O seu bigode gerou polémica na Coreia do Sul. Agora, embaixador dos EUA decidiu rapá-lo

Chairman of the Joint Chiefs of Staff / Wikimedia

Harry Harris, embaixador dos EUA na Coreia do Sul

O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul rapou o seu controverso bigode, meses depois de este ter provocado um aceso debate sobre o passado colonial do país.

De acordo com a BBC, o momento em que o embaixador do Estados Unidos na Coreia do Sul, Harry Harris, rapa o bigode, numa barbearia local em Seul, foi partilhado na conta do Twitter da embaixada.

À primeira vista, este poderia ser um vídeo bastante estranho para ser partilhado pela diplomacia norte-americana, porém, há toda uma história por trás. No início deste ano, comentadores e políticos sul-coreanos disseram que o bigode de Harris evocava memórias dolorosas do passado colonial do país que, entre 1910 e 1945, foi governado pelo Japão.

Os críticos consideraram que os pelos faciais do embaixador, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, faziam lembrar os bigodes usados pelos governadores japoneses, como é o caso dos líderes militares Hideki Tojo, Sadao Araki e Shunroku Hata.

O representante dos EUA em Seul, que assumiu o cargo em 2018, é filho de um oficial da Marinha norte-americana e de uma japonesa, por isso, chegou a considerar que esta polémica se trata de um preconceito com a sua herança familiar.

“O meu bigode, por algum motivo, tornou-se um ponto de fascínio aqui. Já fui criticado pela comunicação social, especialmente nas redes sociais, por causa da minha origem étnica, porque sou nipo-americano“, disse o diplomata, citado pela emissora britânica.

Harris, que teve de passar a maior parte da sua vida de rosto barbeado, devido à carreira naval de 40 anos, contou ao jornal Korea Times que apenas deixou crescer o bigode para marcar a sua “nova vida como diplomata” e que só iria retirá-lo se alguém o convencesse de que estava, de facto, a “prejudicar o relacionamento” entre os dois países.

Agora, parece que o diplomata deu a mão à palmatória, apesar de ter dito que iria rapar o bigode para ficar “mais fresco” durante estes meses de verão e para ser mais prático e confortável, uma vez que agora tem de usar máscara de proteção por causa da covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. What?…Está tudo louco…deve ser da pandemia só pode… por causa de um bigode !?….o mundo enlouqueceu de vez…Jesus vem a terra iluminar esta gente, SALVA-NOS!

  2. Embaraçado ou não, o embaixador não devia ter cedido. Se muitos não aceitarem ser humilhados, sim; porque quer se queira quer não, é uma humilhação. Se todos não derem ouvidos às provocações, pode ser que tudo mude. Ridículo. Simplesmente ridículo.

  3. Agora só falta uma plástica aos ossos da cara e aos olhos também. Para não ficarem tão “japoneses”. Está quase lá …

    Tristeza ….

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …