Encontrada máscara de Dioniso, deus grego das festa e do vinho, com 2.400 anos

Wikimedia

“Triumph of Bacchus” de Cornelis de Vos.

Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia. Esta era usada como uma forma de homenagear o deus.

Uma equipa de arqueólogos encontrou na antiga acrópole de Daskyleion, na Turquia, uma máscara de terracota do rosto de Dioniso, datando de há quase 2.400 anos. Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, do teatro e dos ritos religiosos.

A máscara fornece uma nova perspetiva sobre os rituais, alimentos e outros aspetos dos povos antigos que viviam nesta área do ocidente turco. As ruínas de Daskyleion foram encontradas em 1952. A partir de 2012, os arqueólogos focaram a sua atenção na área da acrópole, onde já foram descobertos um palácio e um local de rituais religiosos, escreve o portal Ancient-Origins.

Já em 2018, foi encontrado um edifício com ferramentas relacionadas com a cultura culinária e hábitos alimentares dos antigos lídios, quase como uma espécie de cozinha. Foi precisamente neste local onde agora a equipa de arqueólogos encontrou a máscara de Dioniso.

https://twitter.com/TurkeyInfo/status/1303010137574051841

Os investigadores disseram ao Daily Sabah que a cozinha era provavelmente “votiva” e usada para rituais ligados ao deus grego. O líder da escavação arqueológica, Kaan Iren, explicou ainda que as lendas gregas mencionam o uso de máscaras como uma forma de homenagear o deus Dioniso, porque permitiam que as pessoas se libertassem de “desejos secretos e arrependimentos ocultados”.

Dioniso tinha uma natureza dupla. Por um lado, trouxe alegria e êxtase divino. Por outro, o seu lado mais escuro, incluía uma raiva brutal e cegante. Juntas, essas duas faces de Dioniso refletiam a dualidade da natureza do vinho.

Ainda no ano passado, uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Dioniso. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes tipos são fantásticos, encontram tudo. Vou contratá-los para procurar a minha carteira que perdi na praia de Sesimbra o mês passado. Espero que não demorem também 2400 anos a encontrá-la.

RESPONDER

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …