O seu bigode gerou polémica na Coreia do Sul. Agora, embaixador dos EUA decidiu rapá-lo

Chairman of the Joint Chiefs of Staff / Wikimedia

Harry Harris, embaixador dos EUA na Coreia do Sul

O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul rapou o seu controverso bigode, meses depois de este ter provocado um aceso debate sobre o passado colonial do país.

De acordo com a BBC, o momento em que o embaixador do Estados Unidos na Coreia do Sul, Harry Harris, rapa o bigode, numa barbearia local em Seul, foi partilhado na conta do Twitter da embaixada.

À primeira vista, este poderia ser um vídeo bastante estranho para ser partilhado pela diplomacia norte-americana, porém, há toda uma história por trás. No início deste ano, comentadores e políticos sul-coreanos disseram que o bigode de Harris evocava memórias dolorosas do passado colonial do país que, entre 1910 e 1945, foi governado pelo Japão.

Os críticos consideraram que os pelos faciais do embaixador, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, faziam lembrar os bigodes usados pelos governadores japoneses, como é o caso dos líderes militares Hideki Tojo, Sadao Araki e Shunroku Hata.

O representante dos EUA em Seul, que assumiu o cargo em 2018, é filho de um oficial da Marinha norte-americana e de uma japonesa, por isso, chegou a considerar que esta polémica se trata de um preconceito com a sua herança familiar.

“O meu bigode, por algum motivo, tornou-se um ponto de fascínio aqui. Já fui criticado pela comunicação social, especialmente nas redes sociais, por causa da minha origem étnica, porque sou nipo-americano“, disse o diplomata, citado pela emissora britânica.

Harris, que teve de passar a maior parte da sua vida de rosto barbeado, devido à carreira naval de 40 anos, contou ao jornal Korea Times que apenas deixou crescer o bigode para marcar a sua “nova vida como diplomata” e que só iria retirá-lo se alguém o convencesse de que estava, de facto, a “prejudicar o relacionamento” entre os dois países.

Agora, parece que o diplomata deu a mão à palmatória, apesar de ter dito que iria rapar o bigode para ficar “mais fresco” durante estes meses de verão e para ser mais prático e confortável, uma vez que agora tem de usar máscara de proteção por causa da covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. What?…Está tudo louco…deve ser da pandemia só pode… por causa de um bigode !?….o mundo enlouqueceu de vez…Jesus vem a terra iluminar esta gente, SALVA-NOS!

  2. Embaraçado ou não, o embaixador não devia ter cedido. Se muitos não aceitarem ser humilhados, sim; porque quer se queira quer não, é uma humilhação. Se todos não derem ouvidos às provocações, pode ser que tudo mude. Ridículo. Simplesmente ridículo.

  3. Agora só falta uma plástica aos ossos da cara e aos olhos também. Para não ficarem tão “japoneses”. Está quase lá …

    Tristeza ….

RESPONDER

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Franceses com passe para poder viajar. Grécia já recebe estrangeiros vacinados ou testados

Numa altura em que vários países já fazem planos de abertura ao turismo, como é o caso de França e Grécia, há outros que ainda se mostram com receio de avançar. Em Itália o número …

"Um pouco de compaixão". Júri delibera sentença da morte de George Floyd

As autoridades norte-americanas estão a preparar-se para vários dias de eventuais manifestações por todo o país quando for conhecida a sentença do antigo polícia que está a ser julgado pelo homicídio de George Floyd, em …

Casimiro está a tentar vender a sua participação na Groundforce. CGD não avança com empréstimo

A Groundforce deverá ter um novo acionista em breve. Está em curso um processo para encontrar um investidor que compre a participação de Alfredo Casimiro na empresa. O empresário já está em negociações exclusivas. Para já, …

Governo suspende pagamento do IVA nas moratórias bancárias

As famílias e empresas com empréstimos abrangidos pelas moratórias bancárias vão ficar desobrigadas do pagamento do IVA que incidiria sobre as prestações mensais. Nos contratos continuados, em que há uma prestação de bens ou serviços que …