido durante séculos após várias tentativas de recuperar os seus preciosos canhões, foi encontrado quase intacto em 1961 e encontra-se exposto no Museu.

Os dois navios afundados agora descobertos foram encontrados lado a lado, à entrada da ilha de Skeppsholmen, no centro da capital Sueca, em meados do mês passado.

O achado foi feito por mergulhadores do Museu Marítimo Nacional da Suécia, que analisavam as condições de segurança do leito do rio, que em julho vai ser palco da ÅF Offshore Race 2016, uma competição internacional de vela.

“Infelizmente, não conhecemos ainda o nome das embarcações encontradas”, revelou Jim Hansson, arqueólogo do Museu Marítimo de Estocolmo.

Com o objectivo de obter mais dados e definir a origem dos dois navios naufragados, os arqueólogos vão tentar construir um modelo digital 3D dos restos submersos, e determinar a idade dos navios a partir de amostras de madeira recolhidas pelos mergulhadores.

“Assim que conseguirmos determinar a idade dos dois navios, poderemos recorrer a arquivos para os identificar”, acrescentou Hansson.

Encontrar navios históricos submersos é sempre fascinante, mas na capital da Suécia nem sequer é algo pouco habitual.

O ano passado, próximo do mesmo local, foram encontrados os restos de 15 embarcações dos séculos XVI e XVII.

De acordo com arqueólogos citados pelo The Local, os dois navios agora encontrados poderão pertencer ao mesmo período.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.