Encontrada máscara de Dioniso, deus grego das festa e do vinho, com 2.400 anos

Wikimedia

“Triumph of Bacchus” de Cornelis de Vos.

Uma máscara de terracota do rosto do deus grego Dioniso foi encontrada num sítio arqueológica na Turquia. Esta era usada como uma forma de homenagear o deus.

Uma equipa de arqueólogos encontrou na antiga acrópole de Daskyleion, na Turquia, uma máscara de terracota do rosto de Dioniso, datando de há quase 2.400 anos. Dioniso era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insanidade, do teatro e dos ritos religiosos.

A máscara fornece uma nova perspetiva sobre os rituais, alimentos e outros aspetos dos povos antigos que viviam nesta área do ocidente turco. As ruínas de Daskyleion foram encontradas em 1952. A partir de 2012, os arqueólogos focaram a sua atenção na área da acrópole, onde já foram descobertos um palácio e um local de rituais religiosos, escreve o portal Ancient-Origins.



Já em 2018, foi encontrado um edifício com ferramentas relacionadas com a cultura culinária e hábitos alimentares dos antigos lídios, quase como uma espécie de cozinha. Foi precisamente neste local onde agora a equipa de arqueólogos encontrou a máscara de Dioniso.

https://twitter.com/TurkeyInfo/status/1303010137574051841

Os investigadores disseram ao Daily Sabah que a cozinha era provavelmente “votiva” e usada para rituais ligados ao deus grego. O líder da escavação arqueológica, Kaan Iren, explicou ainda que as lendas gregas mencionam o uso de máscaras como uma forma de homenagear o deus Dioniso, porque permitiam que as pessoas se libertassem de “desejos secretos e arrependimentos ocultados”.

Dioniso tinha uma natureza dupla. Por um lado, trouxe alegria e êxtase divino. Por outro, o seu lado mais escuro, incluía uma raiva brutal e cegante. Juntas, essas duas faces de Dioniso refletiam a dualidade da natureza do vinho.

Ainda no ano passado, uma equipa de arqueólogos italianos encontrou uma cabeça de enormes dimensões e em mármore de Dioniso. O achado foi descoberto em Roma e tem mais de 2.000 anos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes tipos são fantásticos, encontram tudo. Vou contratá-los para procurar a minha carteira que perdi na praia de Sesimbra o mês passado. Espero que não demorem também 2400 anos a encontrá-la.

  2. Dioniso, Deus consagrado e alcoólatra inveterado perdia a cabeça em cada porre que tomava.. Os sátiros que o acompanhavam eram encarregados de pô-las de volta ao seu pescoço e é por isso que algumas cabeças do Deus ficaram perdidas por tanto tempo . Quanto a tua carteira, prezado Sousa,dr. vai ser encontrada por pesquisadores que investigam o mundo submarino, podes crer !!!! É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …