/

Foi encontrada uma “caneta” romana com 2.000 anos (e tem uma piada)

(dr) Museum of London Archeology

Uma “caneta”, que data de 70 d.C., foi encontrada recentemente durante as escavações para a construção da nova sede da Bloomberg, em Londres. A mensagem humorística que tem inscrita torna-a um exemplar único.

As escavações para a construção da nova sede da agência de notícias Bloomberg, em Londres, permitiram descobrir mais de 14.000 artefactos romanos antigos. Entre eles, foram encontradas 200 “canetas” e uma delas era particularmente especial: tinha inscrita uma mensagem peculiar (e humorística).

O objeto, feito de ferro, servia para escrever em madeira e data de cerca de 70 d.C., ou seja, apenas algumas décadas depois da formação da Londres romana. Como explica o Observador, canetas romanas com inscrições são extremamente raras e os arqueólogos encontraram muito poucas em todo o território que pertenceu ao Império Romano.

O mais recente exemplar encontrado é único, dado o seu estado de preservação e mensagem humorística.

Vim da Cidade. Trago-te um presente de boas-vindas com uma ponta afiada com a esperança de que te lembres de mim. Pergunto, se me permite o destino, se posso (dar) de forma tão generosa da mesma forma que é longo o caminho e os meus bolsos vazios”, lê-se na inscrição da caneta.

No Twitter, o Museu de Arqueologia de Londres traduz a inscrição frase a frase. No fundo, quem comprou esta caneta assume que não tinha dinheiro para mais nada e que o objeto era uma simples lembrança.

No entanto, o objeto, hoje, é mais do que uma simples lembrança. O Museu de Arqueologia de Londres explica que esta descoberta sugere uma ligação direta entre Itália e a antiga Londres. “Nesta altura, Londinium tinha-se transformado num centro importante de comércio e governo, numa ligação com o restante mundo romano.”

Michael Marshall, um especialista em artefactos romanos, afirma que este objeto é “absolutamente espetacular”, uma vez que “é um dos objetos mais humanos encontrados na Londres romana”. “É muito pouco pretensioso e bastante humorístico. Dá-nos uma perspetiva acerca da pessoa que fez a inscrição”, disse o especialista ao The Guardian.

Tanto a caneta como os restantes artefactos descobertos nas margens do rio Tamisa vão ser expostos numa nova exposição chamada “Ashmolean: A última ceia em Pompeia“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.