Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

Rocket Factory Augsburg

Foguetão RFA One

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões – o RFA One.

A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus foguetões em finais de agosto – e explodiu-o propositadamente.

A empresa aeroespacial visa desenvolver um veículo de lançamento operacional e reutilizável para cargas mais pequenas. A primeira tentativa de lançamento do protótipo de foguetão RFA One está prevista para 2022, depois de serem realizados mais testes.

O foguetão testado em agosto poderá não ser a versão final e poderá haver outro protótipo de primeira fase introduzido antes do lançamento de 2022, que seria submetido a testes adicionais, disse a empresa, citada pelo Interesting Engineering.

Em resposta ao progresso de Elon Musk, a empresa alemã estreou o seu tanque de aço partilhando as semelhanças a nível do material usado pela SpaceX e pelaa RFA – ou seja, ambos serem construídos em aço.

“Não se pode fazer uma omelete sem partir ovos!”, partilhou a RFA, no Twitter. “Com o nosso teste de rutura criogénica, ultrapassámos os limites do nosso desenho de primeira fase e demonstrámos com sucesso o reforço da nossa liga de aço em condições de gelo”, lê-se ainda na publicação.

O último teste surge na sequência de uma melhoria anterior, feita a 23 de julho, quando a RFA testou um dos seus motores durante um incêndio estático de oito segundos.

Esse teste foi um sucesso total, demonstrando um estado estável térmico do motor – o momento em que o motor passa o seu estado térmico instável durante o arranque, entrando numa fase em que continua a uma temperatura constante.

À medida que mais empresas privadas aperfeiçoam a tecnologia das viagens espaciais, algumas preocupam-se que o impacto ecológico dos lançamentos repetidos, que provocam uma maior degradação ambiental.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.