Em 1925, “O Isolador” prometia bloquear qualquer tipo de distração

(dr) Syracuse University Libraries

“O Isolador”, invenção de 1925

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: “O Isolador”.

De acordo com o site IFLScience, o chamado “Isolador” foi apresentado, em julho de 1925, na revista Science and Invention. O seu principal intuito era acabar com qualquer possível distração.

“O primeiro capacete construído, tal como mostra a ilustração, é feito de madeira, forrado por dentro e por fora com cortiça e, por fim, é ainda forrado com feltro”, podia ler-se no artigo.



“Foram inseridos três pedaços de vidro para a zona dos olhos. Em frente à boca fica um defletor, que permite respirar, mas que, ao mesmo tempo, impede a entrada de som”, contavam os seus inventores, acrescentando que a primeira construção “foi bem-sucedida” e, embora não tenha bloqueado todos os ruídos, “atingiu uma eficiência de cerca de 75%”.

Para aumentar a sua capacidade de bloqueio de ruído, foi incluído depois um espaço de ar no interior do capacete, que supostamente bloqueava cerca de 90% a 95% dos sons.

No entanto, quando um certo voluntário trabalhou mais de 15 minutos com o “Isolador” posto na cabeça, revelou ter ficado bastante sonolento. Como não era esse o objetivo, os inventores introduziram um pequeno tanque de oxigénio preso ao capacete, o que faria “aumentar a respiração e ‘animar’ o utilizador de forma considerável”.

Segundo o mesmo site, apesar das boas intenções desta equipa, a verdade é que manter um fluxo de ar de boa qualidade é um pouco mais complexo do que esta solução. Muito oxigénio pode tornar-se tóxico, mas sem um fluxo de gás suficiente e um escape adequado, o dióxido de carbono acumulado é uma complicação muito mais provável e séria.

“Há toda uma parte da ciência da anestesia dedicada a este tema, chamada ‘Mapleson Breathing Systems’. Precisamos de um fluxo de oxigénio suficiente no sistema entre cada respiração para purgar o CO2 do sistema. Caso contrário, vamos inalar não só o oxigénio fresco como também o CO2 expelido na próxima respiração. Isso significa que o CO2 se acumularia na corrente sanguínea, tornando-se rapidamente fatal“, explicou ao IFLScience Daniel Funnell, anestesista no Hospital Medway, no Reino Unido.

“Provavelmente seria preciso ter um novo cilindro de oxigénio a cada meia hora, o que seria uma forma bastante cara só para evitar sermos distraídos. (…) Teria sido melhor fazer um buraco”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …