Encontrados dois navios antigos submersos no centro de Estocolmo

tuxmaniac / Flickr

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

O navio de guerra Vasa, exposto no Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia

Arqueólogos do Museu Marítimo de Estocolmo, na Suécia, anunciaram ter encontrado os restos de dois navios antigos, submersos junto à ilha de Skeppsholmen, no centro de Estocolmo.

Segundo informou o Museu em nota publicada esta quinta-feira no seu site oficial, as duas embarcações agora encontradas poderão ser ainda mais antigas do que o famoso navio de guerra Vasa, que se afundou e naufragou na sua viagem inaugural, em 1628.

O Vasa, construído para o Rei Gustavo Adolfo II da Suécia em 1626, e esquecido durante séculos após várias tentativas de recuperar os seus preciosos canhões, foi encontrado quase intacto em 1961 e encontra-se exposto no Museu.

Os dois navios afundados agora descobertos foram encontrados lado a lado, à entrada da ilha de Skeppsholmen, no centro da capital Sueca, em meados do mês passado.

O achado foi feito por mergulhadores do Museu Marítimo Nacional da Suécia, que analisavam as condições de segurança do leito do rio, que em julho vai ser palco da ÅF Offshore Race 2016, uma competição internacional de vela.

“Infelizmente, não conhecemos ainda o nome das embarcações encontradas”, revelou Jim Hansson, arqueólogo do Museu Marítimo de Estocolmo.

Com o objectivo de obter mais dados e definir a origem dos dois navios naufragados, os arqueólogos vão tentar construir um modelo digital 3D dos restos submersos, e determinar a idade dos navios a partir de amostras de madeira recolhidas pelos mergulhadores.

“Assim que conseguirmos determinar a idade dos dois navios, poderemos recorrer a arquivos para os identificar”, acrescentou Hansson.

Encontrar navios históricos submersos é sempre fascinante, mas na capital da Suécia nem sequer é algo pouco habitual.

O ano passado, próximo do mesmo local, foram encontrados os restos de 15 embarcações dos séculos XVI e XVII.

De acordo com arqueólogos citados pelo The Local, os dois navios agora encontrados poderão pertencer ao mesmo período.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FIFA tem reserva de 1.400 milhões de euros e está a pensar em ajudar clubes por todo o mundo

"O futebol não é o mais importante" e "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19, alertou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "Todos gostaríamos de ter o futebol de volta …

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …