HBO 38-26 Netflix. Contabilidade da cerimónia ocorreu horas depois do falecimento de PnB Rock, que foi assassinado num restaurante.
Em noite com poucas surpresas, The White Lotus, Ted Lasso e Succession foram séries em destaque, na noite da 74.ª edição dos Emmy, a maior cerimónia dedicada às séries.
Sucession foi eleita a melhor série dramática, com direito a melhor actor secundário para Matthew Macfadyen.
Ted Lasso ficou com o prémio de melhor série de comédia. Na mesma série participa Jason Sudeikis, eleito o melhor actor em comédia.
A melhor mini-série foi The White Lotus, que se destacou nesta noite ao vencer 10 estatuetas. O recorde desta edição.
Squid Game foi outra série em destaque: seis prémios, incluindo melhor actor em série dramática (Lee Jung-jae) e melhor realizador (Hwang Dong-hyuk). Uma estreia: uma série que não é falada em inglês – coreano – conseguiu a melhor realização no mundo do drama.
Já os prémios de melhores actrizes foram para Zendaya, na série Euphoria (drama) e para Jean Smart, em Hacks (comédia).
The White Lotus foi então a maior vencedora, com 10 Emmy, seguida por Euphoria e Squid Game (seis cada) e ainda Adele: One Night Only, Stranger Things e The Beatles: Get Back (cinco cada).
Noutra contabilidade, a HBO/HBO Max venceu: 38 Emmy contra 26 da Netflix.
Morte de rapper, pouco antes
Esta cerimónia ficou um pouco para segundo plano, sobretudo no mundo da música, porque horas antes morreu o rapper PnB Rock, também em Los Angeles.
PnB Rock foi assassinado num restaurante, na tarde desta segunda-feira. Estava com a namorada, foi abordado por um homem armado, que lhe exigiu as suas jóias; não cedeu e foi baleado. Não se sabe ainda quem foi o atirador, que fugiu logo do local, num carro.
Rakim Hasheem Allen, conhecido por PnB Rock, tinha apenas 30 anos.