Plano revelado: Elon Musk quer criar uma universidade no Texas

jurvetson / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, está a planear abrir uma universidade em Austin, no Texas. O primeiro passo já terá sido dado e surge na declaração fiscal da sua instituição de caridade, The Foundation.

Elon Musk tem o objetivo de vir a abrir uma universidade na cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos – e já o anunciou na rede social X (antigo Twitter). A Bloomberg avança que, antes desta instituição de ensino, o multimilionário pretende lançar uma escola que sirva os alunos do ensino básico e do secundário.

A declaração fiscal da instituição de caridade do milionário, The Foundation, revela que Musk terá doado cerca de 100 milhões de dólares – 91,7 milhões de euros – com o objetivo de criar uma instituição de ensino dedicado à aprendizagem de ciências, engenharias, tecnologias e matemáticas (STEM, na sigla em inglês).

A Fundação apresentou o pedido de isenção fiscal ao Internal Revenue Service em outubro do ano passado, tendo sido aprovado em março deste ano.

Conforme observado no processo, a universidade oferecerá instrução por “professores experientes” e terá um currículo tradicional apoiado por experiências práticas de aprendizagem, incluindo “simulações, estudos de caso, projetos de fabricação/design e laboratórios”. Além disso, será financiada, principalmente, através de doações e mensalidades.

No documento submetido, também é possível ler alguns detalhes sobre as escolas de ensino fundamental e médio planeadas por Musk. O objetivo é que se concentrem no ensino de disciplinas STEM “e outros temas” e o lançamento inicial deverá começar com cerca de 50 alunos.

O multimilionário, conhecido pelas suas ideias extravagantes, quer ainda abrir uma escola focada na educação no estilo Montessori como parte dos seus planos de construir uma cidade no Texas.

Na rede social X, Musk revelou que a universidade deverá chamar-se Instituto de Tecnologia e Ciência do TexasTexas Institute of Technology & Science, em inglês.


O anúncio gerou alguma polémica, não pela informação em si, mas pela sigla da universidade (TITS), uma vês que “tits” é uma palavra comum nos Estados Unidos para se referirem a mamilos.

Numa entrevista concedida em 2015, em Pequim, Musk revelou que matriculou os seus cinco filhos na Ad Astra, agora Astra Nova, uma escola experimental sem fins lucrativos que fundou em Hawthorne, na Califórnia, no campus da sua empresa SpaceX.

Foi em 2020 que Musk se mudou para o Texas, após criticar Silicon Valley e a área da baía de São Francisco por terem uma “influência descomunal no mundo”. Em 2021, mudou a sede da Tesla de Palo Alto, na Califórnia, para Austin, no Texas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.