O seu bigode gerou polémica na Coreia do Sul. Agora, embaixador dos EUA decidiu rapá-lo

Chairman of the Joint Chiefs of Staff / Wikimedia

Harry Harris, embaixador dos EUA na Coreia do Sul

O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul rapou o seu controverso bigode, meses depois de este ter provocado um aceso debate sobre o passado colonial do país.

De acordo com a BBC, o momento em que o embaixador do Estados Unidos na Coreia do Sul, Harry Harris, rapa o bigode, numa barbearia local em Seul, foi partilhado na conta do Twitter da embaixada.

À primeira vista, este poderia ser um vídeo bastante estranho para ser partilhado pela diplomacia norte-americana, porém, há toda uma história por trás. No início deste ano, comentadores e políticos sul-coreanos disseram que o bigode de Harris evocava memórias dolorosas do passado colonial do país que, entre 1910 e 1945, foi governado pelo Japão.

Os críticos consideraram que os pelos faciais do embaixador, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, faziam lembrar os bigodes usados pelos governadores japoneses, como é o caso dos líderes militares Hideki Tojo, Sadao Araki e Shunroku Hata.

O representante dos EUA em Seul, que assumiu o cargo em 2018, é filho de um oficial da Marinha norte-americana e de uma japonesa, por isso, chegou a considerar que esta polémica se trata de um preconceito com a sua herança familiar.

“O meu bigode, por algum motivo, tornou-se um ponto de fascínio aqui. Já fui criticado pela comunicação social, especialmente nas redes sociais, por causa da minha origem étnica, porque sou nipo-americano“, disse o diplomata, citado pela emissora britânica.

Harris, que teve de passar a maior parte da sua vida de rosto barbeado, devido à carreira naval de 40 anos, contou ao jornal Korea Times que apenas deixou crescer o bigode para marcar a sua “nova vida como diplomata” e que só iria retirá-lo se alguém o convencesse de que estava, de facto, a “prejudicar o relacionamento” entre os dois países.

Agora, parece que o diplomata deu a mão à palmatória, apesar de ter dito que iria rapar o bigode para ficar “mais fresco” durante estes meses de verão e para ser mais prático e confortável, uma vez que agora tem de usar máscara de proteção por causa da covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. What?…Está tudo louco…deve ser da pandemia só pode… por causa de um bigode !?….o mundo enlouqueceu de vez…Jesus vem a terra iluminar esta gente, SALVA-NOS!

  2. Embaraçado ou não, o embaixador não devia ter cedido. Se muitos não aceitarem ser humilhados, sim; porque quer se queira quer não, é uma humilhação. Se todos não derem ouvidos às provocações, pode ser que tudo mude. Ridículo. Simplesmente ridículo.

  3. Agora só falta uma plástica aos ossos da cara e aos olhos também. Para não ficarem tão “japoneses”. Está quase lá …

    Tristeza ….

RESPONDER

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …