Encontradas câmaras escondidas na pirâmide do faraó Sahura

AD / Wikipedia

Complexo piramidal de Sahure

Uma equipa de arqueólogos encontrou câmaras ocultas no complexo piramidal de Sahure, o segundo faraó da Quinta Dinastia do Egito, cerca do século 25 a.C.

Uma missão de investigadores egípcios e alemães, liderada pelo egiptólogo Mohamed Ismail Khaled, do Departamento de Egiptologia da Julius-Maximilians-Universität de Würzburg (JMU), acaba de anunciar uma descoberta significativa no interior da Pirâmide de Sahura.

Os investigadores descobriram salas ocultas na pirâmide, confirmando especulações anteriores do egiptólogo britânico do século XIX John Perring.

A pirâmide de Sahure está localizada em Abusir e foi uma das primeiras numa série de pirâmides construídas na região.

Investigações iniciais de Perring encontraram uma passagem cheia de detritos na parte nordeste da parede leste da pirâmide. Devido ao seu mau estado de conservação, investigações adicionais sobre a subestrutura da pirâmide foram desafiadoras.

Em 2019, o American Research Center do Egypt (ARCE) lançou um projeto de restauro da pirâmide, com o como objetivo limpar e estabilizar as suas salas internas e prevenir colapsos estruturais futuros.

Mohamed Khaled / Julius-Maximilians-Universität of Würzburg.

Uma das câmaras descobertas pelos arquólogos

No decurso do processo de conservação, a equipa de investigadores determinou as dimensões originais da pirâmide e recriou a sua planta original — tendo conseguido desvendar câmaras funerárias anteriormente inacessíveis, explica Ismail Khaled em declarações ao Sci News.

A equipa investigou ainda uma passagem subterrânea que Perring tinha identificado mas nunca explorado, confirmando que as observações iniciais do egiptólogo britânico, recebidas com cepticismo em 1917 por Ludwig Borchardt e outros egiptólogos da altura, eram afinal precisas.

As novas escavações desta passagem permitiram até agora descobrir oito pequenas salas que, embora em mau estado de conservação, mantêm vestígios das paredes originais e partes do chão ainda visíveis, fornecendo novas perspetivas sobre a construção e uso de pirâmides durante o reinado de Sahure.

A descoberta, que reafirma a pirâmide de Sahure como um marco arquitetónico, lança luz sobre as técnicas de construção do Egito Antigo e acrescenta um novo capítulo à crónica da civilização egípcia antiga.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.