“É agora que temos de nos proteger. Em dezembro será tarde”. Só 8% da população recebeu 4.ª dose

O coordenador do Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde, o coronel Penha Gonçalves, avisou que “é agora que temos de nos proteger” e que “em dezembro será tarde”.

Portugal foi dos primeiros países da União Europeia a antecipar-se a comprar as vacinas adaptadas às novas variantes da covid-19. A campanha de vacinação outono-inverno arrancou em falso, com apenas 8% da população elegível a ser vacinada com a quarta dose.

O coordenador do Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde admite que a campanha de vacinação começou com “baixa adesão”.

“Os picos vão voltar e a única arma que temos para nos proteger é a vacina”, disse o coronel Penha Gonçalves, em declarações ao Diário de Notícias. “É agora que temos de nos proteger. Em dezembro será tarde”.

“Foi feito um grande esforço para se começar mais cedo a proteção da população, e já com as vacinas adaptadas às novas variantes, porque temos a noção de que em Portugal há sempre um pico ligeiro em novembro, antes de chegarmos ao Natal, e depois outro mais forte em janeiro e fevereiro. E é agora que temos de ganhar proteção para esse horizonte temporal. Por isso, é muito importante que as pessoas percebam que este é o momento de se vacinarem e não de adiarem este processo”, explicou o responsável.

O objetivo é vacinar três milhões de pessoas até ao Natal. Até agora, apenas cerca de 250 mil pessoas foram inoculadas com a quarta dose da vacina.

“Pretendemos oferecer a todas as pessoas acima dos 60 anos e às que integram os grupos de risco a oportunidade de serem vacinadas contra a covid antes do Natal, o que perfaz um grupo de três milhões”, frisou Penha Gonçalves ao DN.

“O vírus da covid, e o da gripe também, continuam a circular na comunidade, não se foram embora. E a melhor maneira para se conviver com eles e tentar-se ter uma vida o mais normal possível é aderir à vacinação. Esta é a grande arma de proteção que continuamos a ter”, salientou.

O Núcleo de Apoio à Vacinação mantém abertos cerca de 350 postos de vacinação. A maioria está funcionar em centros de saúde, mas há alguns em postos de vacinação fora destas unidades.

Entretanto, a Ordem dos Médicos, em conjunto com o coordenador do recém-criado Gabinete Estratégico para a Saúde Global, apelaram para que os portugueses se vacinem contra a covid-19.

“O início da nova campanha de vacinação sazonal, com as vacinas de 2.ª geração adaptadas à variante Ómicron, representa uma nova etapa no combate à pandemia e visa prevenir pela vacinação o acréscimo de atividade por SARS-CoV-2 que se prevê que possa ocorrer nos próximos meses”, começou por dizer, apelando “à população-alvo convocada pela DGA que adira, sem reservas, à campanha de modo a garantir a máxima imunização e a máxima prevenção nos meses finais da pandemia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.