O seu bigode gerou polémica na Coreia do Sul. Agora, embaixador dos EUA decidiu rapá-lo

5

Chairman of the Joint Chiefs of Staff / Wikimedia

Harry Harris, embaixador dos EUA na Coreia do Sul

O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul rapou o seu controverso bigode, meses depois de este ter provocado um aceso debate sobre o passado colonial do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a BBC, o momento em que o embaixador do Estados Unidos na Coreia do Sul, Harry Harris, rapa o bigode, numa barbearia local em Seul, foi partilhado na conta do Twitter da embaixada.

À primeira vista, este poderia ser um vídeo bastante estranho para ser partilhado pela diplomacia norte-americana, porém, há toda uma história por trás. No início deste ano, comentadores e políticos sul-coreanos disseram que o bigode de Harris evocava memórias dolorosas do passado colonial do país que, entre 1910 e 1945, foi governado pelo Japão.

Os críticos consideraram que os pelos faciais do embaixador, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, faziam lembrar os bigodes usados pelos governadores japoneses, como é o caso dos líderes militares Hideki Tojo, Sadao Araki e Shunroku Hata.

O representante dos EUA em Seul, que assumiu o cargo em 2018, é filho de um oficial da Marinha norte-americana e de uma japonesa, por isso, chegou a considerar que esta polémica se trata de um preconceito com a sua herança familiar.

“O meu bigode, por algum motivo, tornou-se um ponto de fascínio aqui. Já fui criticado pela comunicação social, especialmente nas redes sociais, por causa da minha origem étnica, porque sou nipo-americano“, disse o diplomata, citado pela emissora britânica.

Harris, que teve de passar a maior parte da sua vida de rosto barbeado, devido à carreira naval de 40 anos, contou ao jornal Korea Times que apenas deixou crescer o bigode para marcar a sua “nova vida como diplomata” e que só iria retirá-lo se alguém o convencesse de que estava, de facto, a “prejudicar o relacionamento” entre os dois países.

Agora, parece que o diplomata deu a mão à palmatória, apesar de ter dito que iria rapar o bigode para ficar “mais fresco” durante estes meses de verão e para ser mais prático e confortável, uma vez que agora tem de usar máscara de proteção por causa da covid-19.

  ZAP //

5 Comments

  1. What?…Está tudo louco…deve ser da pandemia só pode… por causa de um bigode !?….o mundo enlouqueceu de vez…Jesus vem a terra iluminar esta gente, SALVA-NOS!

  2. Embaraçado ou não, o embaixador não devia ter cedido. Se muitos não aceitarem ser humilhados, sim; porque quer se queira quer não, é uma humilhação. Se todos não derem ouvidos às provocações, pode ser que tudo mude. Ridículo. Simplesmente ridículo.

  3. Agora só falta uma plástica aos ossos da cara e aos olhos também. Para não ficarem tão “japoneses”. Está quase lá …

    Tristeza ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.