Em 1925, “O Isolador” prometia bloquear qualquer tipo de distração

(dr) Syracuse University Libraries

“O Isolador”, invenção de 1925

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: “O Isolador”.

De acordo com o site IFLScience, o chamado “Isolador” foi apresentado, em julho de 1925, na revista Science and Invention. O seu principal intuito era acabar com qualquer possível distração.

“O primeiro capacete construído, tal como mostra a ilustração, é feito de madeira, forrado por dentro e por fora com cortiça e, por fim, é ainda forrado com feltro”, podia ler-se no artigo.

“Foram inseridos três pedaços de vidro para a zona dos olhos. Em frente à boca fica um defletor, que permite respirar, mas que, ao mesmo tempo, impede a entrada de som”, contavam os seus inventores, acrescentando que a primeira construção “foi bem-sucedida” e, embora não tenha bloqueado todos os ruídos, “atingiu uma eficiência de cerca de 75%”.

Para aumentar a sua capacidade de bloqueio de ruído, foi incluído depois um espaço de ar no interior do capacete, que supostamente bloqueava cerca de 90% a 95% dos sons.

No entanto, quando um certo voluntário trabalhou mais de 15 minutos com o “Isolador” posto na cabeça, revelou ter ficado bastante sonolento. Como não era esse o objetivo, os inventores introduziram um pequeno tanque de oxigénio preso ao capacete, o que faria “aumentar a respiração e ‘animar’ o utilizador de forma considerável”.

Segundo o mesmo site, apesar das boas intenções desta equipa, a verdade é que manter um fluxo de ar de boa qualidade é um pouco mais complexo do que esta solução. Muito oxigénio pode tornar-se tóxico, mas sem um fluxo de gás suficiente e um escape adequado, o dióxido de carbono acumulado é uma complicação muito mais provável e séria.

“Há toda uma parte da ciência da anestesia dedicada a este tema, chamada ‘Mapleson Breathing Systems’. Precisamos de um fluxo de oxigénio suficiente no sistema entre cada respiração para purgar o CO2 do sistema. Caso contrário, vamos inalar não só o oxigénio fresco como também o CO2 expelido na próxima respiração. Isso significa que o CO2 se acumularia na corrente sanguínea, tornando-se rapidamente fatal“, explicou ao IFLScience Daniel Funnell, anestesista no Hospital Medway, no Reino Unido.

“Provavelmente seria preciso ter um novo cilindro de oxigénio a cada meia hora, o que seria uma forma bastante cara só para evitar sermos distraídos. (…) Teria sido melhor fazer um buraco”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Capital da Lituânia cria portal digital gigante para se ligar a outras cidades

Para combater o cansaço das restrições de viagens causadas pela pandemia de covid-19, a cidade de Vilnius, na Lituânia, decidiu construir um "portal" em tempo real para outras cidades. A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, …

Jarra com galinha desmembrada usada como "maldição poderosa" na antiga Grécia

Uma jarra de cerâmica com 2.300 anos foi encontrada repleta de ossos de uma galinha desmembrada. Os arqueólogos acreditam que o achado representa uma antiga maldição direcionada a cerca de 55 pessoas da antiga Grécia. A …

Rio Ave recebeu incentivo de um adepto...do AC Milan

Surpreendente descida de divisão continua a ser assunto: Boavista entra na conversa e Vilas Boas demitiu-se. O Rio Ave começou a época nas competições da UEFA mas acabou a época a descer para a II Liga. …

Os macacos podem mudar o seu sotaque para comunicar com outras espécies

Todos nós já tentamos alterar o sotaque para que fossemos compreendidos melhor por outras pessoas. Alguns macacos também optam por esta via quando partilham o seu espaço com uma espécie intimamente relacionada. Os saguis da Amazónia …

Em 2019, as Cataratas de Vitória foram silenciadas. O problema ainda causa preocupações em África

No seu volume máximo, as Cataratas de Vitória, no Zimbabué, facilmente encaixavam como uma das maravilhas naturais do mundo. Chegaram a ter uma dimensão de 1,7 quilómetros no seu ponto mais largo e uma altura …

Basquetebol: Sporting campeão e FC Porto repete final violenta (9 anos depois do Benfica)

Sporting campeão num jogo marcado por decisões de arbitragem polémicas e por reações furiosas de jogador e treinador do FC Porto. Em 2012, contra o Benfica, o cenário foi pior - e a polícia envolveu-se …

A longa e estranha investigação dos "Assassinos do Apocalipse" pode resultar em pena de morte

“Chegou o apocalipse”, o desaparecimento e morte de pessoas são os elementos de uma longa e estranha investigação criminal que tem como protagonistas o casal Lori Vallow e Chad Daybell. O casal americano Lori Vallow e …

Apesar da pandemia, adeptos vão colorir os 11 estádios das 11 cidades do Euro2020

A 16.ª edição do Europeu de futebol vai realizar-se pela primeira vez em 11 cidades de 11 países e com adeptos a preencherem parte dos estádios, uma exigência imposta pela UEFA, apesar da pandemia da …

China usa tecnologia de reconhecimento facial para controlar minorias

O Governo chinês utiliza software de reconhecimento facial como ferramenta de opressão contra as minorias uigur e cazaque, na zona Oeste do país. Agora, um novo projeto fotográfico quer sensibilizar as pessoas para este problema. O …

Manuscritos, desenhos e cartas pessoais de Franz Kafka publicados online

Uma coleção de documentos do autor Franz Kafka está agora disponível ao público online, após uma intensa restauração, catalogação e digitalização. A coleção digitalizada inclui três versões preliminares da história das preparações para o casamento no …