/

Empresa que construiu réplica do BB-8 vai produzir robôs para uso militar

A empresa norte-americana Sphero vai dedicar-se ao fabrico de robôs e softwares para o Exército dos Estados Unidos.

A Sphero, a empresa que desenvolveu a réplica do robô BB-8 da saga Star Wars, anunciou que irá fazer o spin-off da sua divisão de segurança pública e criar uma nova empresa, denominada Company Six, responsável por desenvolver robôs projetados exclusivamente para uso militar.

De acordo com o The Verge, serão fabricados robôs e software de Inteligência Artificial para o Governo norte-americano, socorristas e para todos “aqueles que trabalham em situações perigosas”, explicou a empresa. Apesar de a Sphero não ter dito claramente que a Company Six produzirá robôs para a polícia, parece que a empresa está a ir nessa direção.

“A nossa equipa está empolgada por criar hardware robótico e soluções avançadas de software que ajudem socorristas e pessoas com trabalhos perigosos”, adiantou Jim Booth, CEO da Company Six.

O uso da robótica no âmbito militar não é surpreendente. Atualmente, as autoridades de Massachusetts estão a testar o robô Spot, da Boston Dynamics, as forças armadas do Reino Unido têm robôs e os Estados Unidos estão a testar veículos de combate robóticos.

A par disso, a Sphero já tinha adiantado que fabricar brinquedos robóticos não era um mercado muito lucrativo. Em 2018, a empresa britânica despediu vários funcionários e deixou de fabricar produtos licenciados pela Disney, como o icónico BB-8.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.