/

Encontrada máscara de Dioniso, deus grego das festa e do vinho, com 2.400 anos

1

Wikimedia

“Triumph of Bacchus” de Cornelis de Vos.

Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia. Esta era usada como uma forma de homenagear o deus.

Uma equipa de arqueólogos encontrou na antiga acrópole de Daskyleion, na Turquia, uma máscara de terracota do rosto de Dioniso, datando de há quase 2.400 anos. Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, do teatro e dos ritos religiosos.

A máscara fornece uma nova perspetiva sobre os rituais, alimentos e outros aspetos dos povos antigos que viviam nesta área do ocidente turco. As ruínas de Daskyleion foram encontradas em 1952. A partir de 2012, os arqueólogos focaram a sua atenção na área da acrópole, onde já foram descobertos um palácio e um local de rituais religiosos, escreve o portal Ancient-Origins.

Já em 2018, foi encontrado um edifício com ferramentas relacionadas com a cultura culinária e hábitos alimentares dos antigos lídios, quase como uma espécie de cozinha. Foi precisamente neste local onde agora a equipa de arqueólogos encontrou a máscara de Dioniso.

https://twitter.com/TurkeyInfo/status/1303010137574051841

Os investigadores disseram ao Daily Sabah que a cozinha era provavelmente “votiva” e usada para rituais ligados ao deus grego. O líder da escavação arqueológica, Kaan Iren, explicou ainda que as lendas gregas mencionam o uso de máscaras como uma forma de homenagear o deus Dioniso, porque permitiam que as pessoas se libertassem de “desejos secretos e arrependimentos ocultados”.

Dioniso tinha uma natureza dupla. Por um lado, trouxe alegria e êxtase divino. Por outro, o seu lado mais escuro, incluía uma raiva brutal e cegante. Juntas, essas duas faces de Dioniso refletiam a dualidade da natureza do vinho.

Ainda no ano passado, uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Dioniso. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.

ZAP //

1 Comment

  1. Estes tipos são fantásticos, encontram tudo. Vou contratá-los para procurar a minha carteira que perdi na praia de Sesimbra o mês passado. Espero que não demorem também 2400 anos a encontrá-la.

  2. Dioniso, Deus consagrado e alcoólatra inveterado perdia a cabeça em cada porre que tomava.. Os sátiros que o acompanhavam eram encarregados de pô-las de volta ao seu pescoço e é por isso que algumas cabeças do Deus ficaram perdidas por tanto tempo . Quanto a tua carteira, prezado Sousa,dr. vai ser encontrada por pesquisadores que investigam o mundo submarino, podes crer !!!! É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.