Encontrada máscara de Dioniso, deus grego das festa e do vinho, com 2.400 anos

Wikimedia

“Triumph of Bacchus” de Cornelis de Vos.

Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia. Esta era usada como uma forma de homenagear o deus.

Uma equipa de arqueólogos encontrou na antiga acrópole de Daskyleion, na Turquia, uma máscara de terracota do rosto de Dioniso, datando de há quase 2.400 anos. Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, do teatro e dos ritos religiosos.

A máscara fornece uma nova perspetiva sobre os rituais, alimentos e outros aspetos dos povos antigos que viviam nesta área do ocidente turco. As ruínas de Daskyleion foram encontradas em 1952. A partir de 2012, os arqueólogos focaram a sua atenção na área da acrópole, onde já foram descobertos um palácio e um local de rituais religiosos, escreve o portal Ancient-Origins.

Já em 2018, foi encontrado um edifício com ferramentas relacionadas com a cultura culinária e hábitos alimentares dos antigos lídios, quase como uma espécie de cozinha. Foi precisamente neste local onde agora a equipa de arqueólogos encontrou a máscara de Dioniso.

https://twitter.com/TurkeyInfo/status/1303010137574051841

Os investigadores disseram ao Daily Sabah que a cozinha era provavelmente “votiva” e usada para rituais ligados ao deus grego. O líder da escavação arqueológica, Kaan Iren, explicou ainda que as lendas gregas mencionam o uso de máscaras como uma forma de homenagear o deus Dioniso, porque permitiam que as pessoas se libertassem de “desejos secretos e arrependimentos ocultados”.

Dioniso tinha uma natureza dupla. Por um lado, trouxe alegria e êxtase divino. Por outro, o seu lado mais escuro, incluía uma raiva brutal e cegante. Juntas, essas duas faces de Dioniso refletiam a dualidade da natureza do vinho.

Ainda no ano passado, uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Dioniso. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes tipos são fantásticos, encontram tudo. Vou contratá-los para procurar a minha carteira que perdi na praia de Sesimbra o mês passado. Espero que não demorem também 2400 anos a encontrá-la.

  2. Dioniso, Deus consagrado e alcoólatra inveterado perdia a cabeça em cada porre que tomava.. Os sátiros que o acompanhavam eram encarregados de pô-las de volta ao seu pescoço e é por isso que algumas cabeças do Deus ficaram perdidas por tanto tempo . Quanto a tua carteira, prezado Sousa,dr. vai ser encontrada por pesquisadores que investigam o mundo submarino, podes crer !!!! É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …