Encontrados dois navios antigos submersos no centro de Estocolmo

tuxmaniac / Flickr

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

Arqueólogos do Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia, anunciaram ter encontrado os restos de dois navios antigos, submersos junto à ilha de Skeppsholmen, no centro de Estocolmo.

Segundo informou o Museu em nota publicada esta quinta-feira no seu site oficial, as duas embarcações agora encontradas poderão ser ainda mais antigas do que o famoso navio de guerra Vasa, que se afundou e naufragou na sua viagem inaugural, em 1628.

O Vasa, construído para o Rei Gustavo Adolfo II da Suécia em 1626, e esquecido durante séculos após várias tentativas de recuperar os seus preciosos canhões, foi encontrado quase intacto em 1961 e encontra-se exposto no Museu.

Os dois navios afundados agora descobertos foram encontrados lado a lado, à entrada da ilha de Skeppsholmen, no centro da capital Sueca, em meados do mês passado.

O achado foi feito por mergulhadores do Museu Marítimo Nacional da Suécia, que analisavam as condições de segurança do leito do rio, que em julho vai ser palco da ÅF Offshore Race 2016, uma competição internacional de vela.

“Infelizmente, não conhecemos ainda o nome das embarcações encontradas”, revelou Jim Hansson, arqueólogo do Museu Marítimo de Estocolmo.

Com o objectivo de obter mais dados e definir a origem dos dois navios naufragados, os arqueólogos vão tentar construir um modelo digital 3D dos restos submersos, e determinar a idade dos navios a partir de amostras de madeira recolhidas pelos mergulhadores.

“Assim que conseguirmos determinar a idade dos dois navios, poderemos recorrer a arquivos para os identificar”, acrescentou Hansson.

Encontrar navios históricos submersos é sempre fascinante, mas na capital da Suécia nem sequer é algo pouco habitual.

O ano passado, próximo do mesmo local, foram encontrados os restos de 15 embarcações dos séculos XVI e XVII.

De acordo com arqueólogos citados pelo The Local, os dois navios agora encontrados poderão pertencer ao mesmo período.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …